Jornal 355

Vol. 21, Nº 355/julho de 2022 – sexta-feira, 08.

EDITORIAL

O empresariado e a escola pública

Transformada em fetiche, ou seja, numa arma ideológica contra os interesses da maioria da população, a escola passou a ser o umbral da civilização, do progresso, do desenvolvimento e do combate às desigualdades. Vãs foram os alertas daqueles e daquelas que, ao longo do tempo, disseram que não era bem assim. Que a escola era, na verdade, um dos inúmeros direitos negados às camadas populares no Brasil e não podia ser entendida como uma porta de entrada aos demais direitos.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
E quando a pedagoga se torna a chefe do escritório? – Cleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
No mês passado, em meu artigo publicado neste mesmo espaço, intitulado “A escola é uma empresa? Os alunos são clientes? O professor é um prestador de serviços?”, analisei como a escola vem sendo cada vez mais subsumida às relações sociais capitalistas e como isso faz com que a educação, um direito humano fundamental, seja reduzida à condição de mercadoria.

Gestão escolar pode ser terceirizada na cidade de São Paulo – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
Administrar uma escola é uma tarefa complexa de gestão de pessoas e gestão de recursos materiais, da qual depende em parte o êxito do trabalho educativo.

Em defesa da razão: Sérgio Paulo Rouanet (1934-2022) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Não foi sem um gosto amargo que em 1990 deparei-me com a surpreendente incorporação de Sérgio Paulo Rouanet ao governo de Fernando Collor de Mello, o primeiro que começava com um candidato eleito para presidente diretamente, depois da ditadura civil-militar.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
O balseiro, o poeta e a máquina de escrever – Parte I – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Fina camada de versos crepita o rio Canoas. Dedos d’água estalam à margem pedregosa. Barrenta. Chorosa. Esbranquiçada pelas primeiras geadas do ano. O poeta em travessia suspira a manhã de sentimentos.

O encontro com a Esfinge: devorada ou vencedora? – Fernanda de Quadros Carvalho Mendonça – EXCLUSIVO
Contam que a Esfinge tinha cauda e patas de leão, seios de mulher e asas de águia. Cantava para encantar. Era perigosa e impiedosa. “A mulher-leão alada” (BRANDÃO, 1987, p. 258).

CONVITE À LEITURA
Educação: para quê e para quem? – Walber Gonçalves de Souza – EXCLUSIVO
A FUNEC Editora apresenta o livro “Educação: para quê e para quem?”. O volume é uma coletânea de 40 textos que analisam e propõem uma reflexão sobre a educação brasileira no decorrer das primeiras décadas do terceiro milênio.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Um olhar desromantizado do movimento estudantil no período ditatorial – Ruan Debian – EXCLUSIVO
Poucos dias se faziam da chegada do outono de 1964 quando uma juventude reacionária banhara a pena da história num tinteiro composto pelo ódio e, através de suas lastimáveis ações, contribuiu para escrita de mais um nefasto capítulo de intensa violação dos Direitos Humanos da nossa recente história.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Educação, gênero e suicídio – Gabriel Fernandes Rodrigues – EXCLUSIVO
Apesar dos dados alarmantes, é necessário atentar-se para não criar uma causalidade falaciosa entre o maior risco de suicídio com a identidade de gênero e/ou a sexualidade. Tal causalidade naturaliza o problema, ao mesmo tempo em que internaliza as causas do suicídio no interior da pessoa que o comete, numa espiral de patologização essencialista e individualizante.

EJA EM PAUTA
“Fraternidade e Educação” – A Campanha da Fraternidade e a Educação de Jovens e Adultos – Maria Marlete de Souza – EXCLUSIVO
Religião e educação sempre tiveram uma relação muito estreita no Brasil. A curiosidade se instala em conhecer quais são os objetivos da igreja em trabalhar  fraternidade e educação no Brasil nos dias atuais e qual engajamento e contribuição ela está disposta a compartilhar, enquanto instituição que ainda promove a educação privada no país.

PENSAR JOVEM
Sobrevivência e exploração – Gustavo Wallace de Oliveira Silva – EXCLUSIVO
História em quadrinhos.

ENTREMEMÓRIAS
Terminando a obrigatoriedade está bom, pois, “quem faz faculdade é rico” – Janaina da Aparecida Lemes Ferreira – EXCLUSIVO
A escola transformou a minha vida, foram pequenas sementes que foram plantadas, e hoje eu colho cada fruto. Ela mudou minha rotina, finanças, pensamentos e sonhos. Hoje sou melhor por tudo que passei na escola, os momentos bons e ruins, ela só me fez crescer. Todo o esforço foi importante, sigo estudando e cada vez mais tenho vontade de aprender.

LIVRE EXPRESSÃO
A pátria do caos das armas – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
O número de pessoas com certificado de registro de armas de fogo no Brasil cresceu 474% entre 2019 e 2022. Esse aumento não causa surpresa, visto que as eleições presidenciais de 2018 foram vencidas pelo grupo que tinha como uma de suas principais plataformas de campanha a facilitação do acesso às armas.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Relatório da Câmara vê MEC ‘omisso’ e ‘inoperante’; ministério fala em ‘ações estruturantes’ – G1
Documento elaborado pelo colegiado analisa o efeito da pandemia na educação básica. Relatório será entregue ao MEC, ao presidente da Câmara e ao presidente da Comissão de Educação.

Futuros professores precisam de mais prática – Revista Educação
A partir deste ano, as instituições de ensino superior precisam implementar as novas diretrizes nos cursos de pedagogia e licenciatura. E a principal inovação, considerada um grande avanço, é a ênfase da prática docente.

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EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Novo índice aponta que desigualdades sociais em saúde se aprofundaram na pandemia – Fiocruz
As desigualdades entre as regiões se aprofundaram, considerando que há uma melhoria dessas desigualdades em alguns municípios, embora não seja grande, enquanto outros permaneceram em situação crítica.

Ciência, saúde e verdade – William l. Roper (para a Science, via Jornal da Ciência)
“Tanto a ciência quanto a política são essenciais para que a saúde pública funcione bem”, escreve professor na Universidade da Carolina do Norte em editorial da Science.

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PENSAR INDICA
Documentário “Reverberações Freireanas” propõe debate crítico sobre a educação EXCLUSIVO
O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, sediado na Faculdade de Educação da UFMG, vai lançar o documentário “Reverberações Freireanas” em exibição seguida de roda de conversa no dia 14 de julho no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. O filme deve ser lançado também nas plataformas digitais do projeto no mês de agosto.

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar