Vol. 9, Nº 334/setembro de 2021 – sexta-feira, 17.
EDITORIAL
FREIREAR. A riqueza das proposições e das experiências de Paulo Freire tem contribuído para que mais e mais pessoas, coletivos e instituições (re)conheçam a sua contribuição não só para a educação, mas também para várias e dimensões da vida social, como a cultura, o teatro, a dança e as políticas públicas de um modo geral.
ESPAÇO FREIREANO
RBEB – Edição Especial: Paulo Freire – EXCLUSIVO
A Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB) apresenta uma edição muito especial em celebração aos 100 anos do natalício de Paulo Freire, “peregrino do óbvio”– como ele mesmo se considerava –, um educador tão atual quanto necessário para nosso tempo presente. Com recorrência, Freire refletia sobre a sua própria experiência no exílio, que chamava de “contexto de empréstimo”.
Centenário de Paulo Freire – Editorial – Cíntia Borges de Almeida, Elaine A. Teixeira Pereira e Rita Cristina Lima Lages – EXCLUSIVO
O ano de 2021 é tempo/espaço para vivenciar este verbo. No Centenário de Paulo Freire, precisamos mergulhar na “Educação e Esperança” e fazer de outro modo, com novos sentidos, variados propósitos, com coragem e integridade.
Educação Básica: sujeitos e territórios em diálogo [PENSAR AO VIVO] – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
Neste dia 19 celebramos os 100 anos do nascimento de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. Em sua homenagem, a Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB) e o Pensar Ao Vivo anunciam a live Paulo Freire na educação básica: sujeitos e territórios em diálogo, que aconteceu no mesmo dia do lançamento do número especial da RBEB sobre o centenário do educador, no dia 15 de setembro.
Paulo Freire e a História – Cleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
Saí da faculdade já aprovado em um concurso público e fui lecionar. Vida de trabalhador! Eu provavelmente teria lidado muito melhor com diversas situações nas escolas, se tivesse sido estimulado ou buscado por conta própria me apropriar das contribuições freireanas no início da carreira.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Governo Bolsonaro fará o ENEM da exclusão – APUBHUFMG+ – EXCLUSIVO
Em 2020, o ENEM teve 5.783.483 inscritos. Em 2021, este número caiu para 3.109.762 estudantes. E, como em toda análise que se debruça sobre a desigualdade no Brasil, a exclusão no ENEM tem um evidente recorte racial.
Sobre a legitimidade da universidade pública – Ana Katia Alves dos Santos – EXCLUSIVO
Os processos de desenvolvimento de uma nação, em especial a política que a estrutura, não podem negligenciar o expressivo papel que a universidade pública exerce para tal.
O 11 de Setembro em quatro atos: educação e consciência histórica – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Há algo que unifica esses quatro momentos, afora a efeméride de que aconteceram na data que, como as outras, se renova a cada ano. Adorno evocou a urgência da reelaboração do passado, de tomá-lo de forma consciente para que possa haver justiça com a história e com quem a realizou, para que estes não sejam apagados daquela, para que os algozes não passem sem punição.
Às ruas, cidadãos! – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Os franceses de 1789 disseram: às armas, cidadãos! Ou seja, chegaram naquele limite da política: usar armas para fazer valer a sua vontade. No caso, a vontade popular. E, para evitar as armas, o mundo contemporâneo reinventou a Democracia. Por isso, às ruas, cidadãos!
A História da Educação e Psicanálise na obra de Eliane Marta Santos T. Lopes – Sabrina Moreira Santos – EXCLUSIVO
[…] Eliane Marta é uma das maiores pesquisadoras no campo da história da educação no país. O contato com Eliane Marta T. Lopes e com suas obras causam diversas inquietações por apresentar diferentes perspectivas do campo educacional.
Ecologia do brincar – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Para além das discussões científicas que defendem ou criticam os desdobramentos dessa exposição de crianças e adolescentes nos ambientes virtuais, o que se depreende é que a experiência do brincar está sob uma crise, aqui entendida numa perspectiva da ecologia do brincar.
O debate social e político no ritmo das redes sociais – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
As redes sociais, Orkut, em menor escala, e Facebook, se consolidaram como uma arena desregulamentada, o que potencializou embates pró e contra determinadas pautas. A sua facilidade ou popularização orientadas a vidência ocuparam espaços e tempos antes dedicados, sem a mesma condescendência, em uma sala de espera ou em conversações aleatórias em meio às muitas filas de espera, aguardando atendimento.
O que vem a ser divulgação científica? – Paulo Cezar S. Ventura – EXCLUSIVO
A divulgação científica não é uma simples comunicação da ciência. Evidentemente a ciência deve se comunicar para ser validada e suas dúvidas serem conhecidas e reconhecidas pelos pares e pela sociedade que a financia e a provoca.
Mãos Dadas: a educação pública em Minas Gerais – Estela Costa Tiburcio – EXCLUSIVO
Até o momento, municípios responsáveis pela cobertura de grandes regionais de ensino se manifestaram contrários a aderir o Mãos Dadas, como é o caso de Governador Valadares, Juiz de Fora, Contagem, Viçosa, Sete Lagoas, Três Corações, entre outros.
A Esfera Pública Habermas, Arendt e Sennett – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Esfera pública é uma das mais relevantes categorias pertencentes à teoria social. Oposta ao conceito de esfera privada, de modo não excludente, ela se mostra destacada porque abriga o espaço cívico que torna viável o exercício da cidadania ativa.
Freud: leitor do mundo moderno – Joachin Azevedo Neto – EXCLUSIVO
O mundo moderno gerou também indivíduos que consideram toda a realidade fonte de sofrimento e por isso favoreceu o surgimento de vários tipos de eremitas. Somos ensinados, desde cedo, principalmente pela religião, que o caminho mais certo para a felicidade é o do amor. Porém, a equação não é exata.
BICENTENÁRIO EM FOCO
Pensar o Ensino de Ciências: a escola das águas e das florestas em Parintins/AM – Silvia Pantoja de Souza e Lucinete Gadelha da Costa² – EXCLUSIVO
O âmbito educacional destacado neste texto é a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, situada às margens direita do rio Amazonas, na região Miriti, em Parintins, no Amazonas. Com um aspecto de terra firme, por não sofrer com os grandes impactos da enchente, essa instituição possui uma diversidade histórica, cultural e natural.
Resistência e resiliência de uma intelectual negra na enfermagem do Amazonas – Cassia Camila de Oliveira Araújo, Sibila Lilian Osis, Selma Barboza Perdomo – EXCLUSIVO
A vida de Josephina de Mello, sua trajetória e as ações, que mesmo diante da resistência imposta pelo racismo brasileiro, não impediu que se tornasse um exemplo de resiliência, mas também de objetividade e persistência, não somente em âmbito regional, mas também nacional.
“A Voz do Rio” da Amazônia para estudantes com deficiência do ensino superior – Joab Grana Reis – EXCLUSIVO
Trazemos, hoje, uma história de vida. A acadêmica do curso de Direito, ao rememorar seu percurso formativo, lembra de momentos em que sua condição de pessoa com deficiência visual, foi considerada como impedimento para ir à escola e aprender com qualquer outro aluno.
Educação em saúde: direitos sociais das pessoas com deficiência (PcD) no Amazonas – Eliane de Oliveira Aranha Ribeiro – EXCLUSIVO
Falar de Independência exige um questionamento constante sobre os seus desdobramentos na vida de toda a população brasileira. No Giro do Bicentenário pelo Amazonas, temos que falar sobre inclusão, políticas públicas e garantia dos direitos constitucionais.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Sólida escuridão – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Falham lágrimas na borda da manta / erguida sobre o mar / seco e frio vaga o passante / impelido a caminhar.
Teatro do Coração – Rafael Muller – EXCLUSIVO
Abrem-se as cortinas do palco teatral do novo Olimpo moderno, ultramarino, confluente do oriente e do ocidente. Estão em cena o Desejo, a Razão e o Coração do homem rico, do homem comum e do homem pobre. Um roubo ocorreu. Os deuses observam. Desejo e Razão dos três conflitam-se. O Coração, que é um só, arbitra. Quem será o ladrão e quem será o roubado?
CONVITE À LEITURA
Invisíveis: um convite à leitura – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Como existir sem documentos? Como acessar direitos? Como votar? Como estudar? Como conseguir emprego formal? Como casar? Como viver? Como sonhar? Como morrer? De forma sensível e honesta, a pesquisadora Fernanda da Escóssia se dedica a dar visibilidade às histórias de pessoas invisíveis.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
As mulheres indígenas em marcha: educando-nos para os direitos humanos – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
Neste mês de setembro, mais de cinco mil mulheres indígenas de 172 diferentes povos realizaram a II Marcha Nacional das Mulheres Indígenas, em Brasília (do dia 07 a 11 de setembro). O tema da marcha foi “Mulheres originárias: reflorestando mentes para a cura da Terra”. As marchas – dos trabalhadores e trabalhadoras sem terra, de todas e todos os despossuídos do mundo – foram louvadas por Paulo Freire nos últimos textos que ele nos deixou.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Tenho em mim todos os sonhos do mundo – Caio César Souza Coelho – EXCLUSIVO
A minha vida inteira carreguei a bandeira de não soltar a mão de ninguém. Esse aluno, quando entrei em sua sala, foi o primeiro a dizer: – “O senhor tem a ‘energia’.” Energia era a forma dele dizer que eu era da comunidade LGBTQIAP+. Ou seja, ele sabia que eu sou gay. […] Existem milhares de jovens que carecem de representatividade. E, eu acho que posso tentar ser parte dessa representatividade.
EJA EM PAUTA
Por que, alegremente, a EJA comemora o centenário de Paulo Freire? – Adelson França Júnior – EXCLUSIVO
[…] por que a EJA comemora com tanto entusiasmo, o nascimento de Paulo Freire? Responder essa pergunta é ao mesmo tempo fácil e difícil. Fácil, por que as contribuições teórico-metodológicas freirianas são extremamente revolucionárias e muito adequadas à EJA. Difícil pelo fato de que suas reflexões mobilizam inúmeras análises sobre todos os pontos nevrálgicos do processo educativo […]
LIVRE EXPRESSÃO
Portais Mágicos – Thalyta Dias – EXCLUSIVO
quando você começa a ler / se perde / em possibilidades.
Para não dizer que não falei das flores – Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
A terra anda cabisbaixa, triste, deprimida com a violência sutil, dissimulada, camuflada de democracia. A energia que mantém a harmonia e o equilíbrio entre os corpos celestes não consegue assimilar este “circo de horrores”. Gaia está em desequilíbrio, está em prantos, chora diante dos horrores.
PESQUISA EDUCACIONAL
Os tempos de vida e os tempos da escola: tensões aliviadas pela flexibilidade dos cursos semipresenciais da Educação de Jovens e Adultos – Humberto Vieira Farias, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Timothy Denis Ireland – Revista Educação e Emancipação (UFMA).
A escola possui um modelo bastante rígido no requisito tempo, nesse sentido procura reproduzir suas atividades dentro da lógica temporal da sociedade. Adequar todo o potencial dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a essa rigidez é problemático, uma vez que, para muitos sujeitos, é imprescindível articular os tempos de vida e os tempos impostos pela escola. Esse trabalho buscou analisar como os cursos semipresenciais diminuem as tensões entre os tempos de vida dos estudantes e os tempos escolares.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Verba para internet dos estudantes desviada para pagar dívida pública – Jornal da Ciência
Proposta orçamentária direciona verba do Fust para cobertura de compromissos financeiros da União, inviabilizando seu uso para programa que beneficia escolas públicas.
Na contramão, Brasil deixa de aumentar verba do ensino fundamental, aponta OCDE – CNN
Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico mostra empenho da maioria dos governos em investir mais na educação na pandemia.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Andifes pede recomposição do orçamento das universidades ao Congresso Nacional – Jornal da Ciência
Reunião propôs alterações nos valores previstos no projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022 visando a plena retomada das atividades presenciais.
Sociedades Afiliadas à SBPC têm até o final de outubro para indicar cientistas para o 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” – Jornal da Ciência
O prêmio é um estímulo à produção científica de mulheres e busca colaborar para o aumento da participação feminina nas futuras gerações de cientistas.
AMÉRICA LATINA
Acopril: “La educación semipresencial es menos efectiva, más insegura y costosa que la virtual” – Gestión / Peru
La Asociación de Colegios Privados de Lima informó que solo el 1% de centros educativos del país tienen infraestructura adecuada para aplicar el piloto de retorno a clases semipresenciales.
Tigo presentó el primer canal de TV de Bolivia 100% educativo – Correo del Sur / Bolívia
Esta iniciativa se suma a otros aportes que la telefónica realiza a la educación en el país, a través de proyectos de impacto como Maestros Conectados, Conéctate Seguro, Mujeres Conectadas, entre otros.
OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Fanny Longa Romero em 12/09/2021 (EJA em Pauta, , número 333, O estudo das relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos). A pesquisadora Maria Marlete de Souza, uma vez mais, nos oferece uma potente contribuição, conceitual e metodológica, sobre o estudo das relações étnico-raciais no marco da EJA. A capacidade de reflexividade de Maria Marlete se aproxima, de forma brilhante, do legado do pensamento social de Paulo Freire para pensarmos uma educação crítica que possa implodir os processos interseccionados de opressão e desumanização de diferentes sujeitos, individuais e coletivos, como vias para uma efetiva discussão de uma realidade histórica situada.
Ana Rita em 14/09/2021 (EJA em Pauta, O estudo das relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos, número 333). A Educação de Jovens e Adultos escancara muito mais de que se pensa de um Brasil. O Brasil da desigualdade, do descaso do Estado com quem constrói esse Brasil e principalmente a resistência dos docentes e discentes que acreditam na educação como possibilidades de transformação para uma sociedade menos desigual. Parabéns, Marlete por sua contribuição ao debate tão necessário nesses tempos difíceis de luta pela garantia do direito à educação.
Patricia em 14/09/2021 (Educação em Debate, número 280, O ensino remoto em tempo de pandemia e o homeschooling). Nocivo em qual sentido? Muito complicado questionar algo que não experienciou. O homeschoolling tem apresentado resultados excelentes, e a intenção não é desmerecer, muito menos acabar com a escolarização. Milhares de famílias não fazem questão alguma de ensinar em casa, mas é infeliz querer impedir e obrigar aquelas famílias que gostar e querem ensinar seus filhos. Sou pedagoga, e infelizmente o ensino escolar deixa a desejar, principalmente nas escolas públicas. Nosso maior desejo é que os que são contra se dediquem a estudar melhor e acompanhar de perto os resultados, antes das críticas sem fundamento.
TIRINHA
Carlos Latuff – Brasil de Fato