Vol. 9, Nº 336 outubro de 2021 – sexta-feira, 29.
EDITORIAL
Em defesa da vida!
Ao longo de toda a sua vida pública, Bolsonaro sempre utilizou a política institucional como um mecanismo para atingir interesses privados dele, de sua família e dos grupos milicianos que o apoiavam. Uma vez descortinada a possibilidade de ocupar a Presidência da República com o apoio do empresariado nacional, de grupos religiosos e dos milicianos de sempre, Bolsonaro não se fez de rogado e reafirmou continuamente os mesmos propósitos que o animaram a entrar no parlamento: o combate à democracia e ao Estado de Direito democrático, as políticas públicas, os direitos sociais etc.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Despertar: por outras pedagogias da natureza – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
O termo vegan […] se refere a um modo de vida que busca excluir – na medida do possível e praticável – todas as formas de exploração e crueldade com os animais para qualquer propósito. Esse é o princípio e que, por exclusão, diz o que não é veganismo: uma organização, uma nova religião, novos mandamentos; um novo CNPJ com estatuto, regimento e líderes supremos.
Educação financeira: para quem? – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
A intervenção constitucional do Estado na educação está sendo suprimida para dar lugar a interesses empresariais os mais diversos. E isso instrumentalizado descaradamente pelos órgãos do governo […] que lhes fornecem todo apoio material e humano.
Educação e espaço público: a CPI da Covid e a luta contra o obscurantismo – APUBHUFMG+ – EXCLUSIVO
O relatório pode e deve ser lido como “óbvio”: o Brasil ultrapassou a marca de 600 mil mortos em um cenário em que o Governo Federal agiu, durante todo o período, como negacionista da seriedade do problema que estamos enfrentando.
Da tolerância à solidariedade – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
A expressão por excelência da capacidade de relação é o diálogo que, se for devidamente usado, cria relações sãs e capazes de curar. O diálogo se inicia com a escuta, reforça-se com a simpatia e se concretiza em respostas verbais, colocando de lado os preconceitos, evitando a todo custo a violência, seja qual for e, fundamentalmente, em não enxergar o opositor como inimigo, mas um tu que pede e comunica valores.
Lugar de fala e a educação democrática – Cleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
Mesmo que possa existir a possibilidade, que não pode ser comprovada, do uso do argumento do lugar de fala para não adentrar no estudo e na reflexão das questões raciais de forma embasada, crítica e sincera, fica evidente que o uso do termo tem resultado em um bloqueio para os diálogos.
BICENTENÁRIO EM FOCO
Pedagogia do campo, das águas e das florestas: um compromisso democrático com os povos da Amazônia – Lucinete Gadelha da Costa – EXCLUSIVO
O curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo da UEA […] é realizado no Município de Carauari em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável no estado do Amazonas, como resultado de uma ação originada da reivindicação de comunidades nelas existentes mediadas de forma coletiva pelo Fórum do Território do Médio Juruá, num movimento rico de articulação entre universidade e sociedade.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Perspectivações em Literatura e Cinema – Rafael Muller – EXCLUSIVO
Literatura e Cinema são duas artes que se interpelam de diversas formas. As mais evidentes, talvez, sejam as adaptações de peças literárias para peças cinematográficas: livros que viram filmes. Se a literatura tem por base, essencialmente, a palavra escrita; o Cinema vale-se também de recursos imagéticos, velocidade e perspectivação.
Professorandes, professoremos – assim contou Ayó – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Avizinhou-se interessante e movimentada discussão. As palavras fluíam como chispas de fogueira em noite de vagalumes. Disputando o fundo da noite. Desenhando em salvas a dança etérea. Quente. Literatura emborcando lenhas. Achas. Cavacas férteis.
CONVITE À LEITURA
Homens de Bem – Luiz Rena – EXCLUSIVO
A força das histórias que você encontra nas páginas de um livro se revelam quando duas situações acontecem. A primeira é quando você termina de ler a história convencido de que ela realmente aconteceu, mas na verdade é pura ficção, só fantasia. A segunda é quando as tramas da história poderiam achar lugar na própria biografia de quem a lê.
