Ano 8 – Nº 295/ sexta-feira, 09 de outubro de 2020
EDITORIAL
O 15 de Outubro, as Professoras e a Pandemia
O Dia da Professora sempre foi, historicamente, momento de congratulação societária, sobretudo das elites políticas, para com a classe. Agora mesmo, no momento em que nos preparamos para comemorar mais um Dia das Professoras, coisas paradoxais acontecem: por um lado, não são poucas as vozes que se levantam para dizer o quanto o professorado brasileiro tem contribuído para diminuir o impacto da crise entre as crianças e adolescentes brasileiros por meio da mais diversificada e capilar rede de proteção a estes sujeitos. Enquanto isso, muitos governadores se mobilizam, e mobilizam seus aliados no campo político e empresarial, para retirar direitos historicamente reconhecidos e consagrados á categoria.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 12 de outubro vai continuar a série de entrevistas pensando nas eleições de 2020. Nesse segundo encontro, vamos receber a pesquisadora Debora Calheiros para conversar sobre os Movimentos Sociais e a preservação ambiental.
Segunda também teremos a sessão especial Belimbeleza, com o terceiro episódio do conto, “E agora Berenice?”. Além disso contamos com as colunas Pensando Bem e Valorizando o Saber, além da Agenda da Educação com os principais eventos da Semana.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
LIVE – PENSAR AO VIVO
A contribuição das pesquisas às políticas de educação
De olho nas eleições municipais o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza no dia 14 de outubro uma discussão sobre as pesquisas em educação e a política. Luciano Mendes de Faria Filho e Vanessa Macêdo, ambos da equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebem as pesquisadoras Miriam Fábia (ANPEd) e Samira Zaidan (UFMG) para um bate papo sobre política, pesquisa e educação. Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes.
ENTREVISTA
Cartilha VOTO EDUCAÇÃO – Bernardo J. Oliveira
Todo mundo que se candidata e vota precisa conhecer os pontos básicos para assegurar educação de qualidade referenciada nos princípios que regem uma sociedade democrática, livre e igualitária. Por isso a Frente Pela Educação Democrática de Minas Gerais desenvolveu a Cartilha Voto Educação. Assim candidatos podem abraçar algumas propostas importantes como parte da sua campanha eleitoral, mas sobretudo poderá apoiar a luta pela melhoria da educação no município.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Reflexões sobre gênero e educação em tempos de pandemia – Brunah Schall, Polyana Valente, Mariela Rocha e Paloma Porto – EXCLUSIVO
Falar de gênero significa discutir visões sobre masculinidade e feminilidade específicas de determinados grupos, definidos também por religião, classe, etnia, idade etc. O gênero e o sexo biológico, apesar de serem diferentes, estão em constante interação e guardam diversidades, especificidades.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Imprensa e formação – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Os bons jornais, malgrado os equívocos e maledicências, ainda são um espaço de pluralidade e objetividade. Sua leitura é uma oração em honra da construção de uma esfera pública democrática. Sigamos na leitura – e na crítica – aos jornais.
Título de Eleitor: a promessa – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Um político que vive de promessas não é necessariamente um mau político. A promessa faz parte da política. Aqui fica, então, uma primeira lição para a política: seu candidato tem crédito? Tem credibilidade? Se não, esqueça. Não é uma boa pessoa, muito menos um bom político.
É hora de virar o jogo. Nos territórios – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
O momento é de dar voz aos verdadeiros credores da dívida pública, o povo que “veve” nos territórios. Agora trazemos as lideranças populares para as rodas de conversa, multiplicando-as ao redor dos núcleos da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) existentes em cada estado da federação.
BICENTENÁRIO EM FOCO
O bicentenário no Pará: Cabanagem e uma luta por direitos e cidadania – Danielle Figuerêdo Moura – EXCLUSIVO
A caracterização feita aos cabanos não era apenas uma justificativa ao combate ou a implementação de medidas civilizatórias (como o trabalho forçado em obras ou agricultura). Desqualificá-los e desumanizá-los no nível do discurso era em si uma forma de combate e estava diretamente ligado ao contexto da formação do Estado.
Um Portal para vários Brasis – Portal do Bicentenário
No dia 07 de Setembro de 1822 a história nos conta que a Independência do Brasil foi proclamada. Mas precisamos perguntar: a essa mesma história, quantos de nós seguimos fora desse projeto de liberdade? Com essa pergunta, que também é um apelo, nos proclamamos engajados em uma luta que ainda não acabou.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
O adeus a Quino – Gustavo Neves – EXCLUSIVO
Quino trouxe com uma sensibilidade ímpar, uma revisão do mundo contemporâneo, tratando com doçura e leveza singular, assuntos pouco comuns para as crianças, Direitos humanos, aquecimento global, instabilidade política, ditadura, emprego, precarização do trabalho, violência e desigualdade, fizeram parte do repertório.
