Vol. 35, Nº 369/novembro de 2022 – sexta-feira, 18.
EDITORIAL
Educação, construir as prioridades
Passada a euforia da vitória, mas ainda vivendo as alegrias da reconquista do país, a frente ampla que ganhou as eleições enfrenta, agora, o desafio de estabelecer as prioridades para a reconstrução do país. A tarefa não é nada fácil, tendo em vista os 6 anos de ininterrupta destruição e os interesses dos diferentes grupos que se uniram para derrotar a ameaça fascista.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Educação pré-moderna, moderna e pós-moderna – Antônio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
A escola precisa ser capaz de promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos e, principalmente, levá-los a construírem seus projetos de vida que serão aperfeiçoados ou substituídos no transcorrer do tempo.
APUBH: 45 anos de luta em defesa da educação pública – Bruno Francisco Melo Pereira e Aurélio Ferreira – EXCLUSIVO
O APUBH surgiu há 45 anos e sua história só pode ser contada se considerarmos as pessoas que, de algum modo, lutaram e continuam em defesa de uma sociedade democrática, em defesa de uma educação com qualidade social, pública, gratuita, laica, inclusiva e transformadora.
As fake news colocam em risco a democracia? – Leandro Augusto de Rezende – EXCLUSIVO
Embora esse fenômeno não seja uma particularidade do Brasil, os últimos anos, sob um regime de inspiração fascista, mostraram como as fake news são uma poderosa arma política utilizada pela extrema-direita.
Como o atraso histórico na educação impacta os desafios atuais – JEDUCA
As desigualdades educacionais devem ser um dos temas de destaque nas campanhas eleitorais de 2022, sobretudo no atual cenário de retomada presencial das aulas, após quase dois anos de ensino remoto por causa da pandemia de covid-19.
Especialistas indicam caminhos de reconstrução da educação – Malu Araújo
O esvaziamento das políticas públicas voltadas para a educação, a implantação de uma agenda política ultraconservadora nas escolas e o aniquilamento do direito de ter direitos são alguns dos retrocessos apontados pela educadora Denise Carreira, coordenadora Institucional da Ação Educativa e pelo cientista político Fernando Abrucio, coordenador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Jovens de Sergipe mostram que política e educação podem andar juntas
O senso-comum diz que que jovens não combinam com política. Mas o projeto Atheneu POP, do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, em Aracaju (SE), mostra o contrário. A iniciativa, que surgiu de um grupo de estudantes de ensino médio, foi apresentada no 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca.
Desafios da educação contemporânea: modelo educativo do século XIX, discentes do século XX e alunos do século XXI – Carmem Rodrigues Chaves e Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade – EXCLUSIVO
Cognitivamente, versar sobre o século XXI é confabular sobre um planeta em um constante desenvolvimento que se constrói e desconstrói, numa escala muito rápida. O professor tem um contexto com tantas demandas, que precisa ser rediscutido.
Os desafios da implementação do Novo Ensino Médio em pauta – JEDUCA
A implementação do Novo Ensino Médio é um dos principais temas da política educacional no Brasil neste ano de 2022. Por isso, é um assunto que deverá estar presente na campanha eleitoral, já que envolve não apenas os governos estaduais (responsáveis pela oferta de ensino médio), quanto a administração federal, que, por lei, deve dar suporte técnico e financeiro aos estados.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
De “Janjão” a “João”: é sempre bom voltar a ler Machado de Assis – Fernanda de Quadros Carvalho Mendonça – EXCLUSIVO
Em um exercício reflexivo, lembrei-me de um conto de Machado de Assis: Teoria do Medalhão. O texto em questão é um diálogo entre pai e filho, quando este acabara de entrar na maioridade – mesma situação que estou vivenciando e, talvez, por isto a lembrança.
De mim, “de eu”, “de tu” – epígrafes textuais – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
_ Odeio o ENEM! / _ Só mais um exame, mano… relaxa! / _ Não consigo! / _ Se não der neste, tenta no outro. / _ Não posso! / _ Quem impede?
Uma pequena história do cinema brasileiro – parte III – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Apesar de o Brasil não ter as mesmas condições financeiras que países como os Estados Unidos, com suas superproduções hollywoodianas, ele também produz ótimos filmes. Que tal agora escolher um deles?
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A escola e o desafio de combater a desinformação – Cláudia Maria Abreu Cruz – EXCLUSIVO
As mídias digitais, em especial as redes sociais, nos sobrecarregam com mensagens de fontes não confiáveis, que acabam desinformando. O termo Fake News é novo e tem sido utilizado com frequência; entretanto, a prática de desinformação não é uma novidade da era digital.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Gênero, sexualidade e a cidade pequena – Carlos Bao – EXCLUSIVO
Por incrível que pareça, ainda é muito difícil e complicado falar sobre gênero e sexualidade numa cidade pequena do interior. Talvez não em todas as cidades do Brasil, mas a experiência aqui relatada, vem de Venda Nova do Imigrante, uma cidade do interior do Espírito Santo, com pouco mais de 26 mil habitantes.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Unificação de dados do SUS poderia subsidiar pesquisas para melhoria da saúde no Brasil, diz cientista – Agência Fapesp
A análise foi feita por Ester Sabino, professora da USP. Segundo a pesquisadora falta uma integração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para pensar em pesquisas de ponta que poderiam ser feitas.
Por que está tão difícil encontrar medicamentos comuns nas farmácias – UOL
O sumiço de antibióticos, analgésicos, xaropes e antialérgicos das prateleiras é um problema mundial, gerado na pandemia e agravado pela guerra na Ucrânia, e afetou demais o Brasil.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Enquanto os filhos estudam, mães são alfabetizadas em escola no sertão pernambucano – Porvir
Em Cabrobó, escola municipal reúne mães para colocar um ponto final no ciclo de analfabetismo e escrever novas histórias por meio da educação.
A neurociência surge como instrumento para melhorar a educação e torná-la mais eficaz – Jornal da USP
Área do conhecimento dedicada a compreender os mecanismos biológicos e estruturas cerebrais pode tornar a aprendizagem mais eficaz, defende especialista.
OPINIÃO DO LEITOR
YDERNEA Milka de Souza Birchal .h em 14/11/2022 (EDUCAÇÃO E LITERATURA – 11 de novembro de 2022) – Uma pequena história do cinema nacional – parte II
Muito obrigada pelo seu trabalho. Aguardo a continuação.
TIRINHA
Armandinho