Jornal 292

Ano 8 – Nº 292/ sexta-feira, 18 de setembro de 2020

EDITORIAL

Paulo Freire: dos Oprimidos à Esperança!
À pergunta “qual é a crise da educação e como enfrentá-la?”, há uma infinidade de respostas possíveis. Hoje, mais do que nunca as ideias, as sensibilidades e as práticas de Paulo Freire são atuais e necessárias. O mundo precisa de pessoas e de profissionais preparados numa Pedagogia do Cuidado e da Esperança – aquela que escuta, que acolhe e que ensina a cuidar como um ato  coletivo, empático e solidário. É por isso que o mundo precisa de Paulo Freire!

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 21 de setembro vai receber as professoras e pesquisadoras Ana de Figueiredo e Zulmira Rangel para falar um pouco sobre o Laboratório Brinquedoteca BrincArte. Segunda também teremos um papo sobre Direito Sindical com Marisa Barbato, Analise Silva e Mateus Servilha, da gestão do APUBH. Além disso, vamos contar com as colunas Pensando Bem e Valorizando o Saber e com a Agenda da Educação, que traz os principais eventos da Semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Pensar: ao vivo Escola. Presente? Tempos, espaços e pedagogias possíveis na pandemia
As angústias e possibilidades pedagógicas que surgem no cenário de aulas durante a pandemia de COVID-19 serão o assunto do PENSAR AO VIVO do dia 23 de setembro, com participação de Pâmela Souza da Silva, Doutoranda da UERJ, Paola Zordan, da UFRGS, Roseli de Sá, da UFBA, Verônica Domingues, da UFBA e Vanessa Macêdo, do Pensar a Educação, Pensar o Brasil

ENTREVISTA
Brasil, o país do futuro – Pensar Jovem: Fazer sentido
Em mais uma edição da parceria do Pensar a Educação, Pensar o Brasil com o projeto Pensar Jovem: Fazer Sentido estudantes e professores comentam sobre educação, perspectivas e medo do amanhã, especialmente nesses tempos de pandemia.

SEÇÃO ESPECIAL: PAULO FREIRE
Meus momentos com Paulo Freire – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Nossa relação começa no final do Ensino Fundamental, pequenos enxertos de frases, textos ou mesmo ideias que algum dos educadores articulavam em debates com a turma.

Ler Paulo Freire fez diferença pra mim, e pra você? – Dilza Pôrto Gonçalves – EXCLUSIVO
Por mais que Paulo Freire tenha influenciado as teorias pedagógicas foi na vida das pessoas simples que ele realmente fez a diferença, quando estas conseguiram ler e escrever e, assim se sentiram cidadãs.

Como descobri Paulo Freire ou “A liberdade embrulhada em papel de pão” – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
Reconhecer e reafirmar o valor da obra de Paulo Freire neste exato momento da história brasileira, em que as forças mais obscuras nos assombram, é um ato de coragem e rebeldia.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Síndrome congênita do vírus Zika e solidariedade: Vamo Junto? – Berenice de Freitas Diniz, André Amorim Martins, Raul Lansky, Rose Ferraz Carmo e Zélia Profeta – EXCLUSIVO
Assim como no momento atual, há 5 anos atrás o Brasil foi surpreendido por um grave problema de saúde pública. Naquela ocasião o que chamou atenção da comunidade científica e da sociedade como um todo foi o aumento de crianças nascendo com microcefalia.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
Homeschooling e Bolsonaro: tudo a ver – Parte I – Maria Amália de A. Cunha e Glauber Loures de Assis – EXCLUSIVO
O homeschooling, ou ensino domiciliar, é uma prática que exige um investimento pessoal e técnico dos pais que, como uma espécie de preceptores, tomam para si a responsabilidade de escolarizar seus filhos, através do acompanhamento e uma orientação educacional personalista.

A integração da família na educação remota do filho – Marcus Periks B. Krause Krause – EXCLUSIVO
Uma grande parcela de alunos vem sendo prejudicada por não conseguir acesso efetivo às plataformas para os estudos no formato online, mas também outra parcela tem sido ficado de fora do processo pela falta de apoio e acompanhamento familiar.

Igrejas e Impostos, Fé e Estado – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Às igrejas e associações religiosas cabem fazer a caridade com o dinheiro disposto pelos seus fiéis aos seus fiéis ou a quem quiser, nos limites das suas poses e desejos. Isso é filantropia. Ao Estado cabe realizar políticas públicas para todos, nos limites de sua arrecadação e dos planos de seu governo. Isso é política!

O mito da representatividade partidária nas esquerdas: “falam deles”, às vezes “pra eles” e quase nunca “pela boca deles” – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Por que falar das esquerdas? Porque esta dimensão está entre suas pautas sociais defendidas, o que leva a crer na imensa distância entre discurso e ação, especialmente quando o calcanhar de aquiles é flechado no espaço da representatividade negra, indígena, quilombola.

Formas que a gente aprende – Autoestima
Nesta série de 5 vídeos, o humorista e palestrante Thiago Carmona fala sobre formas que a gente aprende, a partir de vivências de sua vida. Neste episódio ele fala sobre a importância de aprendizagens com autoestima e quanto uma lasquinha de um dente pode nos fazer pensar em muitas coisas.

Autoria e comunicação das práticas docentes
A Revista Brasileira de Educação Básica nº 17 foi lançada em uma edição especial da live PENSAR ao Vivo, que discutiu o lugar da autoria nas vivências e na formação de professores da Educação Básica. Vanessa Macêdo e Libéria Neves receberam os autores Américo Nunes da Silva e Vinícius Pinho Correia, da UNEB.

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ENTREMEMÓRIAS
Bruno Pucci: o Mestre chega aos oitenta – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Quem no Brasil se interessa por Teoria Crítica da Sociedade em chave educacional terá lido os trabalhos de Bruno Pucci, Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aposentado, e com atuação em outras instituições brasileiras, em especial na Metodista de Piracicaba.

BICENTENÁRIO EM FOCO
O Bicentenário da Independência e a negação do abandono  – Paloma Rezende – EXCLUSIVO
Se pensarmos a assistência à infância, hoje, podemos notar que a emancipação da criança, enquanto sujeito de direitos, não se deu antes de forma tão efetiva como agora. Contudo, ainda nos deparamos com situações que violam seus direitos.

Intelectuais e Imprensa: O Bicentenário em Minas – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
Em 1922, embalados pelas comemorações do Centenário da Independência, os jornais mineiros traziam várias publicações sobre a educação e os festejos escolares. Neles, noticiava-se com entusiasmo sobre a programação da festa e sobre a movimentação ocorrida no dia 07 de setembro daquele ano.

Nas trilhas do humor: o 7 de Setembro através dos memes  – Raquel Barreto Nascimento – EXCLUSIVO
Por meio dos memes, conteúdos disciplinares são facilmente difundidos entre os jovens, e, por isso mesmo, têm se tornado ferramenta nas mãos de professores que, diariamente, buscam inovar e alcançar seus estudantes.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Outra pandemia – Gustavo Silva Neves – EXCLUSIVO
É aí que entram os heróis da literatura. Heróis imperfeitos, que sentem raiva, medo, dor, que falham, que choram e precisam se reinventar no dia seguinte, para continuarem a sua saga.

Máscaras no espelho – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
O trampo da aceitação põe ladeiras a baixo. Abismos. Derruba as pinguelas da autoapreciação. O foco cai na imagem que vende a si mesma. Engata atrasos no amadurecimento e constrói faces, personalidades, ambientes, espaços de uma ficção imprópria.

CONVITE À LEITURA
Narrativa da vida de Frederick Douglass: um escravo americano – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Por meio da palavra escrita, Frederick Douglass ousou se libertar. E voou para longe.

Experiências da sala de aula: refletir e comunicar
A edição de número 17 da Revista Brasileira de Educação Básica traz novos textos e discute os caminhos da autoria para a comunicação das experiências em educação.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A volta a sala de aula: garantir o direito humano à educação preservando o direito à saúde e à vida – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
A letalidade entre crianças e adolescentes por Covid-19 é relativamente baixa, mas os poucos ou nenhum sintoma transformam as crianças e os adolescentes em hospedeiros silenciosos com forte potencial de contaminação dos seus familiares e vizinhos.

EJA EM PAUTA
Protagonismo: ecos de uma EJA diversa – Walesson Gomes da Silva e Douglas Tomácio – EXCLUSIVO
O presente texto procura assinalar o protagonismo daquelas pessoas invisibilizadas: apenados em um presídio na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em meados de 2012. O desafio: mostrar os usos, significados e sentidos que atribuíam ao ato de educar colegas de cela.

PESQUISA EDUCACIONAL
Concepções sobre práticas pedagógicas e ensino/aprendizagem sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – Tatiana Comiotto, Karoline dos Santos Tarnowski, Lucas Ribeiro de Laia, Rubia Ana Millnitz, Thais Hardt e Lorena Silva de Andrade Dias  – Revista Estudos Aplicados em Educação (USCS)
O artigo tem como objetivo identificar as concepções quanto a CTS, ensino/aprendizagem e prática pedagógica.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Rio: TJ vai contra prefeitura e escolas particulares seguem fechadas – UOL
Mesmo após pedido da prefeitura do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça do estado decidiu manter escolas particulares fechadas.

Escolas infantis de SP, atingidas em cheio por pandemia, veem luz no fim do túnel – Folha de São Paulo
Unidades que demitiram mais de 200 mil docentes veem em atividades extracurriculares liberadas chance de recompor parte das perdas.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Inteligência Coletiva MG promove conferência sobre pandemias em Belo Horizonte – Jornal da Ciência
A conferência online que será realizada na terça-feira, 22 de setembro, às 17h, é parte do lançamento oficial da iniciativa de pesquisadores do Estado

Embalo‌ ‌na‌ ‌filantropia‌ ‌científica‌ ‌– Revista Pesquisa FAPESP
Pandemia impulsiona doações de empresas e pessoas físicas para ações e pesquisas de enfrentamento da Covid-19 no Brasil

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AMÉRICA LATINA
Regreso incierto a clases remotas en México – El Diário de La Educacion – México
Después de tres semanas de haber regresado a clases no presenciales para un periodo de evaluación, recuperación y repaso, unos 30 millones de niños mexicanos iniciaron formalmente el ciclo escolar 2020-2021 lejos de las aulas y cerca de las pantallas, WhatsApp y libros de texto gratuitos.

Coronavirus en Argentina: 1 de cada 5 alumnos no tiene internet y queda afuera de las clases virtuales – Infobae – Argentina
En siete provincias, al menos un tercio de los estudiantes carece de conectividad en la casa. Cuando se mira la velocidad de internet que disponen, son muchos más los relegados.

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PENSAR INDICA
O Círculo de Educação do Projeto Mandacaru, imbuído dos princípios que norteiam a práxis do Patrono da Educação Brasileira, lança no dia 19/9, das 10 às 12 horas, a REDE PAULO FREIRE, uma articulação para produzir fluxos intensos entre escolas, seus profissionais e educadores de modo geral, famílias, movimentos sociais, governos, universidades e organizações da sociedade civil, para contribuir, com a Educação nos estados e territórios do Nordeste, com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade sem preconceitos e discriminações, e que se torne justa, inclusiva, criativa e lastreada no afeto e na solidariedade.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção
– A Direção do Centro de Educação da UFSM realiza a partir do dia 15 de setembro, todas as terças-feiras até o dia 08/12, o  “I Curso de Formação de Educadores, Professores em Educação Ambiental e Educação do Campo”. O Curso de Extensão é totalmente gratuito.    

Sulivan Souza – No dia 22 de setembro acontecerá a Conferência de Abertura do Projeto “Interrogando à educação das relações étnico-raciais no Brasil: olhares, traduções e experiências com Améfrica Ladina”.

Aleluia Heringer – Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o SinepMG, convida você para participar do lançamento do guia Animal não humano: presente!, de autoria da Professora Aleluia Heringer. O evento será realizado de forma virtual, sendo necessária inscrição prévia.

OPINIÃO DO LEITOR
Luciano Mendes em 11/09/2020 (Bicentenário em Foco, edição 291, Portal do Bicentenário: universidade e escola básica debatem as Independências). Olá Antônio, que bom que gostou da proposta. Na verdade, queremos mais de você e dos(as) demais leitores(as)! Que colabore conosco!!! Traga seu ponto de vista, seu debate, sua pesquisa!!! Abraços Luciano Mendes. Pela Editoria da Coluna Bicentenário em Foco.

Sylvio em 11/09/2020 (Entrememórias, edição 287, Sobre palácios, corredores e portas abertas…). Conversar sobre Paint the Sky with stars?.

Tiago em 11/09/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 287, Discurso de guerra pelo Coronavírus é discurso de guerra contra a vida). Exatamente. Humanidade está em desuso no momento. Triste.

Adelson França Júnior em 11/09/2020 (EJA em Pauta, edição 291, Modalidade de Ensino ou Ensino Irregular? Um outro olhar sobre a EJA). Que texto necessário. Excelentes apontamentos. Valeu muito a leitura.

Analise da Silva em 12/09/2020 (EJA em Pauta, edição 291, Modalidade de Ensino ou Ensino Irregular? Um outro olhar sobre a EJA). Excelente convite à reflexão! Não existe modalidade REGULAR. A EJA não é irregular, assim como não é ENSINO. O uso destes termos reforça a secundarização da relevância da EJA como Direito Humano e Constitucional.

Maria Marlete de Souza em 12/09/2020 (EJA em Pauta, edição 291, Modalidade de Ensino ou Ensino Irregular? Um outro olhar sobre a EJA). Concordo com o Professor Pedro Batela quando ele discute essa classificação da Educação de Jovens e Adultos como Ensino Irregular quando comparada às etapas do Ensino Básico para crianças e adolescentes. Outra denominação errônea da EJA que tenho visto e aceita até por educadores é que ela é um Programa. Todas essas classificações corroboram para que a Modalidade da EJA seja vista como algo menor, sem muita importância, destinada a um público desprestigiado.

Irene em 13/09/2020 (Educação e Literatura, edição 292, Aos professores e às professoras – um esboço da saudade). Aos professores e às professoras – um esboço da saudade.

Maria Marlete de Souza em (Convite à Leitura, edição 292, Por que ler a autobiografia de uma mulher nascida na escravidão importa?). Olá Alexandra Lima, Parabéns pelo seu texto. Autobiografia é um tema que muito me interessa. Em minha dissertação de mestrado, defendida na UFMG, trabalhei com a escrita autobiográfica feminina das educandas da EJA. Foram produzidos textos autobiográficos com relatos reais de vida de mulheres periféricas, invisibilizadas socialmente, maioria negras e com sonhos focados na educação. 

Flavia Renata em 14/09/2020 (EJA em Pauta, edição 291, Modalidade de Ensino ou Ensino Irregular? Um outro olhar sobre a EJA). Muito pertinente a discussão, sobretudo em um tempo em que voltamos a refletir sobre a educação como direito. A EJA traz em seu cerne a denúncia histórica dos flagelos políticos, sociais e econômicos da acirrada e desigual luta pela sobrevivência no contexto neoliberal.

Magda em 17/09/2020 (EJA em Pauta, edição 291, Modalidade de Ensino ou Ensino Irregular? Um outro olhar sobre a EJA). Pedro gostei muito das reflexões que você nos trouxe em seu texto.Compreender a importância do nosso trabalho na sala de aula da EJA é um fator essencial, pois lidamos com seres humanos cujas trajetórias são marcadas por episódios de exclusão.

TIRINHA
Armandinho

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