Documentário “Reverberações Freireanas” propõe debate crítico sobre a educação

Curta-metragem de projeto da FaE/UFMG será lançado dia 14 de julho em BH

O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, sediado na Faculdade de Educação da UFMG, vai lançar o documentário “Reverberações Freireanas” em exibição seguida de roda de conversa no dia 14 de julho no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. O filme deve ser lançado também nas plataformas digitais do projeto no mês de agosto.

Produzido ao longo de 2021, ano do centenário de nascimento do educador e filósofo Paulo Freire, o curta propõe um mergulho pungente no cotidiano brasileiro, nas mídias e na educação através de imagens de arquivo, que reverberam ao longo do tempo alguns dos pensamentos freireanos. O Estúdio de Produção Audiovisual (EPA) do projeto contou com uma equipe multidisciplinar que entrou em contato com as obras de Paulo Freire através de leituras de seus textos e encontros com pesquisadores(as) de Freire. O curta pretende trazer reflexões e provocações sobre educação, mídias, comunicação e o próprio cinema através de suas imagens que guiam as emoções dos espectadores. O filme também se constitui de maneira que provoca um olhar atento e emancipador para as imagens da educação e o que elas podem dizer.

O filme de 15 minutos foi pensado para ser assistido especialmente nas escolas, de modo a gerar debates importantes sobre a educação ao longo da história do país. As imagens de arquivo de diversas épocas provocam assuntos potentes nos processos educativos, como racismo, crimes ambientais, violência policial, política, sociedade e cultura, educação, movimento estudantil, globalização. A proposta é também mobilizar diálogos sobre o fazer cinematográfico, convidando os alunos a pensarem todos esses temas aliados às imagens, de forma crítica e emancipadora, podendo colocá-los numa posição de se imaginarem naquelas situações, de expressarem sentimentos pela montagem e de serem atravessados pelas intenções do filme.

Título: Reverberações Freireanas
Direção: Letícia Pires e Thiago Rosado
Realização: Pensar a Educação, Pensar o Brasil (FaE/UFMG)
Produção: Estúdio de Produção Audiovisual – EPA
Duração: 15 min

Sobre os diretores
Thiago Rosado, nascido no interior de Minas Gerais, é mestrando pelo PROMESTRE – Programa de Mestrado Profissional em Educação da UFMG e Licenciado em Teatro pela mesma instituição, com período sanduíche na Universidade do Algarve em Faro, Portugal. Desenvolveu pesquisas na área de improvisação teatral, produção e iluminação, atuou em espetáculos de improvisação teatral e experimentos cênicos, além de ministrar cursos de Teatro. Nos últimos anos se dedicou à pesquisa em Cinema e Educação e as pedagogias do cinema, onde dirigiu, montou e produziu documentários, lives, podcasts e outros processos criativos em Audiovisual.

Letícia Pires é Cientista Social pela UFMG e graduanda em Jornalismo pela UFRJ. Atua como pesquisadora nas áreas de Antropologia e Moda e trabalha de maneira diversa no campo do audiovisual. Contribuiu e criou projetos como diretora, roteirista e assistente de direção.

Serviço:
Local: Auditório Neidson Rodrigues (FaE/UFMG)

Horário: 19 horas

Mediadora: Clarisse Alvarenga (Cineasta, pesquisadora e professora da FaE/UFMG)

Composição da mesa: Julia Fagioli (Pesquisadora e professora) / Labibe Araújo (Cineasta e Publicitária) / Estela Costa (Montadora do filme) / Thiago Rosado (Diretor do filme)

Para mais informações: rosado.thiagot@gmail.com


Imagem de destaque: Galeria de imagens

1 comentário em “Documentário “Reverberações Freireanas” propõe debate crítico sobre a educação”

  1. Pingback: Jornal 355 - Pensar Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *