Homens de Bem

Luiz Rena

A leitura de “Homens de Bem”, de Luciano Mendes de Faria Filho, produziu em mim uma diversidade de sentimentos que me capturaram completamente. A força das histórias que você encontra nas páginas de um livro se revelam quando duas situações acontecem. A primeira é quando você termina de ler a história convencido de que ela realmente aconteceu, mas na verdade é pura ficção, só fantasia. A segunda é quando as tramas da história poderiam achar lugar na própria biografia de quem a lê. Isso fica ainda mais forte quando as histórias estão ambientadas nos bairros e ruas por onde você transitou num dos momentos mais intensos da vida. 

Cada um dos contos traz figuras masculinas comuns que poderíamos encontrar nos nossos círculos de amizade e “brotheragem” que frequentamos revelando atributos de uma masculinidade hegemônica que desumaniza os homens. Ao mesmo tempo que deixa emergir possibilidades de outros modos de vida como homem que rompem com uma pauta pré determinada pelas forças conservadoras. 

Me chama a atenção a estratégia de narrar a intimidade das personagens como trajetórias pessoais de sujeitos singulares sem descuidar do ambiente sócio-histórico que o rodeia. As tensões da vida em sociedade estão postas e fatos da vida real dialogam com a ficção exigindo muito esforço do leitor para distingui-las. Nesse jogo de fantasia e realidade do meu amigo querido, Luciano Mendes, encontramos material de sobra para desconstruir a ideia de “homens de bem” alardeada, por exemplo, nos discursos de defesa da liberação de armas para a população e nos convida a pensar: O que é mesmo ser do Bem? Que critérios compartilhamos para fazer esse julgamento? 

Respostas para essas e outras perguntas podem ser construídas coletivamente por todos e todas que navegarem nestas páginas e nas próximas que ainda virão em breve. Espero…

 

Convite de lançamento do livro: 

O lançamento acontecerá pelo Youtube, dia 05/11, às 19h. 

Acesse aqui


Imagem de destaque: Eis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *