Jornal 341

Vol. 9, Nº 341 novembro de 2021 – sexta-feira, 03.

EDITORIAL

A divulgação científica e o futuro das universidades

Sucessivos levantamentos demonstram que a quase totalidade da pesquisa científica, em todas as áreas dos conhecimentos, é realizada pelas universidades […] Esta centralidade, no entanto, contrasta com a percepção da população sobre a ciências e sobre as universidades públicas.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Reconhecer, valorizar e difundir os conhecimentos de comunidades brasileiras afro-diaspóricas é um labor ainda raro na educação escolar brasileira. Com o intuito de promover diálogos sobre o racismo e as vidas negras, surge em 2012 o Encontro de Cultura Afro-Brasileira de Oliveira – MG. Juntamente com as escolas públicas da cidade, o coletivo debate modos de presentificação dos saberes e fazeres do Reinado nas salas de aula, levando em consideração o papel ativo da comunidade reinadeira na formação e atualidade de Oliveira. Conversaremos com Ana Luzia da Silva Morais e Ana Fabrícia Silva sobre os percursos de luta e criação do coletivo, bem como os seus projetos futuros.

O programa do dia 6 de dezembro conta ainda com a sessão especial #MídianaEscola, a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG. Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Educação e resistências: A instrução politécnica e as escolas Modernas no Brasil
Na próxima quarta, dia 08 de dezembro, faremos no “Pensar ao Vivo” a live “Educação e resistências: A instrução politécnica e as escolas Modernas no Brasil”, série de lives é produzida por Rogério de Castro (Colégio Pedro II) e por Vanessa Macêdo (UFMG/PEPB).

Propomos para esse debate uma reflexão sobre as Escolas Modernas de inspiração ferretiana, organizadas pelos trabalhadores a partir das deliberações dos Congressos Operários do início do século XX, assim como a influência que receberam da concepção politécnica formulada por Pierre-Joseph Proudhon. Para debater tais experiências escolares, convidamos Luciana Eliza dos Santos (USP), Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN), Rodrigo Rosa (CCHE/UNESPAR), Leonardo Leonidas de Brito (Colégio Pedro II) e Silverio Augusto Moura Soares de Souza (UFF).

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Anarquismo e Educação DemocráticaAntonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
A educação anarquista é dotada de algumas concepções que constituem seus fundamentos. Uma delas se encontra em Rousseau e incide na ideia de que a criança é o centro do processo educativo, na forma de um ente que deve desenvolver suas potencialidades com vistas a tornar-se uma pessoa livre.

Carta-Manifesto PIBIDEdiberto Rocha e Ellis Passos – EXCLUSIVO
[…] sabe-se que os projetos possuem uma enorme importância na formação docente e, hoje, enfrentamos o atraso dos nossos pagamentos, objeto, este, de extrema relevância para a estimulação das nossas atividades e permanência no programa e na universidade, visto que as licenciaturas já são desvalorizadas por si só num país que a educação vem sofrendo boicote todos os dias desde o golpe de 2016.

Um novo ensino médio, mas um projeto antigo: sucatear a educação públicaAPUBHUFMG+ – EXCLUSIVO
A mudança que é anunciada como uma renovação positiva para o ensino médio, representa na verdade um retrocesso gigantesco. Imagine que sua escola não ofereça o “itinerário formativo” que você gostaria de seguir? Mais que isso, como exigir de um jovem de 15 anos que faça uma escolha consciente e segura que condicionará todo seu percurso durante o ensino médio, com impacto direto em sua escolha profissional?

Bibliografia Viva: A Educação e o Movimentos Sociais na obra de Luiz Alberto Oliveira GonçalvesSabrina Moreira Santos – EXCLUSIVO
Luiz Alberto Oliveira Gonçalves é professor da FaE/UFMG e suas contribuições são importantíssimas para o campo da educação e juventude, das violências escolares e movimentos sociais.

BICENTENÁRIO EM FOCO
“Todo homem pardo ou preto pode ser general”: Antonio Pereira Rebouças e as lutas pela Independência e pelos direitos civisElisabeth Monteiro da Silva – EXCLUSIVO
Em seus discursos sempre deu destaque à educação, como o caminho para sair do atraso e elevar a condição social do indivíduo. Uma figura singular marcada por posições antagônicas, pois ao mesmo tempo que defendia o direito do proprietário de terra (e dono de escravos), defendia o escravo em ações civis por liberdade.

Civilização às margens do Rio Madeira: História da Educação Feminina nos Sertões do Guaporé – Cleicinéia Oliveira de Souza – EXCLUSIVO
Após 118 anos da independência do Brasil, lá estava a população de Porto Velho e região recepcionando o presidente do Estado Brasileiro e entre a população, ali, apresentava-se as estudantes da instituição educacional Maria Auxiliadora, vestidas apropriadas para a ocasião, com blusas de manga comprida e saias abaixo do joelho, com meias calças e sapatos, representando as moças de idoneidade ilibada da sociedade portovelhense e região.

‘O “Duelo da Fronteira” em Guajará-Mirim: práticas culturais, memórias regionais e sua dimensão educativa – Maria Enísia Soares de Souza – EXCLUSIVO
O “Duelo da Fronteira” representa um elemento de mediação entre as culturas e o cotidiano de Guajará-Mirim; nessa acepção, apresenta um outro ângulo do estado de Rondônia. É importante que a escola também possa dialogar com este patrimônio rondoniense.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Narrativas de um compasso – real – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Memórias suam. Brotam. Pedem colo. Audição. Criam rizomas. Caules. Internos. Abcessos da negação. Memórias são cápsulas da história.  Rasgam tempos. Pedaços. Inteiras. Vão e voltam. Breves. Rotineiras. Modelam gestos. Comem razão. Retornam sempre. Vão na frente. Cartão de visita. Escorregam dores. Túmulo aberto. Terra de ninguém. Memória é coisa séria. Tem riqueza. Tem miséria. É sempre de alguém.

Narradoras e narrativasPaulo Hallack – EXCLUSIVO
Ela já não aguentava mais aquela rotina, casa, trabalho, escola; mas era feliz, tinha uma família ótima, que a apoiav… — Peraí! Peraí! Tá maluco? Quem é você? E por que tá se intrometendo nos meus pensamentos? — V…vo…você me ouve? — Uai!? E por acaso sou surda? — Atenção, Central! Atenção! Falha! Fui ouvido! Repito! Fui ouvido!

Patativa do Assaré, o Camões do sertão – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Extremamente preocupado com a região nordestina, procurou, em seus comoventes versos, abordar temas sociais e políticos, tornando-se, dessa forma, um autêntico porta-voz dos fracos e oprimidos, desfazendo-se, assim, a imagem de um jeca ingênuo que um ou outro leitor desavisado poderia supor.

CONVITE À LEITURA
Palestina: quando uma viagem muda a vida – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
“Uma viagem é uma coleção de instantes buscados e desejados”. Essa frase integra o texto de introdução do livro Palestina: Vozes da Resistência e Memórias de Viajantes, organizado por Ana Maria Marques e Laís Costa.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Fiocruz Minas realiza projeto para investigar e fortalecer o acolhimento a pessoas que vivem com HIV/Aids – Instituto Rene Rachou- Fiocruz Minas
Oficinas para conversas, desabafos e trocas de experiências e cartas para o registro das vivências são ferramentas que o Grupo de Saúde, Educação e Cidadania (SEC) vem trabalhando no projeto Reconectando Vidas.

Covid-19: Boletim destaca relevância de cuidados no final de ano – Fiocruz
A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz alerta para a importância de manutenção dos cuidados durante as comemorações de final de ano e das festas de verão.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação e política: a falsidade de uma pretensa educação neutra  – Aline Choucair Vaz, Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Ana Carolina de Souza e Isabelle Rachi VartuliEXCLUSIVO
A efetivação de uma educação politicamente neutra seria possível apenas em um mundo que não fosse humano. Ainda na Grécia antiga, Aristóteles já havia destacado a dimensão política do ser humano. O existir historicamente no mundo, o relacionar-se com outrem, o desenvolver-se numa comunidade sociocultural são dimensões da politicidade intrínseca à humanidade.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Cinco atos institucionais da educação escolar: de uma educação banco-autoritária a uma educação para a liberta-ação Arnaldo Mesquita Santos JúniorEXCLUSIVO
A metáfora é pesada, como também é a violência de tais atos, mas, acredito que o fundamental, como em todo processo democrático, é conhecermos as artimanhas, as táticas, as estratégias dos sistemas, para que possamos, tanto quanto mais criticamente possível, nos posicionar dentro do jogo, provocando tensões, mudanças, outras possibilidades de agir em direção a uma sociedade com mais justiça e equidade.

