EDITORIAL
Mulheres na Eleição 2020: há o que comemorar?
Podemos contar vitória para as mulheres e para população LGBTQI+ nas eleições deste ano? Podemos contar vitória para as mulheres e para população LGBTQI+ nas eleições deste ano? É possível considerar que tivemos importantes conquistas, mas também que vamos ter muito debate e muita luta, já que a maioria dos eleitos e das eleitas nesse pleito estão dentro de partidos conservadores nas pautas morais, políticas e sociais. A boa notícia é que as eleições de 2020 demonstraram que vamos ter luta no âmbito das Câmaras Municipais e que haverá resistência à pauta de destruição proposta pelo governo federal e seus aliados.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 23 de agosto receberá a mestranda da Universidade Estadual de Montes Claros Paulline Barros para falar sobre o projeto “Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social em Quarentena”: arte e ciência que propiciem debates e aproximações em tempos de Covid-19. A edição da próxima segunda-feira também terá a sessão especial Cinema Falado, a coluna Pensando Bem e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
PENSAR AO VIVO
LIVE – Do mal-estar ao bem-estar docente: um diálogo necessário
No dia 25 de novembro, a live Pensar ao Vivo terá como tema os desafios e as possibilidades de promoção do bem-estar docente em tempos de pandemia e de incertezas. Haverá emissão de certificado para os participantes.
ENTREVISTA
A educação das relações étnico-raciais no Brasil
Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 16 de novembro conversou com o Luiz Alberto, professor da Faculdade de Educação da UFMG e Membro do Comitê Científico do Observatoire Européen de la Violence Scolaire, sobre o projeto “Interrogando a educação das relações étnico-raciais no Brasil: olhares, traduções e experiências com a América Latina”.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
A desigualdade educacional em meio a promessa do mérito – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
A escola ao se constituir como um espaço de poder e ao receber uma função específica se torna desigual, pois tende a valorizar saberes, hierarquizar conhecimentos e selecionar os indivíduos.
Do avanço da religião no Estado laico brasileiro – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
Apesar dos resultados parciais das últimas eleições municipais destacarem a perda de espaço do atual presidente, é preciso atentar para suas bases aliadas, principalmente a bancada religiosa.
Paulo Freire e o Serviço Social – Laís Melo de Andrade – EXCLUSIVO
Paulo Freire e a área do Serviço Social têm muito em comum, principalmente quando se trata do homem sujeito da sua própria trajetória e do o empoderamento das classes dominadas.
Divulgação da Pesquisa em Educação e seus públicos
Integrando as atividades de lançamento da Rede Comunica Educação, o PENSAR ao Vivo bateu um papo sobre os processos de discussão em torno das pesquisas educacionais. Luciano Mendes recebe Miriam Fábia (ANPEd), Clarilza Prado (PUC-SP), Angela Chagas (Jeduca) e Luiz Carlos Vieira (CNTE).
BICENTENÁRIO EM FOCO
Outras alternativas escolares: a Bahia em Pauta – Jucimar Cerqueira dos Santos – EXCLUSIVO
O bicentenário da Independência do Brasil é inspirador para pensar sobre o país que foi se construindo a partir de 1822. A educação escolar é um de seus principais componentes ao longo desses anos.
Escritos e leitura no terreiro do colégio: escolarização e independência na Bahia – Ione Celeste Jesus de Sousa – EXCLUSIVO
Um texto, mesmo que informativo, sobre a escolarização bahiense no período da luta da Independência na Bahia deve considerar a peculiaridade do 02 de julho de 1823, 10 meses após o 07 de setembro de 1822, com a expulsão das tropas do comandante português Ignácio Luís Madeira de Mello.
Verde, amarelo, azul-anil – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
O que salta aos olhos na bandeira do Brasil? A sua permanência. A nossa bandeira representa muito bem as nossas lutas. E não tem vermelho, ou outra menção popular, porque não tivemos povo liderando as lutas pela Independência.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Onde Midas escondeu ouros – e deixou a sua carroça dos arrependimentos – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Há um investimento muito caro a Midas. Quando lá atrás, no surgimento do mito, o rei passa a morar no campo, bem longe das cidades, consumido pelo arrependimento, encontrou nos manuscritos uma forma de sobreviver ao castigo. Hoje os reconhece nos livros em suas criativas modalidades.
A arte da espiral político-social – construção de acontecimentos dignos da literatura – Gustavo Silva Neves – EXCLUSIVO
Precisamos nos encontrar. A cidade é isso, é o lugar do encontro. Onde todas as pessoas são bem vindas, onde todos terão o reconhecimento por aquilo que se é. A cidade não é dos progressistas, a cidade tampouco é dos conservadores, ela é das pessoas.
CONVITE À LEITURA
Passando em revista: um convite para pensar a educação – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
O e-book reúne textos de autores e autoras situadas/os em instituições nas diferentes regiões do país.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Práticas em Centros de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas: compreensões e aprendizados de uma pesquisa – Ana Regina Machado, Celina Maria Modena, Zélia Maria Profeta da Luz – EXCLUSIVO
Os resultados permitiram compreender que os Caps AD pesquisados realizam, de maneira predominante, práticas coerentes com o modo de atenção proposto pelo MS e com as necessidades, demandas e expectativas das pessoas que usam drogas.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE
Intersexualidades e educação – Amanda de Almeida Schiavon, Thais Emília de Campos dos Santos – EXCLUSIVO
Para construir uma educação que fuja dos padrões binários é preciso perceber a forma como a binariedade estrutura a sociedade como um todo, informando as práticas educacionais, biomédicas, legislativas, entre outras, e a forma como cada prática institucional produz uma pedagogia dos corpos.
EJA EM PAUTA
Possibilidades e desafios do trabalho da Educação das Relações Étnico-Raciais na EJA – Natalino Neves da Silva – EXCLUSIVO
As possibilidades de abordar a ERER na EJA são inúmeras. E a sua concretização exige estudo, pesquisa e afetos.
PESQUISA EDUCACIONAL
Filme em sala de aula: ferramenta pedagógica para o ensino de física – Dulce Maria Strieder e Ana Paula Nahirne – Revista Estudos Aplicados em Educação (USCS)
O artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Diversidade e igualdade de oportunidade – Antonio Teixeira – EXCLUSIVO
Noções preliminares de genética mediada por fenômenos físico-químicos sugerem acesso à diversidade de inteligência e criatividade, herança genética modificada pela ambiência e pela contingência de fatores que estimulam o pensamento.
Como está a educação na Pandemia? – Roberto Carlos Jamil Cury para Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Em sua estreia na Observando, o professor emérito da Faculdade de Educação da UFMG faz uma análise do cenário da educação brasileira em meio à pandemia. Com a necessidade de transferir a carga horária de ensino das escolas para as residências, desigualdades sociais se explicitaram através da precariedade no acesso às tecnologias digitais, imprescindíveis para acompanhar as atividades em ensino remoto.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Como o legado de Pestalozzi, Froebel, Montessori e Paulo Freire influenciam hoje os educadores – Revista Educação
Também aprendemos sobre o futuro olhando para o passado e, nesse caso, para aqueles que marcaram e ainda marcam a educação
‘Não acho que seja viável neste momento’ – CBN
Colunista afirma que protocolo apresentado pela prefeitura de BH para retorno às aulas presenciais é importante, mas ressalta que projeto não leva em consideração aspectos importantes como a jornada de trabalho do professor, por exemplo.
AMÉRICA LATINA
Educación en la pandemia – Clarin – Argentina
Ponen online un modelo de recurso de amparo para pedir a la Justicia el regreso a clases presenciales. El grupo #PadresOrganizados subió a la web el documento.
PENSAR INDICA
Cursinhos populares da UFMG promovem evento on-line e gratuito sobre racismo e educação, nos dias 24 e 25 de novembro, das 19h às 22h. O “I Webnário dos Cursinhos Populares” terá especialistas convidados para conversar sobre educação antirracista, impacto da pandemia nos estudos das pessoas negras, meritocracia, ações afirmativas raciais, entre outras questões. As inscrições podem ser feitas pelo @guimaraesrosacp no Instagram. Haverá emissão de certificado.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – A Política Nacional de Educação Especial, instituída pelo MEC em outubro é tema de webinário que será realizado pela Associação de Jornalistas de Educação nesta segunda-feira, 23 de novembro, às 10h.
OPINIÃO DO LEITOR
Monica Abranches em 13/11/2020 (Editorial, edição 300, Pensar a Educação em Pauta: que venham outros 300!!). Parabéns a equipe do Jornal! Que venham outros 300!
Michelle em 13/11/2020 (Bicentenário em Foco, edição 300, “Os baianos são um povo de brasileiros”: narrativas de independências (Brasil-Bahia)).Excelente texto, professor.
Eduardo em 13/11/2020 (Especial #300, edição 300, Produção acadêmica na extensão pra que? 300 ediçoes do jornal Pensar Educação em Pauta). Gosto muito dos seus artigos, pois a linguagem é precisa e de fácil compreensão e eles são formadores de opinião. Parabéns e sucesso! Até o próximo artigo.
Monica em 13/11/2020 (Livre Expressão, edição 300, As ciências, vários girassóis). Nossa sobrevivencia depende disso! Ciência!
Juliana em 13/11/2020 (Infâncias em Pauta, edição 300, 300 edições com fôlego de criança). Aline, muito bonito relembrar o percurso do Coletivo Geral Infâncias e esta parceria tão potente com a Pensar Educação. O exercício da escrita reflexiva em um espaço tão diferenciado é motivo de muita alegria pra nós! Vida longa para a Pensar Educação e para o Coletivo Geral Infâncias!
Josiane Cristina Amorim da Silva em 15/11/2020 (Convite à Leitura, edição 300, Narrativas (auto) biográficas: Educação, pesquisas e reflexões). Olá Alexandra, Sempre preocupada em fazer com que boa parte do conhecimento produzido nos ambientes acadêmicos, alcancem o maior número de pessoas possível, ainda mais no tempo em que vivemos, o qual o culto ao isolamento está em alta. O brigada por nos ajudar a pensar e agir sempre numa perspectiva coletiva e solidária. Bjs!!!
Jacks sp. em 15/11/2020 (Educação em Debate, edição 185, O ensino técnico e profissional no Brasil). Sobre Um Instituto brasileiro de qualificação profissional unificado, Integrado e Continuado livre. Eu Vou Mais Afundo. O MEC e o ministério do trabalho, Já Deveria Ser obrigados a fazer apostilas básicas de todas as profissões existentes, e deixar disponíveis em seus sites para que cada cidadão brasileiro se profissionalize da forma que convier. Continue lendo.
Maria Marlete de Souza em 15/11/2020 (EJA em Pauta, edição 300, E por falar em currículo na EJA). Mônica, gostei muito do seu texto. Boas reflexões para educadores questionarem o currículo proposto e o público educando com o qual trabalha. Parabéns.
Josiane Cristina Amorim da Silva em 16/11/2020 (Ciência e Tecnologia, edição 300, Por que falar de intelectuais no feminino?). Primeiramente quero parabenizá-la, Evelyn de Almeida Orlando, pelo excelente texto acerca dessa temática tão relevante. Justamente, por nos convidar a refletir sobre os processo e dinâmicas sociais que podem nos levar a reprodução da ”cultura de apagamento” consciente e inconsciente. Continue lendo.
Evelyn Orlando em 16/11/2020 (Ciência e Tecnologia, edição 300, Por que falar de intelectuais no feminino?). Olá Josiane! Obrigada pela leitura e comentário! Sim, de muitos modos reproduzimos processos de exclusão, de silenciamento, de negação dos sujeitos. A tomada de consciência é o primeiro passo para desconstruirmos essa cultura que orienta muitas das nossas ações sem nos darmos conta. Grande abraço, Evelyn
Marina Souza em 17/11/2020 (Especial #300, edição 300, Produção acadêmica na extensão pra que? 300 ediçoes do jornal Pensar Educação em Pauta). Excelente conteúdo! Os dizeres nos remete a absorver cada vez mais a indissociabilidade das atividades acadêmica em relação ao todo, ao ambiente fora da Instituição. Grata pelos dizeres! Abraço. Marina Souza
Daiany Príclly Borges Alves em 17/11/2020 (Bicentenário em Foco, edição 300, “Os baianos são um povo de brasileiros”: narrativas de independências (Brasil-Bahia)). Uma temática importante para reflexão. Nos colocando na condição de se inspirar em entender a nossa história. Agregando valores ao saberes, desenvolvendo questões atemporais, que devem ser lembradas, revista e questionadas.
Isabel Cristina de Oliveira Lula em 19/11/2020 (Ciência e Tecnologia, edição 300, Por que falar de intelectuais no feminino?). Evelyn mais um texto que merece aplausos. O espaço feminino intelectual vem crescendo, a incumbência somente de “tarefeiras” de pensadores distantes da nossa vivência poderá ficar mais distante.
Karine Campos em 19/11/2020 (Convite à Leitura, edição 265, A Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o contraste da militarização do governo Bolsonaro). Ótimo texto. Infelizmente poucos possuem capacidade intelectual de entender.
TIRINHA
Cartunista das Cavernas