Sobre um filme – o filmado: “O menino do Pijama Listrado” – Vanessa Aparecida da Silva Cruz – EXCLUSIVO
Tanto o livro quanto a obra fílmica chamam a atenção para um nacionalismo exagerado, para a hierarquia e segregação entre raças e gêneros, para a intolerância e o preconceito sociais.
Do livro para as telas: O Capital no século vinte e um – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
O conhecimento básico de Economia deve ser para todo mundo? O desafio do documentário “O Capital no século vinte e um” é transpor para a linguagem audiovisual, o best-seller “O capital no século XXI”, do economista francês Thomas Piketty.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Tradição de campanhas bem-sucedidas de vacinação no Brasil depende de educação e formação cidadã – Jornal da USP no Ar (via Jornal da Ciência)
Gonzalo Vecina Neto acredita que a adesão brasileira para a vacina continuará alta, mas espera que tenha disponibilidade de imunizantes no País.
Lições da pandemia de COVID-19 devem ser aproveitadas para enfrentar mudanças climáticas – OPAS
Com 800 mil novas infecções por COVID-19, “a pandemia ofereceu um retrato de como estamos despreparados para um evento tão perturbador”, afirmou Barbosa durante a coletiva de imprensa semanal da OPAS.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Quem tem medo da linguagem neutra e inclusiva? – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
O uso da linguagem neutra e inclusiva tem sido objeto do ataque de grupos conservadores, fascistas ou neofascistas e fundamentalistas religiosos. Atualmente, no Brasil, de acordo com a Agência Diadorim, há 34 projetos de lei tramitando nas assembleias legislativas de 19 estados brasileiros, além da Câmara Distrital, no Distrito Federal. Propõem a proibição do uso da linguagem neutra e inclusiva nas escolas, no serviço público e, em alguns casos, nas manifestações culturais.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Com o vírus: sexualidade e gestão de risco na pandemia de COVID-19 – Flávio Soares, Marco Aurélio M. Prado e Rafaela Vasconcelos – EXCLUSIVO
Quando observamos materiais oficiais divulgados pelo governo brasileiro, direcionados à população jovem, LGBT+ e casais, no contexto da pandemia, inexistem menções a sexo e desejos, ou mesmo a práticas profiláticas que partam do princípio de que esses campos constituem a vida dos sujeitos.
ESPAÇO FREIREANO
Aspectos da concepção de leitura de Paulo Freire pensados na perspectiva da criação de textos escritos – Angélica Ruchkys – EXCLUSIVO
[…] as regras que governam o ato de escrever um texto não se restringem a um ato mecânico de usar o sistema gráfico. Entre ler, pensar e escrever, muita coisa acontece. Ninguém escreve para não ser lido, nem que seja por si mesmo, como no caso de um diário íntimo.
EJA EM PAUTA
Que docências vozeamos? – Douglas Tomácio e Walesson Gomes da Silva – EXCLUSIVO
A questão que fica é: como docentes, o que temos nós vozeado? Há nesse fazer a compreensão dos processos tantos de com o outro lidar? Esse outro/outra/outre, que, no encontro, aponta a historicidade de seu viver tão repleto de nuances de um Brasil desigual, tem sido por nós compreendido como efetivo inter(junto)locutor?
Mulheres na EJA: desigualdade de gênero e atravessamentos interseccionais em tempos de pandemia – Rebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalves e Flavia Renata Guimarães Moreira – EXCLUSIVO
Dados iniciais demonstram que a pandemia trouxe consequências sociais e econômicas devastadoras para mulheres, podendo, inclusive, reverter o progresso obtido nas ações de políticas públicas de equidade cujo objetivo seja alcançar a igualdade de gênero e alicerçar os direitos das mulheres.
LIVRE EXPRESSÃO
O doce cheiro do milharal – Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
Hoje, as verdes matas que dominavam o nosso cerrado, foram substituídas pela monotonia das grandes lavouras voltadas, unicamente, para a exportação. As frutas, verduras e legumes se tornaram mais vistosas, porém, perderam sua essência: o aroma e o sabor.
Nascemos – Maria Laura Dos Santos Trindade Gregório – EXCLUSIVO
Nascemos redondos e morremos quadrados pois pessoas passam e nos arrancam dos galhos.
PESQUISA EDUCACIONAL
Trabalhos do PEPB são premiados por sua “Relevância Acadêmica” no 24º Encontro de Extensão da UFMG
Todo ano, 70 apresentações são premiadas pela sua “Relevância Acadêmica”, que significa produções que segundo as avaliações se destacaram pelas magnitudes de seus trabalhos. Esse ano, dentre os premiados, 3 são da Faculdade da Educação.
Articulações discursivas na produção da política curricular para formação de professores no Amazonas: recontextualização e significações – Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta – EXCLUSIVO
Pensar a formação docente, com recorte, hoje, na Base Nacional Comum de Professores da Educação Básica, implica discutir os sentidos da educação e das políticas educacionais. Vale o esforço de observar as articulações discursivas na política curricular para formação de professores no Amazonas, resultantes de recontextualizações e significações.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Comunidade científica se mobiliza contra corte na área de ciência e tecnologia – Jornal da Ciência
Protestos visam pressionar o governo a liberar recursos retirados do MCTI após manobra do Ministério da Economia. Para Paulo Artaxo, professor da USP e vice-presidente da SBPC, as áreas de CT&I e educação não são questões financeiras.
Corte de verbas torna mais agudo quadro de regressão de ciência e tecnologia – Jornal da Ciência
“Esperamos que esse quadro retrógrado não contamine valores e leve à degradação e perda de referenciais científicos”, afirma o pesquisador Glauco Arbix em sua coluna na Rádio USP.
AMÉRICA LATINA
Sindicato de trabajadores no docentes de Secundaria se suma al paro general del jueves convocado por Fenapes – La Diaria / Uruguai
Estudiantes, docentes y trabajadores de la educación se movilizan en la plaza Independencia.
de Chile reunirá a candidatos presidenciales para debatir sobre educación, ciencia y cultura – La Nación / Chile
El lunes 1 de noviembre, a las 19 horas, los candidatos y candidata presidencial participarán del encuentro que llegará a las pantallas y radios de todo el país a través de la señal UChileTV, de Radio Cooperativa, Radio Universidad de Chile, redes sociales y radios comunitarias y universitarias del país, y otros medios asociados.
OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Gabrielle Dias Oliveira Santos em 22/10/2021 (EJA em Pauta, número 315, Adolescentes na EJA: negação ou atendimento de direitos?). Adorei o texto Adelson! Infelizmente a EJA assim como determinadas disciplinas e até mesmo determinados ambientes dentro das escolas, como a biblioteca, é usada como presente punição para diversos estudantes. Continue Lendo.
Larine Avelino da Silva em 22/10/2021 (EJA em Pauta, número 317, EJA do futuro). Sou muito grata por conteúdos produzidos por estudiosos de EJA sejam fomentados e cada vez mais divulgados. De fato qual será o futuro da EJA frente a pandemia? O ensino que está sendo ofertado para os educandxs durante a pandemia tem sido eficaz?. Continue Lendo.
Josiane Cristina Amorim da Silva em 26/10/2021 (Editorial, número 335, Ser professora no Brasil). Parabéns, pelo excelente texto! Que acima de tudo, suscita uma série de questões relevantes para as professoras e professores que ainda estão em formação, tanto para aqueles/as que estão com as mãos no ardo. Continue Lendo.
Josiane Cristina Amorim da Silva em 26/10/2021 (Educação em Debate, número 335, Governo Bolsonaro quer extinguir CNPq). De fato, a Educação e seus agentes vêm enfrentando um histórico processo de destruição, orquestrado pelos nossos representantes políticos. Todavia, o voto consciente é uma excelente alternativa. Outra possibilidade, consiste em pensar e desenvolver práticas, que visem estreitar ainda mais as relações estabelecidas entre comunidade/academia.
TIRINHA
oicavalcanti– EXCLUSIVO