Jornal 362

Vol. 28, Nº 362/setembro de 2022 – sexta-feira, 30.

EDITORIAL

É tempo de esperançar!

Desde que apareceu, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil tem sido um espaço fundamental em defesa do Estado Democrático de Direito e da radicalização das políticas públicas em direção à construção de uma sociedade igualitária, inclusiva, sem racismo, homofobia, machismo e todo o tipo de violência praticada contra as populações humanas e não humanas que habitam nossos territórios, especialmente aquelas mais vulneráveis.

Como dizia nosso poeta, Carlos Drummond de Andrade, é no interior das mais densas noites que o amanhecer se anuncia. E ele vem acompanhado da esperança de que, enfim, possamos sair da defensiva, da trincheira e da resistência e avançar na construção de nossos melhores e mais generosos sonhos para o Brasil. É tempo de esperançar!

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A comunidade escolar de olho nas políticas públicas – Marcus Periks Barbosa Krause  – EXCLUSIVO
Os conselhos municipais no Brasil têm um papel de suma importância, eles são espaços públicos formados por representantes do poder público e da sociedade civil. Através dos conselhos, o cidadão que usufrui dos serviços públicos pode fiscalizar, deliberar e controlar determinadas políticas públicas.

Avaliação escolar: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
O Ministério da Educação (MEC) divulgou em meados de setembro resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referentes ao ano de 2021, a serem completados ainda este ano.

O Brasil quer mudança urgentemente – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Faltam apenas dois dias para que essa terrível página da nossa história recente seja virada. Neste domingo, dia 2 de outubro de 2022, o povo terá nas mãos o poder de dar um novo rumo ao Brasil.

Identidade negra e Educação: algumas ponderações das formas – Marcos Borges dos Santos Júnior – EXCLUSIVO
No âmago, com base nas instituições de ensino, mas também em todo ambiente educacional direcionados para a percepção sobre “ser” negro como inferior ou “inexistente”, é instituído uma identidade da população negra inerte, delimitadora e autodestruidora que afeta a sociedade brasileira no todo.

O amor e o ódio e as variações de poder – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Carl Gustav Jung, dissidente da psicanálise, legou-nos um entendimento sobre o amor, o ódio e o poder. Para o analista suíço, o ódio não seria o oposto do amor, mas sim o poder. Isso nos faz produzir alguns questionamentos: Qual a relação entre o amor e o ódio? O que os distingue do poder? Haveria variedades de poder?

Debates despolitizantes: sobre a proibição de pensar na corrida eleitoral – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
É chover no molhado dizer que estamos em momento decisivo da vida nacional. Primeiro, porque quem vive no Brasil está sempre numa esquina, sempre tendo que decidir, sem as condições necessárias para isso, para onde ir (isso quando não se é simplesmente levado); segundo, porque estamos na última semana da corrida eleitoral pela Presidência da República.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Casca de rio – final (ou não) – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O avô desaparecera como se vidro estilhaçado fosse. / _ Arreluzinu? / _ Arreluzinu… se amisturano cum aquelas pecinha brilhanti. Paricia anju im dia di nunciação. / _ Morreu!? / _ Craro qui não, cumpadi! É u cumeça du causu! 

De(m)bate Eleitoral – Paulo Hallack – EXCLUSIVO
— Muito bem, muito bem! Um pouco de silêncio, por favor? Ótimo! Vamos dar início, agora, ao último ato que precede as votações… Como vocês sabem, desde agosto, vocês estão em campanha para a presidência do grêmio estudantil da nossa escola e hoje será o debate final entre aqueles que concorrem ao carg…

O teatro de Nelson Rodrigues – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Nelson Falcão Rodrigues nasceu em Recife (PE), em 1912, mudando-se para o Rio de Janeiro ainda criança. Teatrólogo, contista, cronista e romancista, “o anjo pornográfico”, como se autodefiniu, tornou-se um combatente mordaz das mazelas sociais, granjeando fama de “escritor maldito”.

CONVITE À LEITURA
“O sol de Margarida” – Josiane Cristina Amorim da Silva – EXCLUSIVO
Por meio de uma escrita  transgressora e subversiva, a estimada autora transborda sensibilidade. Xandra Lia, em seu livro “O sol de Margarida”, segue buscando retratar histórias tradicionalmente relegadas ao esquecimento, tanto pela literatura canônica quanto pela historiografia brasileira.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Para além das mazelas da colonialidade – Alfredo Johnson Rodríguez – EXCLUSIVO
Desde o abominável golpe promovido pelas elites ultra conservadoras deste país, em detrimento da estabilidade das instituições políticas e da dignidade humana do povo brasileiro, sucedem-se experiências violentas e dramáticas que atentam contra a integridade de todos/as, na medida em que os pilares da democracia, da cidadania e do sistema de direitos vêm sendo deliberadamente demolidos e obliterados pelo clã tirânico que usurpou o governo em 2019.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
2023 será mais desafiador para a educação – CBN
Como os candidatos apresentam propostas para a educação? Depois de 2 anos de isolamento, por conta da pandemia, a situação da educação no Brasil ficou mais desafiadora. Teodoro Zanardi conversa sobre como avaliar as propostas dos candidatos para a educação.

No interior da Paraíba, professor usa bulas de remédio para ensinar matemática – Porvir
Alunos do 6º ano de escola pública em Umbuzeiro aprendem operações matemáticas a partir das orientações das bulas de medicamentos.

Leia mais.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
SBPC protesta contra a posição do governo brasileiro na escolha de especialistas para comitê da OMS – Jornal da Ciência
Ao se opor ao nome da pesquisadora Deisy Ventura, sem apresentar explicações, o Ministério da Saúde age “de forma puramente ideológica, enquanto a OMS busca escolher entre as personalidades mais qualificadas por sua competência técnica”, afirma a Diretoria da entidade.

‘Isso é um desastre’, declara Margareth Dalcolmo sobre corte no Farmácia Popular – G1
Na proposta de Orçamento de 2023, o governo cortou dinheiro de programas sociais como o Farmácia Popular, que distribui medicamentos de graça para o tratamento de diversas doenças.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Ciência, Tecnologia, Inovação e eleições : Quais as consequências dessa relação – Inteligência Coletiva Minas Gerais
O primeiro episódio do podcast Inteligência Coletiva traz uma conversa sobre a construção de políticas públicas de investimento e manutenção do sistema de ciência e tecnologia. A conversa destacou a importância de observar os programas e históricos dos candidatos das eleições de 2022 para escolher representantes que de fato reconheçam a importância das Instituições de Ciência e Tecnologia e pesquisadores para o desenvolvimento econômico e social do país.

Leia mais.

OPINIÃO DO LEITOR
Ydernea em 23/09/2022 (EDUCAÇÃO E LITERATURA – 23 de setembro de 2022) – João Caetano, o Talma brasileiro
Continuo apreciando seus trabalhos. Relembrar João Caetano foi muito bom.

Moisés Oliveira em 23/09/2022 (CONVITE À LEITURA – 02 de junho de 2021) – “Você pode matar um revolucionário, mas não pode matar uma revolução”: um convite à leitura de Judas e o Messias Negro
A revolução não cai do céu, ela também não se constrói com pura raiva, mas ela vem da luta em combate aos capitalistas com amor e raiva.

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar