Jornal 295

Ano 8 – Nº 295/ sexta-feira, 09 de outubro de 2020

EDITORIAL

O 15 de Outubro, as Professoras e a Pandemia

O Dia da Professora sempre foi, historicamente, momento de congratulação societária, sobretudo das elites políticas, para com a classe. Agora mesmo, no momento em que nos preparamos para comemorar mais um Dia das Professoras, coisas paradoxais acontecem: por um lado, não são poucas as vozes que se levantam para dizer o quanto o professorado brasileiro tem contribuído para diminuir o impacto da crise entre as crianças e adolescentes brasileiros por meio da mais diversificada e capilar rede de proteção a estes sujeitos. Enquanto isso, muitos governadores se mobilizam, e mobilizam seus aliados no campo político e empresarial, para retirar direitos historicamente reconhecidos e consagrados á categoria.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil  do dia 12 de outubro vai continuar a série de entrevistas pensando nas eleições de 2020. Nesse segundo encontro, vamos receber a pesquisadora Debora Calheiros para conversar sobre os Movimentos Sociais e a preservação ambiental.

Segunda também teremos a sessão especial Belimbeleza, com o terceiro episódio do conto, “E agora Berenice?”. Além disso contamos com as colunas Pensando Bem e Valorizando o Saber, além da Agenda da Educação com os principais eventos da Semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
A contribuição das pesquisas às políticas de educação
De olho nas eleições municipais o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza no dia 14 de outubro uma discussão sobre as pesquisas em educação e a política. Luciano Mendes de Faria Filho e Vanessa Macêdo, ambos da equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebem as pesquisadoras Miriam Fábia (ANPEd) e Samira Zaidan (UFMG) para um bate papo sobre política, pesquisa e educação. Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes.

ENTREVISTA
Cartilha VOTO EDUCAÇÃO – Bernardo J. Oliveira
Todo mundo que se candidata e vota precisa conhecer os pontos básicos para assegurar educação de qualidade referenciada nos princípios que regem uma sociedade democrática, livre e igualitária. Por isso a Frente Pela Educação Democrática de Minas Gerais desenvolveu a Cartilha Voto Educação. Assim candidatos podem abraçar algumas propostas importantes como parte da sua campanha eleitoral, mas sobretudo poderá apoiar a luta pela melhoria da educação no município.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Reflexões sobre gênero e educação em tempos de pandemia – Brunah Schall, Polyana Valente, Mariela Rocha e Paloma Porto – EXCLUSIVO
Falar de gênero significa discutir visões sobre masculinidade e feminilidade específicas de determinados grupos, definidos também por religião, classe, etnia, idade etc. O gênero e o sexo biológico, apesar de serem diferentes, estão em constante interação e guardam diversidades, especificidades.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
Imprensa e formação – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Os bons jornais, malgrado os equívocos e maledicências, ainda são um espaço de pluralidade e objetividade. Sua leitura é uma oração em honra da construção de uma esfera pública democrática. Sigamos na leitura – e na crítica – aos jornais.

Título de Eleitor: a promessa – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Um político que vive de promessas não é necessariamente um mau político. A promessa faz parte da política. Aqui fica, então, uma primeira lição para a política: seu candidato tem crédito? Tem credibilidade? Se não, esqueça. Não é uma boa pessoa, muito menos um bom político.

É hora de virar o jogo. Nos territórios – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
O momento é de dar voz aos verdadeiros credores da dívida pública, o povo que “veve” nos territórios. Agora trazemos as lideranças populares para as rodas de conversa, multiplicando-as ao redor dos núcleos da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) existentes em cada estado da federação.

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BICENTENÁRIO EM FOCO
O bicentenário no Pará: Cabanagem e uma luta por direitos e cidadania – Danielle Figuerêdo Moura – EXCLUSIVO
A caracterização feita aos cabanos não era apenas uma justificativa ao combate ou a implementação de medidas civilizatórias (como o trabalho forçado em obras ou agricultura). Desqualificá-los e desumanizá-los no nível do discurso era em si uma forma de combate e estava diretamente ligado ao contexto da formação do Estado.

Um Portal para vários Brasis – Portal do Bicentenário
No dia 07 de Setembro de 1822 a história nos conta que a Independência do Brasil foi proclamada. Mas precisamos perguntar: a essa mesma história, quantos de nós seguimos fora desse projeto de liberdade? Com essa pergunta, que também é um apelo, nos proclamamos engajados em uma luta que ainda não acabou.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
O adeus a Quino – Gustavo Neves – EXCLUSIVO
Quino trouxe com uma sensibilidade ímpar, uma revisão do mundo contemporâneo, tratando com doçura e leveza singular, assuntos pouco comuns para as crianças, Direitos humanos, aquecimento global, instabilidade política, ditadura, emprego, precarização do trabalho, violência e desigualdade, fizeram parte do repertório.

