Jornal 375

Vol. 41, Nº 375/março de 2023 – sexta-feira, 17.

EDITORIAL

#revoga Novo Ensino Médio – NEM: NEM novo, NEM melhor

No dia 15 de março, dezenas de cidades brasileiras presenciaram manifestações nas ruas pela revogação do Novo Ensino Médio – NEM. Revogar o “novo” parece um paradoxo, entretanto, o que as manifestações pretendem é interditar a ampliação de algo antigo em nossa sociedade – a desigualdade (re)produzida pelo sistema educacional.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A desmilitarização do ensino  – Antônio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
A declinante militarização do ensino em nosso país foi instituída em setembro de 2019 por meio de um decreto presidencial relativo à criação das Escolas Cívico-Militares.

Esquerda política: (auto)crítica e democracia – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Era mais fácil dizer-se de Esquerda durante a Guerra Fria, mas já há três décadas, depois de seu fim, as coisas ficaram mais complexas. Os acontecimentos recentes na Nicarágua, e há alguns meses em Cuba, só aumentam o desconcerto.

Do quintal eu vejo o Brasil – Claudia Hlebetz – EXCLUSIVO
Paulo Freire, o grande educador brasileiro, escreveu em seu livro “À sombra desta mangueira”, publicado em 1995, que o Brasil, da forma como ele o entendia, não existiria para ele sem o seu quintal.

Educação e ação política no tempo das catástrofes – Bruno Pereira e Francisco Ângelo – EXCLUSIVO
Na semana passada as escolas do município de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, retomaram as aulas após a catástrofe ambiental ocorrida naquela localidade. As escolas da região foram os primeiros locais a fornecer infraestrutura às equipes de resgate e segurança às famílias desalojadas pelas chuvas e consequente deslizamento das encostas da Serra do Mar.

Biografias Negligenciadas: uma homenagem a Marielle Franco (1979-2018) em Belo Horizonte – Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade – EXCLUSIVO
O objetivo deste texto é discutir as biografias negligenciadas na cidade de BH, ou seja, pessoas mineiras e brasileiras que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, do estado ou da nação e não receberam nenhum reconhecimento.

Ninguém para trás – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
É impressionante a produtividade dos laboratórios das tecnologias digitais. Pululam novos termos que mal damos conta de acompanhar e entender, para, em seguida, chegar o anúncio de outro, com novas funcionalidades que prometem revolucionar a educação, a indústria, o mundo do trabalho etc.

Novo Ensino Médio: formação neoliberal para o luxo e para o lixo – Leandro Augusto de Rezende – EXCLUSIVO
Talvez nem os mais otimistas e idealistas que apostaram ou acreditaram religiosamente no projeto de destruição do ensino médio sob o slogan “Reforma do ensino médio” empreendido por Temer e Mendonça Filho em 2016/2017, assessorados por oligopólios empresariais e bancos privados ocultados sob a alcunha de “Fundação”, poderiam prever a rapidez de seus (nada) exitosos resultados já em seu processo de implementação na educação pública de Minas Gerais em 2023.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Efeitos de real e/ou escrita memorialista no poema Biblioteca Verde de Drummond – Parte I – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
A produção poética de Carlos Drummond de Andrade se mantém com o mesmo frescor e tensão quando de sua publicação. Nascido em Itabira do Mato Dentro, MG, construiu com abundância um conjunto de obras marcadas pela beleza e pelo requinte vocabular.

A fuga para o infinito – Luciano Andrade Ribeiro – EXCLUSIVO
Um cachorro fugiu outro dia e permitiu que uma família se deliciasse num banquete das mais diferentes emoções. Fuga pra quem tem posse sobre o animal de estimação.

O Romantismo Brasileiro – parte II – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
A geração nacionalista ou indianista foi assim denominada porque os seus poetas, principalmente Gonçalves Dias, fizeram do índio um herói, símbolo de nossa nacionalidade, e da pátria o lugar ideal para se viver.

CONVITE À LEITURA
Convite para o lançamento da coletânea ‘BRECHAS NO MONÓLITO EDUCACIONAL‘: CLASSES SECUNDÁRIAS EXPERIMENTAIS E INOVAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO NOS ANOS 1950 E 1960″ (Editora Appris), que ocorrerá no próximo dia 16 de março às 19h.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Empreendedorismo – Um mito devastador dos direitos humanos – Alfredo Johnson Rodríguez – EXCLUSIVO
A narrativa do empreendedorismo emerge no seio da prolongada crise de estabilidade e de legitimação do capitalismo contemporâneo, a qual configura a intensificação de um conjunto articulado de ajustes e reformas estruturais inerentes à lógica neoliberal de desregulação e de mercantilização das relações sociais e econômicas.

EJA EM PAUTA
Por onde andam os adolescentes da EJA? – Adelson França Júnior – EXCLUSIVO
A presença de jovens de 15 a 17 anos cada vez maior na Educação de Jovens e Adultos tem sido um tema bastante debatido nos últimos anos. Aqui mesmo, nesta editoria, já fiz uma discussão que levantou a questão de como o direito à educação destes sujeitos é considerado quando estão na transição do Ensino Fundamental para crianças e adolescentes e a EJA.

LIVRE EXPRESSÃO
Luto – Bernardo Ramos Ferraz – EXCLUSIVO
Eu estava de luto pelo meu país / Acho que nunca estive tão infeliz / Uma verdadeira tragédia se pronunciou / E até a esperança acabou

Parte preta de uma classe – Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
Do seio da mãe África surgem homens imponentes / Pele de bálsamo, lábios carnudos, rostos afinados / Demonstrando o tom da pele de guerreiros onipotentes / Da nação sofrida, perseguida pela desigualdade / Onde habitam homens que perseguem o sonho de liberdade

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A CNCT&I e o NOVO PLANO NACIONAL DE CT&I: qual o lugar do “social”? – Luciano Mendes de Faria Filho
Outro dia eu publiquei um suposto diálogo que eu teria com a Ministra da CT&I, Luciana Santos, caso eu a conhecesse. Gostaria de retomar esse (suposto) diálogo, adiantando mais umas coisinhas que me parecem pertinentes.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Pesquisadoras da ANPEd analisam problemas do Novo Ensino Médio e se posicionam a favor da revogação – Anped
O Novo Ensino Médio é pior ainda do que prevíamos, com uma fragmentação curricular muito grave, onde não há uma boa formação geral e nem profissional.

Estudantes pedem revogação do Novo Ensino Médio em manifestação na Esplanada – Correio Braziliense
A concentração teve início por volta das 9h no Museu Nacional da República. Ato foi organizado pela Ubes e UNE e mobilizações ocorrem em todo o Brasil.

Leia mais.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Estudo projeta que, até 2024, maioria dos profissionais de medicina será de mulheres no Brasil – Ministério da Saúde
Apesar do avanço feminino na profissão, elas recebem cerca de 36% a menos que os homens.

Secretária do Ministério da Saúde afirma que negacionismo e baixa procura podem contribuir para mais desperdício de vacinas – O Globo
De 2021 a 2023, cerca de 39 milhões de doses contra Covid em estoque perderam validade. Secretária considera baixa adesão à vacina infantil “problema bastante sério”

Leia mais.

TIRINHA
Tirinhas do Armandinho