Educação em Debate, edição 295

Título de Eleitor: a promessa – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Um político que vive de promessas não é necessariamente um mau político. A promessa faz parte da política. Aqui fica, então, uma primeira lição para a política: seu candidato tem crédito? Tem credibilidade? Se não, esqueça. Não é uma boa pessoa, muito menos um bom político.

Imprensa e formação – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Os bons jornais, malgrado os equívocos e maledicências, ainda são um espaço de pluralidade e objetividade. Sua leitura é uma oração em honra da construção de uma esfera pública democrática. Sigamos na leitura – e na crítica – aos jornais.

É hora de virar o jogo. Nos territórios – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
O momento é de dar voz aos verdadeiros credores da dívida pública, o povo que “veve” nos territórios. Agora trazemos as lideranças populares para as rodas de conversa, multiplicando-as ao redor dos núcleos da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) existentes em cada estado da federação.

O mito da escola terceirizada superior à pública – Avaliação Educacional
Diane Ravitch divulga um estudo que William J. Gumbert realizou sobre o desempenho de escolas públicas terceirizadas para a iniciativa privada no Texas e que sistematicamente documenta que elas têm desempenho inferior às escolas públicas de gestão pública.

ANPEd e ABPEE denunciam retrocessos em nova política de educação especial lançada pelo governo; confira repercussão de entidades e associações – ANPEd
As diferentes entidades que subscrevem o documento consideram que o referido Decreto, em consonância ao projeto de desmonte do Estado, induz à privatização da educação. Também consideram que, ao retomar o modelo biomédico de deficiência, o documento intensifica processos de segregação e discriminação dos sujeitos da educação especial.

Nova Política Nacional de Educação Especial fere diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão – Folha de São Paulo
Pesquisa realizada pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente mostra que a educação inclusiva promove a autonomia de crianças com deficiência intelectual.

‘Ser exceção sempre dificulta’: conquistas e barreiras vividas pela crescente parcela de transexuais nas universidades – BBC
“Todos esses fatores afetam diretamente o acesso e permanência de pessoas trans na universidade e eventualmente no ingresso ao mercado de trabalho”, diz.

FUNDEB: a luta pelos fundos públicos e a questão racial – Avaliação Educacional
A ideia não é má, embora tenhamos pela frente uma árdua batalha pela regulamentação dos destinos dos recursos do FUNDEB. O debate proposto pelos autores faz sentido – desde que se consiga garantir que os recursos do FUNDEB cheguem à escola pública de gestão pública.

Decreto que recria escola especial atrai preocupação de especialistas – Folha
Norma assinada por Bolsonaro no dia 30 revive possibilidade de separar alunos com deficiência.

Governo exclui universidades estaduais paulistas e Fapesp do PL 529 – Jornal USP
Em comunicado, Cruesp agradece a todos que contribuíram para defender o modelo bem-sucedido de autonomia e de financiamento do ensino superior público de São Paulo. otc-certified-store.com https://zp-pdl.com/best-payday-loans.php https://zp-pdl.com/best-payday-loans.php https://zp-pdl.com/get-quick-online-payday-loan-now.php http://www.otc-certified-store.com/respiratory-tract-medicine-europe.html

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