Deixo o que não fiz – legado de omissões – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Entre as cenas anunciadas, deixo aquelas que enterrei. Ensaiei o texto dos justos. Abafei o murmúrio da sociedade dividida, dos direitos perdidos, acúmulo do mal – capital. Não disse por medo, escolha, degredo, não disse.

CONVITE À LEITURA
“Eu não consigo respirar”: uma leitura de Queen and Slim – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
É impossível assistir ao filme e não relacionar com todas as histórias de vidas negras interrompidas de forma absurda pela ação da polícia. Por quê? Por que pessoas negras são o alvo? Por mais quanto tempo ainda vamos precisar gritar “vidas negras importam”?

Ailton Krenak: Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano/2020 – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO
A noção de humanidade, restrita ao ser humano, que deixa de fora a Terra — com seus rios/mares, florestas, montanhas — é colocada em xeque. E a cultura dos povos originários é resgatada como experiência de vida em que homem e natureza são UM.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Diferença, desigualdade e intolerância: Como pensar essa relação? – Aline Choucair Vaz – EXCLUSIVO
Lidar com a diferença é um caminho fundamental para a convivência. Pelas diferenças aprendemos mais e protagonizamos uma sociedade plural e participativa. O que a escola não pode se curvar é com a desigualdade.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Consentimento e sexualidade: esse assunto cabe na escola? – Amana Rocha Mattos – EXCLUSIVO
O terreno minado das escolas para os temas de gênero e sexualidade parece ter se tornado mais hostil ao diálogo e à troca nos últimos anos. Direção, professoras e professores temem sofrer perseguições e evitam tocar no assunto. As e os estudantes, por sua vez, seguem fazendo mil perguntas.

EJA EM PAUTA
Cartografias participativas na EJA – Natalino Neves – EXCLUSIVO
Construir automapeamentos com a participação dos próprios atores sociais pode contribuir para evidenciar ações sociopolíticas e culturais de lutas, enfrentamentos e resistências.

INFÂNCIAS EM PAUTA
Retomada das aulas pelo mundo: experiências em escolas na Espanha, em Portugal e na Austrália – Karina Lúcia Pereira, Babita Faria (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
No exterior, os protocolos sanitários foram elaborados a nível nacional, com comunicação transparente entre escolas, responsáveis e governo. Apresentamos alguns depoimentos cedidos por brasileiros que moram fora do país e já passaram por experiências de retorno às aulas.

PESQUISA EDUCACIONAL
Jovens gays na escola: masculinidades, infância e narrativas – Juliane Costa Silva e Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios – Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (Uneb)
O artigo apresenta histórias de escolarização de estudantes gays, especificamente, as marcas da infância e as questões das masculinidades vivenciadas nos espaços formativos da escola e da família.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Professora de geografia cria jogo de Escape Room com formulários do Google – Porvir
Para ampliar o envolvimento durante as aulas remotas, educadora de Campinas (SP) conta como desenvolveu atividades gamificadas.

Covas ignorou propostas das famílias e professores ao protocolo de volta às aulas -Rede Brasil Atual
Conselhos de Escola consideram que protocolo de volta às aulas da prefeitura de São Paulo não garante proteção e que decisão sobre retomada não pode ficar a cargo das famílias

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Qual a atual situação do Brasil na crise da COVID-19? – Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Na coluna desta semana o professor Unaí Tupinambás explora a evolução da crise do coronavírus, o que mudou desde o início do pandemia e o lugar do Brasil nisso tudo.

Inserção de sujeitos anônimos na cultura científica – Valéria Raimundo (para o Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Como a comunicação publica da ciência pode interferir na formação de uma cultura cientifica? Qual o papel de pesquisadores, divulgadores e gestão publica nesse processo, para refletir sobre isso, o Ciência e tecnologia recebeu a professora Valéria Raimundo.

A crise da FAPEMIG e as ciências em Minas Gerais
Com a aproximação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil ao lado da iniciativa Ciências de Minas, realizaram uma live para discutir a situação da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado Minas Gerais (FAPEMIG) e o desenvolvimento científico no estado.

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AMÉRICA LATINA
Cómo afecta la pandemia de covid-19 a la educación en comunidades indígenas – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Argentina
Un informe elaborado por investigadoras analizó el impacto de la crisis de salud actual en el desarrollo de la Educación Intercultural Bilingüe en las provincias de Chaco y Misiones.

Expertos indígenas diseñarán ruta para recuperación de sus territorios post covid-19– Presiência – Costa Rica
Con el respaldo de las comunidades, del Gobierno y del Sistema de Naciones Unidas (SNU), cuatro expertos indígenas formularán en un plazo de tres meses el Plan Nacional de Recuperación Económica de los Territorios Indígenas afectados por la pandemia.

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PENSAR INDICA
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lança novo guia para o contexto da pandemia: o Guia COVID-19 – Volume 9: Eleições Municipais. O Guia 9 é destinado a – Candidaturas a Executivo e Legislativo Municipais, trazendo o cenário de desafios da educação e da proteção, incluindo as novas problemáticas diante da pandemia de COVID-19 e também à Eleitoras e eleitores, servindo como um instrumento não só para a escolha de voto, como também para monitorar, após as eleições, o trabalho das candidaturas eleitas. Esse volume reflete sobre o cenário da Educação e da Proteção em 2020; O que é de competência dos Municípios; Como anda a situação de oferta, permanência e qualidade na educação infantil e no ensino fundamental; O que é de competência dos Municípios quanto à proteção; Como anda a situação da Proteção na pandemia e recomendações para candidaturas: Executivo Municipal e Legislativo Municipal.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção
– O projeto “E aí, prefeitura? Os jovens e o Joca por uma São Paulo melhor nas Eleições 2020” é uma iniciativa que convida escolas de todo o município de São Paulo a debaterem com seus estudantes ideias e propostas para uma cidade melhor, em diversas áreas (como educação, moradia e direitos humanos). A iniciativa é do Joca, jornal para jovens e crianças.

Priscilla Bahiense – O Livro Resistidas y desafiadas. Las prácticas en las instituciones entre demandas, legalidades y discursos já está disponível. O livro é uma obra coletiva criada no  Coloquio Internacional no VI SIMPINFA.

OPINIÃO DO LEITOR
Flavia Renata
em 02/10/2020 (EJA em Pauta, edição 294,  A EJA e “A Peste”). Muito obrigada, Ramuth, por nos proporcionar leituras tão singulares. Há a dura realidade, mas a propriedade estilística consola e faz refletir com suavidade e precisão o que nos é necessário a este tempo. Abraço fraterno!

Enir dos Santos em 02/10/2020 (Educação em Debate, edição 259, Educação e direito à infância: pelo reconhecimento da criança como sujeito de direitos). Nesse tempo de pandemia, as pessoas estão desorientadas, com medo de tudo e de todos, nunca tivemos um isolamento, uma quarentena dessa, todos estão vulneráveis, o desemprego acaba afetando também a população, onde começa os conflitos com a família, os desentendimento e por fim agressões.

Maria Marlete de Souza em 02/10/2020 (EJA em Pauta, edição 294,  A EJA e “A Peste”). O texto do Professor Ramuth nos leva a refletir sobre as “pestes” que estamos vivendo nos dias atuais. Deu vontade de ler o livro do Camus. Parabéns pelo texto.

Wilson Catarino Dos Santos Junior em 05/10/2020 (Pesquisa Educacional, edição 294, Do Brasil para o Mundo: a importância da História da Psicologia no país). Artigo excelente!!!!!

Ramuth Marinho em 05/10/2020 (EJA em Pauta, edição 294,  A EJA e “A Peste”). Obrigado pelo comentário elogioso, Flávia!
Sigamos enfrentando essa “peste” e as outra mazelas da nossa sociedade.

Ramuth Marinho em 05/10/2020 (EJA em Pauta, edição 294,  A EJA e “A Peste”). Obrigado, Maria Marlete. Recomendo muitíssimo a leitura do livro do Camus… E como escrevi no comentário anterior, “sigamos enfrentando essa “peste” e as outra mazelas da nossa sociedade.”

Shirlei Victorino em 06/10/2020 (Educação, Gênero, Sexualidade, edição 294, Um campo em disputa: praticas educativas e diversidade sexual e de gênero). Uma pauta fundamental que exige uma discussão séria e sistemática quanto às intersecçoes que atravessam a pauta sobre gênero e sexualidades, principalmente, no âmbito escolar, haja vista a manutenção de um.currículo oculto que institui lugares de saber, poder, conhecimento e verdade.

Lisiane Storniolo em 06/10/2020 (Educação, Gênero, Sexualidade, edição 294, Um campo em disputa: praticas educativas e diversidade sexual e de gênero). Muito legal a iniciativa. Irei acompanhar as discussões e contribuir com o que for possível. Precisamos destes espações de interação! Parabéns!

TIRINHA
Ribs

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