A História da Educação e Psicanálise na obra de Eliane Marta Santos T. Lopes

Sabrina Moreira Santos

“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples. Tem só duas datas, a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus.” Fernando Pessoa


Na última edição do Bibliografia Viva, programa do Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022) em parceria com a Faculdade de Educação, a Universidade Federal de Ouro Preto e o Portal de Livros Aberto (FaE/UFMG), que foi ao ar no dia 26 de agosto de 2021 às 19 horas, homenageamos a professora da FaE/UFMG, Eliane Marta Santos Teixeira Lopes. Para contribuir com nosso debate contamos com a presença das pesquisadoras Ana Maria Galvão (UFMG), Carlota Boto (USP) e Margareth Diniz (UFOP). 

Durante a live podemos presenciar uma conversa calorosa. Assim, como a professora Carlota Boto começou falando, Eliane Marta é uma das maiores pesquisadoras no campo da história da educação no país. O contato com Eliane Marta T. Lopes e com suas obras causam diversas inquietações por apresentar diferentes perspectivas do campo educacional. Foi essa a sensação que a docente Ana Maria Galvão relatou ao nos contar seu primeiro encontro com a pesquisadora, que ao ler um texto de Eliane Marta se chocou ao se deparar com assuntos que nunca havia visto antes

A psicóloga de formação, Margareth Diniz, abordou o início de sua relação com Eliane Marta, que ocorreu no mestrado, ao ser escolhida pela docente para ser orientanda da mesma, tendo em vista seu interesse pela psicanálise. “A Sagrada Missão Pedagógica”, obra de Eliane Marta Santos Teixeira Lopes, deixa bem claro sua relação entre a educação e psicanálise, o que justifica a sua capacidade de escuta e interdisciplinaridade. Assim como em sua tese de doutorado, “O Colonizado e o Colonizador”, a pesquisadora sempre apontou a necessidade de pensar a educação para além dos muros da escola, palavras ditas pelo professor Luciano Mendes. Eliane Marta busca sempre fugir do saber pronto, priorizando a escuta na sua atuação.

O livro “A Origem da Educação Pública – Eliane Marta T. Lopes”, que é uma das principais obras da educadora, impactou o campo da educação brasileira. Em seus textos, Eliane Marta, traz os traços provenientes da Revolução Francesa que impactou a educação no país, ainda aponta o caráter burguês do modelo educacional vigente e o papel da meritocracia. 

Ana Maria Galvão salientou o papel da homenageada nas discussões da educação da mulher, sendo precursora ao trazer o debate para o campo da história da educação brasileira, assim como outras temáticas, como a musicalização na história da educação, antropologia e a psicanálise. 

Eliane Marta se caracteriza por sua escrita rígida, mas ao mesmo tempo ensaística e literária. E assim, Eliane Marta Santos Teixeira Lopes instigou, e ainda instiga, diversas pessoas a continuar os debates da história da educação, com sua generosidade e sua capacidade de transcender a universidade, palavras proferidas por Carlota Boto. 

O próximo programa Bibliografia Viva irá abordar a Educação Popular e a EJA na obra de Osmar Fávero, estará presente as pesquisadoras Eliane Ribeiro (UNIRIO) e Fernanda dos Santos Paulo (UNOESC) e o pesquisador Leôncio José Gomes Soares (UFMG), irá ao ar dia 30 de setembro de 2021, às 19 horas, no canal do Youtube da FaE/UFMG. 

A História da Educação e Psicanálise na obra de Eliane Marta Santos T. Lopes

Educação Popular e EJA na obra de Osmar Fávero


Imagem de destaque: Bibliografia Viva Eliane Marta Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *