Jornal 374

Vol. 40, Nº 374/março de 2023 – sexta-feira, 10.

EDITORIAL

Novo ano, grandes desafios!

O Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil continua ocupando o espaço das discussões em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade social, que contribua para elevar a qualidade democrática das nossas instituições!

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Bendita seja a consciência – Sueli Abreu Guimarães – EXCLUSIVO
A visão distorcida e postura de desprezo em relação aos avanços científicos, os quais tornaram possível a vida humana mais consciente e digna, menos alienada e mais crítica, têm servido de combustível para ataques sucessivos, nos últimos anos, por parte de governos e asseclas.

O impacto da determinação do Plano Nacional de Educação Digital para as instituições de ensino – Raphael de Miranda Mota – EXCLUSIVO
A tecnologia pode ser uma grande aliada no processo educacional, porém, para isso, é preciso que seu acesso seja amplo e qualitativo. Atualmente, o Brasil está entre os cinco países com o maior número de cidadãos conectados à internet, de acordo com dados da Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, mas, ainda assim, possui um enorme abismo de acesso às tecnologias digitais.

Por uma educação de potências e possibilidades – Marcos Borges dos Santos Júnior – EXCLUSIVO
Buscando por uma educação que repense as potências e possibilidades na constituição existencial de “ser” na contemporaneidade, cada vez mais é admissível nos deparamos com um projeto (poderíamos dizer mundial?) de competitividade que delimita outras formas de conceber o mundo.

Refletir sobre a História é refletir sobre nossa identidade – Claudia Hlebetz – EXCLUSIVO
A História do Brasil, demarcada em linha de tempo, desenhada em causas e consequências, está baseada em documentos e representada em monumentos, que expressam, em sua maioria, uma única forma – hegemônica – de percepção e compreensão da realidade vivida e da própria História do país.

Ataques à democracia exigem reforço do compromisso da educação – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Não sei para quantos, mas para mim a eleição e a posse de Luís Inácio Lula da Silva como presidente da República chegaram muito mais como alívio do que como esperança. No entanto, como violento exemplo de que nada está garantido, veio o episódio de 8 de janeiro, ponto culminante do sem-sentido cultivado por semanas a fio na frente de unidades militares. Em alguma coisa aquilo tudo tinha que estourar.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
O olhar dos girassóis – Janayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
Vejo que, na nossa vida, apesar das adversidades, nosso olhar precisa ser como o dos girassóis que se voltam para o sol, pois sabem da necessidade de terem a cabeça erguida para que possam realmente viver em plenitude. Seria então, desenvolvermos a capacidade de ver mais o que é belo na vida, do que aquilo que é ruim e que ofusca os nossos olhos. 

Gira Mulh(eres) – memórias em movimento – Paixão Sessémeandê – EXCLUSIVO
Neste 8 de março “Dia Internacional das Mulheres”, cabe refletir sobre a luta e manutenção das vidas destas diversas mulheres, que para isso indago a vocês: Quais mulheres importam a vocês? Quais lutas? Qual pedido de socorro ecoa em você? Devemos pesar para além do dia 8?!

O Romantismo Brasileiro – parte I – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
No Brasil, o Romantismo iniciou-se em 1836, com a publicação da obra Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, e estendeu-se até 1881, com as publicações de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O mulato, de Aluísio Azevedo, nascendo aí o Realismo e o Naturalismo, respectivamente.

“Édipo e a paixão”, de Hélio Pellegrino, e “Menino a bico de pena”, de Clarice Lispector – Euclides Victorino Silva Afonso e Jamile dos Reis Santos – EXCLUSIVO
Em Menino a Bico de Pena, de Clarice Lispector, o texto é composto por um conjunto de elementos estéticos pelo sentido da mensagem, que define a própria “arte poética”.

