CadÚnico e análise socioeconômica vão comprovar renda para ingresso na UFMG em 2023 – UFMG Notícias
Coexistência dos dois instrumentos visa não sobrecarregar os órgãos de assistência social dos municípios, responsáveis pela operacionalização do cadastro.
Mais de 1 milhão de crianças e adolescentes estão fora da escola – Correio Braziliense
Ceará é o estado com maior percentual de matrículas em tempo integral no ensino fundamental (41%), enquanto o Amapá figura em último lugar, com 2,1%.
Daniel Munduruku: o professor deve se perguntar ‘Qual é o indígena que mora dentro de mim?’– Povir
Em entrevista ao Porvir, o premiado escritor pertencente ao povo indígena Munduruku avalia como a educação tem mudado seu olhar para a questão indígena, discute o modelo de escola e faz recomendações para educadores.
Os grandes desafios educacionais do Brasil, a partir do Censo Escolar da Educação Básica 2022 – Carta Capital
Aprendizagem na idade certa, combate à exclusão escolar e ampliação da oferta de ensino em tempo integral estão entre as políticas-chave do governo Lula.
Apagão docente: jovens se afastam da profissão – Revista Educação
Idade média dos professores está aumentando à medida que as novas gerações se desencantam com a carreira de professor.
Ministério da Educação divulga Censo Escolar 2022 – Jornal da Ciência
Ministério da Educação divulga Censo Escolar 2022 O censo é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.
Comissão divulga lista de aprovados no vestibular indígena 2023 da Unicamp e UFSCar; veja nomes – G1
Primeira chamada estava prevista para 13 de fevereiro, mas foi antecipada. Prova aconteceu em seis cidades de quatro estados, e universidades têm 260 vagas.
O impacto do ChatGPT na educação – CBN
O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial lançado no final de 2022.
Alunos de mestrado profissional da USP criam soluções para empresas – Agência Fapesp
Todos os alunos do Mecai estão no front de empresas, resolvendo problemas do dia a dia. Ao ingressar no curso, esses problemas são combinados com conhecimentos científicos para se transformar em soluções, muitas vezes, por intermédio de produtos pioneiros e inovadores.
Matrículas na educação básica sobem na rede particular, mas caem na pública – UOL
Elas são referentes às turmas da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.
Golpe na USP: Estudantes organizam representações após caso voltar para a Polícia Civil – CNN
Manifestações dos formandos da 106ª turma de Medicina da USP vão ser juntadas ao inquérito.
Undime vê como positivo aumento de matrículas na educação infantil – Agência Brasil
Segundo a instituição, é preciso reduzir o fosso da desigualdade.
Novos docentes da UFMG iniciam projetos acadêmicos com apoio do Fundo Fundep – UFMG Notícias
Iniciativas conjugam ensino, pesquisa e extensão.
Quem sabe o que é o novo Ensino Médio? – CBN
Um levantamento do Senai e do Sesi mostra que mais da metade da população está pouco ou nada informada sobre as mudanças no ensino médio.
Pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM) | Consultas públicas precisam ser públicas – Anped
É necessário ouvir a Ciência, por meio das entidades científicas de pesquisa em educação, para analisar o que deve ser modificado no Ensino Médio.
MEC vai estudar oferta de cursos EAD – Portal MEC
Objetivo é subsidiar a elaboração da política educacional para oferta dos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia na modalidade de Educação a Distância.
Matemática brasileira conquista prêmio italiano e inspira mais mulheres a fazer ciência – Agência Fapesp
Ela é a única pesquisadora da América do Sul, Central e do Caribe a conquistar o “Science, She says! Award”, reconhecimento oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (Maeci) a jovens cientistas estrangeiras de destaque.
Violência de gênero na sala de aula: raça, classe e diversidade não podem ficar de fora do debate – Porvir
Escola é fundamental para rever o olhar da sociedade sobre o tema e rediscutir estereótipos que ainda contribuem para mortes por feminicídio e homofobia, dizem especialistas.
Escolas e igualdade de gênero: conheça coletivos de professoras e alunas – Revista Educação
O coletivo Mechas-se foi criado por professoras; o Eu não sou uma gracinha por estudantes, e o Vivas criado por três alunas.
Na educação, o ChatGPT não estimula o pensamento crítico – Jornal da USP
Rogério de Almeida diz que a ferramenta é capaz de organizar os dados de forma coerente, mas é incapaz de um pensamento crítico.
84% dos professores concordam que cursos presenciais formam docentes mais bem preparados – Correio Braziliense
Pesquisa de opinião encomendada ao Ipec ouviu mais de 6,7 mil professores de escolas públicas de todo o Brasil sobre temas como valorização profissional, progressão de carreira e papel das secretarias de educação.
Ministra da Ciência quer formar mais meninas e mulheres pesquisadoras – Jornal da Ciência
Luciana Santos assume pasta sucateada por anos de negacionismo e cortes de investimentos com a promessa de implementar políticas afirmativas na ciência brasileira.
Câmara aprova MP que cria programa de combate ao assédio sexual em escolas e na administração pública – Agência Câmara de Notícias
O alcance do programa foi ampliado pela relatora, deputada Alice Portugal, durante a votação em Plenário.
Os desafios para reinserir um milhão de crianças e adolescentes nas escolas – Carta Capital
Especialistas apontam que para reverter a exclusão escolar é preciso enfrentar as diversas violações vividas por estudantes e suas famílias.
Ações de educação disparam na B3 com primeiro passo do governo para mudar Fies – CNN
Entre as questões que devem ser reavaliadas estão o limite de financiamento e a desburocratização do Programa.
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