Jornal 370

Vol. 36, Nº 370/novembro de 2022 – sexta-feira, 25.

EDITORIAL

A crise da escola

A chamada crise da educação está na ordem do dia. Diversos coletivos e profissionais vêm à público todos os dias para nos dizer em alto e bom tom que está tudo, ou quase tudo, errado com a formação das novas gerações. No entanto, em boa parte desses enunciados, o que está em causa não é a educação, mas a escola, uma forma muito particular, e recente, de educar. A educação, malgrado os vaticínios, sempre aconteceu e acontece, aquém, junto ou além da escola.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Abusos sexuais, política e liberdade de ensinar nas escolas – Cleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
Ao defenderem a “Lei da mordaça”, a educação domiciliar, a escola burocratizada, essa parcela da população em nome de deus, da moral ou de qualquer outro pretexto, ao invés de protegerem a infância e a juventude, na realidade colaboram para a manutenção das violações, inclusive uma das mais brutais e condenáveis, que é a violação sexual de crianças e adolescentes.

A criança no contexto da cultura de violência e o fetiche por armas – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
A socialização da criança em contexto de desenvolvimento marcada pela cultura da violência é projetada para modelos que naturalizam certos valores e atitudes, podendo trazer variados prejuízos.

Copa no Qatar desafia o poder de revolta e o frágil relativismo cultural  – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Não é sem controvérsias que se desenrola a XXII Copa do Mundo de Futebol Masculino, no Qatar, pequeno país da Península Arábica, exportador de gás e petróleo, um dos mais importantes players do mercado mundial.

Filosofia da Tolerância – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Pelo simples fato de ser eu uma criatura humana, devo preocupar-me com o destino da humanidade. É na busca dessa coerência didático-pedagógica que Bernhard Häring e Valentino Salvoldi nos conduzem pelas páginas do livro, Tolerância: Por uma ética de solidariedade e de paz”. 

A comunidade escolar de olho nas políticas públicas – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
Os conselhos municipais no Brasil têm um papel de suma importância, eles são espaços públicos formados por representantes do poder público e da sociedade civil. Através dos conselhos o cidadão que usufrui dos serviços públicos pode fiscalizar, deliberar e controlar determinadas políticas públicas. 

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Leitura como medicamento para a saúde mental – Lílian Ramires Costa – EXCLUSIVO
Sim, a literatura tem o poder de restaurar estados de ânimo. Ela tem a capacidade de harmonizar as emoções e, assim, trazer equilíbrio ao estado mental humano.

Sombras – recorte de uma realidade adulterada – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O gado, despelado, levantou bandeiras em desrespeitosas combinações. Urinou em público. Batizou banheiros… sempre unissex. Repetiu o repetido. Síndrome de papagaio. Maritacas. Encenou reprimidas volúpias bélicas.

Uma das mais emblemáticas obras do século XX: Crônica da Casa Assassinada – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Crônica da casa assassinada, por sua estrutura inovadora e inventiva, em que há uma variedade de narradores, está ao lado de obras de autores do século XX que também saíram do “lugar-comum”, como Graciliano Ramos, Cornélio Penna, João Guimarães Rosa e Clarice Lispector, fazendo com que a literatura brasileira da época evoluísse consideravelmente.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A afetividade na educação de meninos negros e periféricos – Thamara Santos Guilherme – EXCLUSIVO
A morte de homens negros é noticiada quase que diariamente, tenham eles cometido algum delito ou não. Os negros representam 78% das pessoas mortas por armas de fogo no Brasil. Os homens negros são os maiores atingidos, representando 75% do total.

Deseducando em Direitos Humanos: breves reflexões sobre o tempo presente – Ruan Debian e Douglas Tomácio – EXCLUSIVO
Há algum tempo, Freire (2007), Brandão (2007), Libânio (2012), dentre tantos outros e outras expoentes, dão-nos compreensões acerca de um educar que extrapola o ambiente escolar e/ou as estruturas rígidas da educação formal. Mais amplo, faz-se onde há o outro, na relação, no viver em sociedade de tantas faces, anseios e contradições.

EJA EM PAUTA
Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas: desafios para superar a lógica do puxadinho! – Natalino Neves da Silva – EXCLUSIVO
A  formação inicial de profissionais voltada para a ERER e para a EJA trata-se de um direito social e humano conquistado. Essa compreensão problematiza não só a lógica do puxadinho, como também concepções privatistas e individualistas do mundo da vida que se impõem cada vez mais de maneira a fazerem delirar o limite ético-social entre o aceitável e o não aceitável.

INFÂNCIAS EM PAUTA
Eu vim de lá: relato de educadores musicais negros (Parte 1) Isaac Luís – EXCLUSIVO
Durante muito tempo, eu tive a letra de uma música do Mano Brown  impressa na parede da sala da casa onde eu morava anos atrás. A música intitulada “Negro Drama” narra a vida de um garoto morador da periferia que alcança o sucesso através da música, por meio do Rap.

ENTREMEMÓRIAS
Meu caminho na educação – Vanda Maria Vital Barroso – EXCLUSIVO
Meu nome é Vanda Maria Vital Barroso, tenho 49 anos, sou natural de Parintins, cidade localizada no Amazonas. Cidade pequena, com cem mil habitantes, mas conhecida mundialmente: primeiro pela floresta Amazônica e segundo pela festa folclórica dos bois-bumbás, Caprichoso e Garantido.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
As ações da Anvisa no novo momento da covid no Brasil – Nexo
Agência volta a obrigar uso de máscaras em aeroportos e aviões e aprova com atraso uso emergencial de vacinas bivalentes. Medidas buscam combater aumento de casos da doença no país.

Drauzio Varella: ‘É um crime a dúvida sobre a eficácia das vacinas que colocaram na população’ – O Globo
Médico que integra a equipe de transição do governo afirma que a prioridade do novo governo deve ser a retomada da assistência básica para doenças crônicas.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Nada os trará de volta: memória e reflexão pública como instrumentos de conquista
Coordenado pela Profa. Dra. Roseli Fischmann, a palestra contou a brilhante apresentação do Dr. Edson Cardoso. O evento foi transmitido pelo canal do youtube da Faculdade de Educação de São Paulo. A publicação do seu livro de mesmo nome nos convida a uma importante reflexão, tão quanto urgente e necessária, sobre as relações étnico-raciais. 

Leia mais.

TIRINHA
Tirinhas da Mafalda