Jornal 335

Vol. 9, Nº 335/outubro de 2021 – sexta-feira, 22.

EDITORIAL

Ser professora no Brasil

Ser professora/professor, sobretudo na escola básica, não é uma tarefa fácil em nenhum lugar do mundo. Como nenhuma outra profissão, são as docentes que todos os dias têm que receber, educar e cuidar de dezenas e, às vezes, de centenas de crianças e adolescentes, introduzindo-os ao mundo e às culturas que os antecederam. Mas, como sabemos, não é apenas a sala de aula e a escola que se ocupam as professoras. As relações comunitárias e com as famílias, as demandas e tensões das demais instituições do Estado e as políticas educacionais, para dizer de algumas outras, ocupam o tempo e o pensamento docente. 

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil da próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, conta com a participação do Pensar Jovem Fazer Sentido, do CEFET-MG. A conversa será sobre o conceito amplo de saúde. Afinal, o que é estar saudável? Vamos falar de saúde enquanto estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Dentro desse quadro, conversaremos com o médico epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas de saúde, Dr. Rômulo Paes de Sousa.

O programa conta ainda com a sessão especial #Mídia na Escola, a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG. Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Educação e economia: pobreza e miséria para quem?APUBHUFMG+ – EXCLUSIVO
[…] enquanto enriquece pela própria política econômica, Paulo Guedes afunda os brasileiros em endividamento, desemprego e, os que conseguem trabalho, estão trabalhando e recebendo menos do que deveriam.

A “pobreza menstrual” e a negação de direitos às mulheresRenata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Ainda que muitas conquistas na luta pela equidade de gênero tenham sido alcançadas, permanece a desigualdade social entre homens e mulheres, destacadamente em relação às mulheres pobres, pretas, periféricas, indígenas, marginalizadas, excluídas, que acumulam marcadores de desigualdade.

A nova ordem mundial: da rede solidária global à confirmação do poder do capitalRaquel Melilo e Renata Fernandes – EXCLUSIVO
Era a oportunidade de cozinhar coisas novas e saudáveis, fazer cursos de idiomas, praticar atividade física e aprender a relaxar com meditação guiada… A maioria de nós fracassou.

O que se passaAleluia Heringer Lisboa Teixeira – EXCLUSIVO
Ao nos depararmos com seres humanos que reviram a lata de lixo e comem com voracidade, entendemos e falamos como o poeta Manuel Bandeira: “não era um cão; não era um gato; não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem”. Aqui, a crise passa a ser existencial.

Pragmatismo e Educação DemocráticaAntonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Talvez a primeira e a mais destacada proposta do pragmatismo aplicado à educação seja a apresentada por John Dewey em sua obra intitulada Democracia e  Educação que é objeto deste artigo.

Pensando a Educação: repensando o pensamento!Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
Definir o ato de pensar talvez seja uma tarefa das mais penosas. Talvez, ao tentar defini-lo estejamos de fato desconstruindo o próprio pensamento.

Estado versus GovernoDalvit Greiner – EXCLUSIVO
[…] podemos separar os servidores públicos em dois grupos: os funcionários do Estado e os funcionários do Governo. Os primeiros são permanentes e continuam executando suas tarefas normalmente na troca de Governo. Os segundos entram e saem com o governante que ganhou a eleição.

O lúdico curaMarcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
A palavra cura aqui tem o sentido de cuidado e de atenção, mas também de algo que passou por um processo, como um queijo que está curado. Se o lúdico cura é porque há algo de cuidado, de atenção e de processo que leva à transformação.

Governo Bolsonaro quer extinguir o CNPqAPUBHUFMG+ – EXCLUSIVO
O corte atual é tão escandaloso, tão oneroso a qualquer pesquisa pública que está sendo criada no Brasil,   a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento – ICTP.br – movimento coordenado pela SBPC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O distrito de Morro Vermelho, município de Caeté – MG como marco da capitania de São Paulo e Minas de Ouro: breve análiseVagner Luciano de AndradeEXCLUSIVO
A descaracterização dos patrimônios e paisagens, sejam culturais ou naturais, é uma das premissas da docência contemporânea. As discussões integradas entre História, Memória e Patrimônio no âmbito do turismo pedagógico, evidenciam a importância dos casarios a partir de casos de descaracterização e ampliação dos tecidos urbanos de povoados coloniais nas mais diferentes localidades de Minas Gerais.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Currículo de Pedagogia das IES de Manaus: Quem se beneficia com a nova organização curricular?Karina Martins Lima e Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta – EXCLUSIVO
[…] o currículo oficial, definido nos documentos políticos, não representa o fim das negociações e transformações do discurso político, podendo haver inúmeras traduções dos sentidos apresentados.

Waldir dos Santos Costa: protagonismo  na Psicologia e na Psicopedagogia no Amazonas – Selma Barboza Perdomo – EXCLUSIVO
Waldir dos Santos Costa foi o professor e psicólogo que atuou com veemência no processo de implementação do primeiro laboratório de psicometria no Amazonas e teve suas atividades profissionais iniciadas em Manaus, capital do Amazonas, a partir da década de 1970. 

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Invisíveis como um rabo de cometa – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Ria-se por dentro. Quem ali iria para algum lugar? Era a delicadeza da moça que ainda não fora calcificada pela mesmice do trabalho. Um leva e traz de corpos, na maioria imóveis, como ela mesma.

As lições malditas de Charles Baudelaire (1821-1867)Joachin Azevedo Neto – EXCLUSIVO
O fato do escritor ter ido parar com As Flores do mal no banco dos réus teria sido causado por uma preocupação oficial em relação ao teor erótico dos poemas ou ao teor político?

Vamos ler? – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Você sabia que Literatura não é apenas a arte de escrever, mas também a arte de ler? Sem o leitor não há a necessidade do escritor; e se não houver o escritor, não haverá o leitor, isso é uma coisa óbvia!

CONVITE À LEITURA
O que os quadros contam: um convite à série Artistas Plásticos BrasileirosAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Para quem deseja saber um pouco mais sobre o modernismo no Brasil, deixo aqui o convite à série Artistas Plásticos Brasileiros.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Violência nas periferias abala a saúde mental dos moradores – Jornal da Ciência
Agressões geram estresse, ansiedade, depressão e tentativas de suicídio, relatam entrevistados de pesquisa realizada no complexo da Maré que, na opinião de especialistas, reflete de certa forma o cenário brasileiro.

Exigência de vacinação contra a covid-19 e a relação de trabalho – Jornal da USP
Por Antonio Rodrigues de Freitas Jr., professor da Faculdade de Direito (FD) da USP, Mariana dos Anjos Ramos, doutoranda pela FD-USP, e Paula Esteves da Costa, mestre pela FD-USP. 

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Indignação, coragem e esperançaFabiana Vilas Boas  e Gleice Emerick – EXCLUSIVO
Em tempos de tantas violações dos Direitos Humanos dentro e fora da escola, esses três sentimentos são indispensáveis: indignação, coragem e esperança.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Psicanálise, Sexualidade e Educação: pontes anticapitalistasGabriela de Oliveira Moura e Silva – EXCLUSIVO
A defesa da entidade da família em conjunção com o cissexismo vive um auge em termos de destaque no debate público desde o golpe de 2016. Isso gera o efeito do “pânico moral”, que Gayle Rubin nos relata como estratégia conhecida dos governos de extrema direita e ultraconservadores.

ESPAÇO FREIREANO
Um poema para Paulo: o mestre das cartas-asasBethania Medeiros Geremias – EXCLUSIVO
Queria ter mais tempo: para a life do que para as Lives; para plantar – esperar – colher; para amar e sorrir.

Despertando em Paulo Freire – Janayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
Em 19 de setembro de 2021, Freire completaria cem anos, daí as inúmeras comemorações em homenagem ao seu centenário que observamos atualmente. E é por esse motivo, que convido vocês a realizar, junto comigo, um “despertar em Paulo Freire” […]

INFÂNCIAS EM PAUTA
Literatura infantil: formação, arte ou direito?Camila Souza Petrovitch (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
Esquecemos – ou ignoramos – que a criança já interpreta, compreende, imagina e cria. Queremos formá-la, condicioná-la às regras, ensiná-las um mundo inteiro, e quando carregamos a literatura com tal utilitarismo, negamos um direito primordial para ser humano: o direito à arte.

LIVRE EXPRESSÃO
Viagem de sentimentos – Thalyta Eller de Freitas – EXCLUSIVO
Penso, às vezes, / que aquela menina / nunca vai voltar, risonha, alegre / e, além de tudo, feliz.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Alfabetização no Brasil retrocedeu 15 anos durante a pandemia, diz FGV – CNN
Os investimentos em educação diminuíram em 93% dos municípios brasileiros neste ano.

‘Minas ainda não apresentou o novo ensino médio para os pais e alunos’ – CBN
O novo formato prevê, entre outras modificações, aumento de carga horária e os chamados itinerários formativos com conteúdos divididos em áreas do conhecimento começa a ser implementado a partir de 2022.

Leia Mais.

PESQUISA EDUCACIONAL
O educador no espaço das políticas de assistência social: aportes teóricos-metodológicos e éticos
Marcelo Saturnino da Silva;Verônica Pessoa da Silva; Germana Alves de Menezes Revista Educação em Questão (UFRN)
O artigo tem como foco a atuação dos educadores sociais no campo das políticas públicas, especificamente, das políticas de assistência social no âmbito do qual, tal função tem sido assumida tanto por indivíduos egressos do ensino médio, quanto por profissionais oriundos de cursos de humanidades.

AMÉRICA LATINA
Crea+ inicia colecta para recuperar y mejorar la educación de 15 mil niños en el Perú – El Comercio / Perú
Esta iniciativa tiene por objetivo beneficiar a los escolares a través de un programa de reforzamiento educativo y apoyo emocional en 80 escuelas de 10 regiones del Perú.

Estudiantes de 6 a 11 años de varias instituciones educativas se vacunarán contra el COVID-19 en el colegio Vicente Rocafuerte; menores también podrán ir con su representante a inmunizarse en centros de salud en Guayaquil – El Universo / Equador
Adolescentes y adultos también pueden acercarse a los puntos de vacunación para la inmunización contra el COVID-19.

Leia mais.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Maria Glauciria Mota Brasil em 14/09/2021 (Fechamento de Revistas, a face invisível do obscurantismo, Editorial, número 332). Não há produção e nem divulgação do conhecimento sem revista científica!

Magda Antunes em 19/09/2021 (O estudo das relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos, EJA em Pauta, número 333). Maria Marlete , Obrigada pela oportunidade de nos trazer suas reflexões sobre a perspectiva de uma educação anti-racista na EJA. Muito pertinente suas contribuições principalmente nesse cenário de pandemia com o ritmo.crescente do desempregado que atingem primeiramente os mais pobres,não por acaso pretos e pardos e a maioria nossos educandos da EJA que mais uma vez terão suas trajetória marcadas pela exclusão social, econômica e educacional. Continue Lendo.

Rosilene de Lourdes Alves em 19/09/2021 (Por que, alegremente, a EJA comemora o centenário de Paulo Freire?, EJA em Pauta, número 334).  Como é transformador e potente ler tantos motivos de alegria. O nosso querido Adelson , pratica o que que fala, o que escreve…numa verdadeira ética FREIRIANA. É a boniteza da práxis que nos faz Esperançar, e fazer diferente.

TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar