Educação e resistências: A Comuna de Paris e as experiências educacionais da classe trabalhadora no Brasil

O Pensar ao vivo da próxima quarta-feira, 13 de outubro, tem como tema “Educação e resistências: A Comuna de Paris e as experiências educacionais da classe trabalhadora no Brasil“.  A live acontece às 17h, no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

A Comuna de Paris (1871) marca significativamente, no calendário das ditas sociedades modernas, a história dos movimentos e das ideações emancipatórias. Apesar de traduzir sentimentos de pavor entre os setores endinheirados, representa verdadeira efeméride para as organizações populares. Assim, a memória dos “communards” foi efusivamente cultivada no Brasil, quando da presença ativa, autônoma e vigorosa do movimento anarquista. Em outras palavras, a Comuna de Paris representa um marcador temporal adequado para a afirmação, fortalecimento e ampliação das lutas por justiça social. Esse cabedal também incidiu sobre as experiências educacionais protagonizadas pela classe trabalhadora brasileira, podendo ser observada, destacadamente, nas iniciativas escolares e de aglutinação a partir do campo da cultura.

Com esse tema que retomamos as atividades do Pensar ao vivo na próxima quarta feira dia 13 de Outubro, para conversar conosco dentro da serie de lives Educação e resistências Vanessa Macêdo e Rogério de Castro recebem Rogério Nascimento professor da UFCG e Edson Passetti integrante do Nu-sol.

 

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