EJA EM PAUTA
EJA: dos pedaços-esperança em São GotardoDouglas Tomácio e Francisco da Silva Costa – EXCLUSIVO
É uma aprendizagem que a gente vai levar pra vida até morrer. Vai fazer a gente viver bem, saber andar pelos lugares, saber conversar, ler tudo que vê pela frente… É algo bem gratificante pra mim. Tudo, tudo, mudou pra mim!” –  compartilhava a estudante mulher, negra, empregada doméstica, mãe solo de 4 filhos, e arrimo de família.

Universidades para quem? A EJA e o ENEMOctávio Ribeiro – EXCLUSIVO
Há um método de ingresso, adotado inclusive pelas universidades públicas, que constroem uma concepção falsa de que há meritocracia e que os ditos “mais esforçados” são contemplados com a sonhada vaga para ingressar no Ensino Superior, contudo, quem analisa este cenário desta forma ignora que cada sujeito parte de um ponto inicial e carrega consigo sua história.

LIVRE EXPRESSÃO
Luz  – Emanuelle Vitória Oliveira Diniz de Cássia – EXCLUSIVO
Uma lágrima pende em seus olhos / Ela brilha com a luz refletida / Deixando seus olhos mais límpidos / E como uma coisa que pode gerar tristeza.

A paisagem da janela   – Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
Na estrada de terra, empoeirada, esburacada / Vai o ônibus lento fugindo dos buracos traiçoeiros / Da janela o homem de pele morena e cabelos grisalhos / As rugas na testa, nos cantos da boca os sulcos do tempo.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Estudantes com dislexia e TDAH terão acompanhamento integral – Agência Brasil
É o que determina lei publicada hoje no Diário Oficial da União.

TCU abre processo para fiscalizar a atuação do Inep na condução do Enem 2021 – G1
Tribunal vai avaliar se revisão da prova atendeu estritamente a critérios técnicos e se a segurança na condução do Enem foi consistente. Inep enfrentou ‘debandada’ de diretores neste mês.

AMÉRICA LATINA
Transformación que impulsa la ANEP incluye reforma curricular, autonomía de comunidades educativas y definición de una “política nacional docente” – La Diaria / Uruguai
Lacalle Pou respaldó la presentación de Robert Silva y respondió a sindicatos que la educación “estaba mal” y “la gente votó un cambio”

Detrás de las Máscaras: Coloquio analiza la “educación, a través del teatro” en Chile – Biobiochile / Chile
El Coloquio “Cuerpo, Arte y Educación: Experiencia en el Aula” es una valiosa iniciativa que expondrá criterios y realizará análisis críticos sobre “las bases epistemológicas y metodológicas de los modelos de educación, a través del teatro”, por lo que potencia los esfuerzos por lograr una educación “gratuita y de calidad” en Chile.

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OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Gildo Antônio
em 27/11/2021 (Educação em Debate, O Intelectual Theobaldo Miranda Santos: memória à História da Educação – Jaqueline de Andrade Calixto). Mais um exemplo gritante que o Brasil é mesmo um país sem memória. Theobaldo Miranda, um notável intelectual brasileiro que se destacou com esmero em diversas áreas do conhecimento e, em particular, na área da educação onde contribuiu com inúmeras obras escritas com clareza. Temos hoje, na mídia um Paulo Freire, embora sob a ótica deturpada da política mas, também temos Theobaldo Miranda Santos, que contribuiu, ouso dizer, titanicamente como o mítico Prometheus, da lenda grega, de modo sem paralelos, com a educação brasileira.

Ana Claudia Gomes em 27/11/2021 (Educação e Direitos Humanos, número 339, Direitos Humanos e a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire). Paulo Freire, universal, sempre atual. Obrigada pela retomada!

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar