Educação em Debate – Nº178

Necessidades e descompassos no “Novo Ensino Médio”: qual a saída? – Raquel Angela Speck e Ana Paula Carvalho do Carmo – EXCLUSIVO
É por meio da pesquisa que o aluno tem condições desenvolver pensamento crítico, além de maior autonomia e melhor aproveitamento das situações de aprendizagem.

Revisitar os estudos sobre a docência – parte I – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Ainda que seja uma profissão antiga, a docência tem sido situada como um “setor nevrálgico” nas novas economias.

Ecologia e gestão ambiental na educação infantil – Vagner Luciano de Andrade e Ilda Rosa de Paula Chaves – EXCLUSIVO
Por não se consolidar como conteúdo obrigatório da educação infantil, a Educação Ambiental por vezes é uma metodologia opcional em diferentes escalas do ensino e em distintas esferas educacionais.

A Educação em Direitos Humanos como estratégia de resistência – Fábio André Gonçalves das Chagas – EXCLUSIVO
Sem uma Educação em Direitos Humanos, dentro e fora das escolas, não civilizaremos nosso povo.

Educação e Arte – Luciano Mendes e Libéria Neves
No programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 09 de outubro os professores Luciano Mendes e Libéria Neves bateram um papo sobre educação, arte e os atos conservadores e reacionários que vêm cercando peças e exposições.

Censura, arte e Educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Ataques a museus, exposições e artistas tem se tornado constante nos últimos dias. Em Belo Horizonte, o alvo mais recente é a exposição Faça Você Mesmo sua Capela Sistina, do artista Pedro Moraleida. Na coluna desta semana, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o lugar da escola na formação e informação das pessoas. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Privatização de bancos atinge principais programas sociais do país – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, falou sobre como a privatização dos bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil pelo governo Temer vai atingir os principais programas sociais do país como o Bolsa Família, FIES e Crédito para agricultura familiar.

‘Novo analfabetismo’: por que tantos alunos latino-americanos terminam ensino fundamental sem ler ou fazer contas – BBC
A conclusão do ensino fundamental é uma etapa essencial da vida estudantil, mas para grande parte dos alunos latinos-americanos ela é concluída sem que sejam aprendidas habilidades mínimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *