Ano 5 – Nº 178 / quarta-feira, 11 de outubro de 2017

EDITORIAL

Ser professor, hoje!

Está cada dia mais difícil ser professor(a) no Brasil. Essa é a constatação que se depreende das notícias que envolvem os professores(as) e, sobretudo, de inúmeros depoimentos de docentes que vemos, ouvimos e lemos aqui e acolá. Ao que parece, à distância geracional entre alunos(as) e professores(as), que sempre existiu e tensionou as relações no cotidiano escolar, vieram se somar outros fatores que dificultam a vida das professoras, dentre os quais se pode citar as cada vez mais rápidas transformações do/no mundo atual tornando obsoletos valores e relações até há pouco tidas como fundamentais. Também destacam-se as autorizações à violência como modo de “resolver” conflitos e diferenças no cotidiano escolar, e, sobretudo, a vergonhosa desigualdade que marca a sociedade brasileira e que se faz presente no interior das escolas das mais diversas e perversas formas à medida em que a escola incorporou um contingente expressivo de sujeitos que, antes, a ela não tinha acesso. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 16 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá o Professor Joelcio Fernandes Pinto. O professor que já passou pela educação básica e hoje atua na formação de novos educadores vai falar dos desafios e vivências da profissão.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Jovem Protagonista.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
A juventude na Cidade – Filipe Sabóia e Marcone Henrique
Nesta segunda, dia 09 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o membro do comitê gestor do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte, Felipe Sabóia e um dos frequentadores do espaço, Marcone Henrique. A conversa destacou políticas púbilcas voltadas para as juventudes e o trabalho do CRJ.

CONVITE À LEITURA
Educação Ambiental no filme “Mãe!” – Leandro Lente de Andrade – EXCLUSIVO
Diferentemente da proposta de mercado e entretenimento dos filmes da Marvel, “Mãe!” é uma obra de arte.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Necessidades e descompassos no “Novo Ensino Médio”: qual a saída? – Raquel Angela Speck e Ana Paula Carvalho do Carmo – EXCLUSIVO
É por meio da pesquisa que o aluno tem condições desenvolver pensamento crítico, além de maior autonomia e melhor aproveitamento das situações de aprendizagem.

Revisitar os estudos sobre a docência – parte I – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Ainda que seja uma profissão antiga, a docência tem sido situada como um “setor nevrálgico” nas novas economias.

Ecologia e gestão ambiental na educação infantil – Vagner Luciano de Andrade e Ilda Rosa de Paula Chaves – EXCLUSIVO
Por não se consolidar como conteúdo obrigatório da educação infantil, a Educação Ambiental por vezes é uma metodologia opcional em diferentes escalas do ensino e em distintas esferas educacionais.

A Educação em Direitos Humanos como estratégia de resistência – Fábio André Gonçalves das Chagas – EXCLUSIVO
Sem uma Educação em Direitos Humanos, dentro e fora das escolas, não civilizaremos nosso povo.

Por uma educação plural – Frente em defesa da educação democrática – EXCLUSIVO
Nesse momento complexo de desmonte do Estado que avança sobre a educação pública atingindo diretamente os estudantes e professores, criamos a Frente em Defesa da Educação Democrática.

Não em nome das crianças: por uma sociedade do afeto – NEPEI/UFMG
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil da UFMG vem a público repudiar o falso argumento de proteção à infância, proferido por políticos e grupos equivocados, e que se materializa na perseguição dogmática a manifestações artísticas.

Educação e Arte – Luciano Mendes e Libéria Neves
No programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 09 de outubro os professores Luciano Mendes e Libéria Neves bateram um papo sobre educação, arte e os atos conservadores e reacionários que vêm cercando peças e exposições.

Censura, arte e Educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Ataques a museus, exposições e artistas tem se tornado constante nos últimos dias. Em Belo Horiozonte, o alvo mais recente é a exposição Faça Você Mesmo sua Capela Sistina, do artista Pedro Moraleida. Na coluna desta semana, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o lugar da escola na formação e informação das pessoas. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Privatização de bancos atinge principais programas sociais do país – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, falou sobre como a privatização dos bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil pelo governo Temer vai atingir os principais programas sociais do país como o Bolsa Família, FIES e Crédito para agricultura familiar.

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PLANOS DE VISTA
Planos Municipais de Educação de Minas Gerais: convite ao debate – Fernando Henrique dos Santos – EXCLUSIVO
Compreendemos que a aprovação dos planos, tornando-os leis, não garante mudança na prática.

ENTREMEMÓRIAS
Maria Konopnicka: poesia para crianças – Alcione Nawroski – EXCLUSIVO
A poesia de Konopnicka ficou popularmente conhecida por estar baseada no folclore e na expressividade das narrativas camponesas da Polônia.

LIVRE EXPRESSÃO
Ainda é tempo –  Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Ainda é tempo de professar futuros
(Difíceis, impossíveis ou não)

PESQUISA EM ANDAMENTO
Trajetórias intelectuais de bacharéis em direito do Brasil: cultura jurídica e política em relação à escravidão e abolição (1850-1880) – Gustavo dos Santos – EXCLUSIVO
Analisar esses repertórios de cultura jurídica e política apresentados pelos juristas oriundos das Faculdades de Direito do Brasil, implica admitir a existência destas pelo seu caráter durável na formação da cultura política do Império brasileiro.

PESQUISA EDUCACIONAL
ZUIN, Antônio A. S. e ZUIN, Vânia Gomes – Lembrar para elaborar: reflexões sobre a alfabetização crítica da mídia digital – Revista Pro-Posições (UNICAMP)
Novas formas de esquecimento são produzidas na sociedade cujo acesso às redes sociais permite a lembrança imediata de tudo e de todos. Fundamentados principalmente nos escritos de Adorno, Türcke, Kellner e Share, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, investigar o modo como a revitalização de conceitos, tais como indústria cultural e semiformação, torna-se fundamental para que seja possível a elaboração de pressupostos da alfabetização crítica da mídia digital.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Controvérsias, museus e exposições: será esse um bom momento para incrementar a relação entre museus e públicos? –  Martha Marandino e Djana Contier – EXCLUSIVO
Os museus de ciência também são locais que vivenciam situações semelhantes às que se passam,neste momento, com as instituições de arte brasileiras.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo – Portal EBC
O estudo também revela que a cobertura de creches nos estados da Região Norte é bem menor do que a média brasileira (30,4%), ficando em patamares como 6,5% no Amapá e 8,3% no Amazonas.

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​AMÉRICA LATINA
Mobilizações pela América Latina – Gustavo Sampaio Mazzeti – EXCLUSIVO
Observando as coberturas jornalísticas dos principais jornais da América Latina desde o começo de 2017, pode-se facilmente concluir que a imagem de crise econômica permeia a temática da maioria das manchetes.

Estudiantes exigen perspectiva de género en políticas educativas – Última Hora, Paraguay
Asociaciones de estudiantes de Paraguay difundieron un documento en el que exigen la inclusión de la perspectiva de género en las políticas educativas del país

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​PENSAR INDICA
O Sistema de Monitoramento do Financiamento do Direito Humano à Educação na América Latina e no Caribe é uma plataforma virtual, que apresenta dados comparativos e análises sobre o financiamento educativo público em 20 países. A informação reunida pode ser consultada de maneira individual para cada país, ou de modo comparativo para toda a região. Além disso, está organizada em três dimensões de análise: esforço financeiro público (gasto dos governos em educação com relação ao PIB e ao orçamento público total), disponibilidade de recursos públicos por pessoa em idade escolar e equidade no acesso escolar. A plataforma foi criada pela Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE).

​INDICAÇÃO DO LEITOR
FLACSO Infancia
Educación Infantil en Brasil. Saberes, experiencias y prácticas en un contexto de retroceso de políticas públicas

Gephe Fae UFMG – 56º Congresso Internacional de Americanistas ICA – 2018 acontece na Universidade de Salamanca de 15 a 20 de julho de 2018. Sob o lema “Universalidade e particularismo nas Américas”

Yolanda Assunção – O projeto Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais tem por objeto fortalecer a agenda da igualdade de gênero nas políticas educacionais, em articulação com as questões de renda, raça/etnia e diversidade sexual, como desafio fundamental para a superação de desigualdades educacionais e garantia do direito humano à educação de todas e todos.

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TIRINHA
RIBS

 

 

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

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E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

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