Deixo o que não fiz – legado de omissões – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Entre as cenas anunciadas, deixo aquelas que enterrei. Ensaiei o texto dos justos. Abafei o murmúrio da sociedade dividida, dos direitos perdidos, acúmulo do mal – capital. Não disse por medo, escolha, degredo, não disse.
CONVITE À LEITURA
“Eu não consigo respirar”: uma leitura de Queen and Slim – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
É impossível assistir ao filme e não relacionar com todas as histórias de vidas negras interrompidas de forma absurda pela ação da polícia. Por quê? Por que pessoas negras são o alvo? Por mais quanto tempo ainda vamos precisar gritar “vidas negras importam”?
Ailton Krenak: Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano/2020 – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO
A noção de humanidade, restrita ao ser humano, que deixa de fora a Terra — com seus rios/mares, florestas, montanhas — é colocada em xeque. E a cultura dos povos originários é resgatada como experiência de vida em que homem e natureza são UM.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Diferença, desigualdade e intolerância: Como pensar essa relação? – Aline Choucair Vaz – EXCLUSIVO
Lidar com a diferença é um caminho fundamental para a convivência. Pelas diferenças aprendemos mais e protagonizamos uma sociedade plural e participativa. O que a escola não pode se curvar é com a desigualdade.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Consentimento e sexualidade: esse assunto cabe na escola? – Amana Rocha Mattos – EXCLUSIVO
O terreno minado das escolas para os temas de gênero e sexualidade parece ter se tornado mais hostil ao diálogo e à troca nos últimos anos. Direção, professoras e professores temem sofrer perseguições e evitam tocar no assunto. As e os estudantes, por sua vez, seguem fazendo mil perguntas.
EJA EM PAUTA
Cartografias participativas na EJA – Natalino Neves – EXCLUSIVO
Construir automapeamentos com a participação dos próprios atores sociais pode contribuir para evidenciar ações sociopolíticas e culturais de lutas, enfrentamentos e resistências.
INFÂNCIAS EM PAUTA
Retomada das aulas pelo mundo: experiências em escolas na Espanha, em Portugal e na Austrália – Karina Lúcia Pereira, Babita Faria (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
No exterior, os protocolos sanitários foram elaborados a nível nacional, com comunicação transparente entre escolas, responsáveis e governo. Apresentamos alguns depoimentos cedidos por brasileiros que moram fora do país e já passaram por experiências de retorno às aulas.
PESQUISA EDUCACIONAL
Jovens gays na escola: masculinidades, infância e narrativas – Juliane Costa Silva e Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios – Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (Uneb)
O artigo apresenta histórias de escolarização de estudantes gays, especificamente, as marcas da infância e as questões das masculinidades vivenciadas nos espaços formativos da escola e da família.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Professora de geografia cria jogo de Escape Room com formulários do Google – Porvir
Para ampliar o envolvimento durante as aulas remotas, educadora de Campinas (SP) conta como desenvolveu atividades gamificadas.
Covas ignorou propostas das famílias e professores ao protocolo de volta às aulas -Rede Brasil Atual
Conselhos de Escola consideram que protocolo de volta às aulas da prefeitura de São Paulo não garante proteção e que decisão sobre retomada não pode ficar a cargo das famílias
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Qual a atual situação do Brasil na crise da COVID-19? – Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Na coluna desta semana o professor Unaí Tupinambás explora a evolução da crise do coronavírus, o que mudou desde o início do pandemia e o lugar do Brasil nisso tudo.
Inserção de sujeitos anônimos na cultura científica – Valéria Raimundo (para o Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Como a comunicação publica da ciência pode interferir na formação de uma cultura cientifica? Qual o papel de pesquisadores, divulgadores e gestão publica nesse processo, para refletir sobre isso, o Ciência e tecnologia recebeu a professora Valéria Raimundo.
A crise da FAPEMIG e as ciências em Minas Gerais
Com a aproximação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil ao lado da iniciativa Ciências de Minas, realizaram uma live para discutir a situação da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado Minas Gerais (FAPEMIG) e o desenvolvimento científico no estado.
AMÉRICA LATINA
Cómo afecta la pandemia de covid-19 a la educación en comunidades indígenas – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Argentina
Un informe elaborado por investigadoras analizó el impacto de la crisis de salud actual en el desarrollo de la Educación Intercultural Bilingüe en las provincias de Chaco y Misiones.
Expertos indígenas diseñarán ruta para recuperación de sus territorios post covid-19– Presiência – Costa Rica
Con el respaldo de las comunidades, del Gobierno y del Sistema de Naciones Unidas (SNU), cuatro expertos indígenas formularán en un plazo de tres meses el Plan Nacional de Recuperación Económica de los Territorios Indígenas afectados por la pandemia.
PENSAR INDICA
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lança novo guia para o contexto da pandemia: o Guia COVID-19 – Volume 9: Eleições Municipais. O Guia 9 é destinado a – Candidaturas a Executivo e Legislativo Municipais, trazendo o cenário de desafios da educação e da proteção, incluindo as novas problemáticas diante da pandemia de COVID-19 e também à Eleitoras e eleitores, servindo como um instrumento não só para a escolha de voto, como também para monitorar, após as eleições, o trabalho das candidaturas eleitas. Esse volume reflete sobre o cenário da Educação e da Proteção em 2020; O que é de competência dos Municípios; Como anda a situação de oferta, permanência e qualidade na educação infantil e no ensino fundamental; O que é de competência dos Municípios quanto à proteção; Como anda a situação da Proteção na pandemia e recomendações para candidaturas: Executivo Municipal e Legislativo Municipal.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – O projeto “E aí, prefeitura? Os jovens e o Joca por uma São Paulo melhor nas Eleições 2020” é uma iniciativa que convida escolas de todo o município de São Paulo a debaterem com seus estudantes ideias e propostas para uma cidade melhor, em diversas áreas (como educação, moradia e direitos humanos). A iniciativa é do Joca, jornal para jovens e crianças.
Priscilla Bahiense – O Livro Resistidas y desafiadas. Las prácticas en las instituciones entre demandas, legalidades y discursos já está disponível. O livro é uma obra coletiva criada no Coloquio Internacional no VI SIMPINFA.
OPINIÃO DO LEITOR
Flavia Renata em 02/10/2020 (EJA em Pauta, edição 294, A EJA e “A Peste”). Muito obrigada, Ramuth, por nos proporcionar leituras tão singulares. Há a dura realidade, mas a propriedade estilística consola e faz refletir com suavidade e precisão o que nos é necessário a este tempo. Abraço fraterno!
Enir dos Santos em 02/10/2020 (Educação em Debate, edição 259, Educação e direito à infância: pelo reconhecimento da criança como sujeito de direitos). Nesse tempo de pandemia, as pessoas estão desorientadas, com medo de tudo e de todos, nunca tivemos um isolamento, uma quarentena dessa, todos estão vulneráveis, o desemprego acaba afetando também a população, onde começa os conflitos com a família, os desentendimento e por fim agressões.
Maria Marlete de Souza em 02/10/2020 (EJA em Pauta, edição 294, A EJA e “A Peste”). O texto do Professor Ramuth nos leva a refletir sobre as “pestes” que estamos vivendo nos dias atuais. Deu vontade de ler o livro do Camus. Parabéns pelo texto.
Wilson Catarino Dos Santos Junior em 05/10/2020 (Pesquisa Educacional, edição 294, Do Brasil para o Mundo: a importância da História da Psicologia no país). Artigo excelente!!!!!
Ramuth Marinho em 05/10/2020 (EJA em Pauta, edição 294, A EJA e “A Peste”). Obrigado pelo comentário elogioso, Flávia!
Sigamos enfrentando essa “peste” e as outra mazelas da nossa sociedade.
Shirlei Victorino em 06/10/2020 (Educação, Gênero, Sexualidade, edição 294, Um campo em disputa: praticas educativas e diversidade sexual e de gênero). Uma pauta fundamental que exige uma discussão séria e sistemática quanto às intersecçoes que atravessam a pauta sobre gênero e sexualidades, principalmente, no âmbito escolar, haja vista a manutenção de um.currículo oculto que institui lugares de saber, poder, conhecimento e verdade.
Lisiane Storniolo em 06/10/2020 (Educação, Gênero, Sexualidade, edição 294, Um campo em disputa: praticas educativas e diversidade sexual e de gênero). Muito legal a iniciativa. Irei acompanhar as discussões e contribuir com o que for possível. Precisamos destes espações de interação! Parabéns!
TIRINHA
Ribs