Dilúvio celeste – Ivane Laurete  Perotti – EXCLUSIVO
então o céu abriu comportas / dobradiças letais / queda de anjos / expurgos verbais

CONVITE À LEITURA
Na Rota da Educação: epistemologia, teoria, história EXCLUSIVO
Convidamos à leitura do livro “Na Rota da Educação: epistemologia, teoria, história”, de Justino Magalhães, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Amigas que se encontraram na história EXCLUSIVO
Lançado em 2020, o livro “Amigas que se encontraram na História” conta a história de encontros entre diferentes mulheres na História que se tornaram amigas e re-construíram mundos, ao redor, juntas.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Filme Vida Maria e o direito à educação: um convite à crítica da desigualdade social – Aline Choucair Vaz, Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Beatriz Barbosa Gomes, Caroline Gomes dos Santos e Lúcia Cristina da Cruz Oliveira – EXCLUSIVO
O filme Vida Maria é um curta-metragem lançado no ano de 2006 e em formato de animação 3D. Ele foi produzido, escrito e dirigido pelo animador gráfico Márcio Ramos. O curta inicia com uma menina de cinco anos, que se chamava Maria José e que penosamente tentava em um caderno escrever o próprio nome, enquanto a sua mãe a chamava para fazer as tarefas domésticas.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Da tela ao chão da escola: pensando o corpo na educação – Rayane Ribas Martuchi – EXCLUSIVO
Como se educa sem corpo? Mais de dois anos de pandemia da COVID 19 e durante esse período vi partes de corpos infantis reduzidos a uma tela, por onde se projetava algo parecido com uma lousa, outras carinhas compunham um tipo de quebra-cabeça 3×4.

EJA EM PAUTA
Saberes ancestrais em diálogos com uma nova escola: apontamentos sobre a EJA e a Educação Indígena – Douglas Tomácio e Ruan Debian – EXCLUSIVO
É na força da palavra, no presente que se anuncia a profecia indígena, que aqui nos propomos a dizer de uma faceta não muito mirada: a EJA no contexto indígena.

LIVRE EXPRESSÃO
Carta Aberta: de um professor para o presidente e governadores eleitos – Walber Gonçalves de Souza – EXCLUSIVO
Sem medo de errar, posso afirmar com toda certeza, que a nossa educação é de péssima qualidade e caminha, a cada dia, a passos largos, para se tornar ainda pior, mesmo parecendo não ser possível mais ultrapassar o fundo do poço.

Posso sonhar em ser um professor das infâncias? – Rafael Henrique de Resende Marciano – EXCLUSIVO
As palavras ditas pela jornalista Maíra Cristina Dias Azevedo – conhecida popularmente nas mídias sociais como Tia Má – expressam como, sendo ela uma mulher, preta e nordestina, o racismo presente na sociedade colabora para a negação do direito à vida e, sobretudo, o direito ao ato de sonhar.

PENSAR INDICA
2ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DE LA EDUCACIÓN.
Os seminários fazem parte de um conjunto de investigações sobre os temas do LIAME – Laboratório de Pesquisa Arquivo e Memória da Educação e do Centro Internacional de Cultura Escolar

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
CadÚnico e análise socioeconômica vão comprovar renda para ingresso na UFMG em 2023 – UFMG Notícias
Coexistência dos dois instrumentos visa não sobrecarregar os órgãos de assistência social dos municípios, responsáveis pela operacionalização do cadastro.

Mais de 1 milhão de crianças e adolescentes estão fora da escola – Correio Braziliense
Ceará é o estado com maior percentual de matrículas em tempo integral no ensino fundamental (41%), enquanto o Amapá figura em último lugar, com 2,1%.

Leia mais.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Estudo aponta baixa assistência pré-natal em mulheres indígenas no MS – Agência Fiocruz
O estudo foi realizado no período de novembro de 2021 a agosto de 2022, e avaliou a cobertura e qualidade da Atenção ao Pré-natal e Parto ofertada às mulheres indígenas no estado do MS.

Crianças não vacinadas representam 90% dos casos moderados a graves de Covid, mostra estudo – Butantan
Além da falta de imunização, sobrepeso e obesidade são outros fatores de risco para desenvolver doença grave.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
El País – Uruguai:
Proclama del 8M: feministas reclaman al Mides, rechazan reforma educativa y apuntan contra la jubilatoria (08/03/2023)
“La intersocial feminista denunció “el retiro del Estado y el desmantelamiento de las políticas públicas llevadas adelante por el Mides”.”

ABC – Paraguai:
Educación: urgen construcción de aulas en colegio Santísima Trinidad (08/03/2023)
“El colegio nacional Santísima Trinidad de Asunción necesita al menos tres aulas nuevas y un comedor para satisfacer las necesidades pedagógicas de aproximadamente 250 alumnos, confirmó la directora de la institución, Gloria Morai. El estabelecimiento escolar tampoco cuenta con la cantidad de mobiliarios suficiente, según indicó.”

Leia mais.

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar