No dia 30 de setembro o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza uma live para refletir sobre o avanço do autoritarismo e os movimentos de censura e autocensura entre pesquisadores
O avanço de discursos e políticas autoritárias ameaça a produção e a disseminação de conhecimento. Constantes ataques à pesquisadores, docentes e instituições de ensino e pesquisa agravam o cenário de “fuga de cérebros” no Brasil e levam cientistas e divulgadores a assumirem posturas de autocensura. Na live PENSAR ao Vivo do dia 30 de setembro, Luciano Mendes e Yolanda Assunção recebem Ana Cristina da Cruz (UFSCar), Marco Aurélio M. Prado (UFMG), Fernando Penna (UFF) e Miriam Grossi (ANPOCS) para uma conversa sobre estes processos.
Ana Cristina Juvenal da Cruz é Historiadora, Mestre e Doutora em educação. É Professora da Universidade Federal de São Carlos no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É Vice-Coordenadora do GT 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
Marco Aurélio Maximo Prado é Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social. É professor da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG) e secretário da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Fernando de Araujo Penna é Historiador, Mestre e Doutor em Educação. É professor e diretor da Faculdade de Educação da UFF. Atualmente é coordenador do Movimento Educação Democrática e líder do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Educação Democrática” (NEED).
Miriam Grossi é Cientista Social, Mestre e Doutora em Antropologia Social. Atualmente é Presidente da Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais e Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso coordena o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades.
Luciano Mendes de Faria Filho é Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação e um dos coordenadores do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Yolanda Assunção é comunicóloga e coordenadora de comunicação do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil.
A Live “Autoritarismo e (auto)censura Intelectual” será no dia 30 de setembro, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá emissão de certificado para os participantes.