Jornal 333

Vol. 9, Nº 333/setembro de 2021 – sexta-feira, 10.

EDITORIAL

Educação e Democracia

EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA formam um binômio fundamental das teorias políticas e do pensamento pedagógico dos últimos séculos. Ainda que, ao longo desse período, os ritmos de estabelecimento de instituições, culturas e práticas democráticas sejam muito desiguais entre os países e que as instituições democráticas sempre estejam ameaçadas pelos ímpetos autoritários os mais diversos, não se concebe a existência da democracia moderna sem uma rede de instituições sociais, escolares ou não, que acolham as novas gerações que chegam ao mundo e as eduquem na e para a democracia.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A escola nos domínios do capital Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
[…] sob esta perspectiva, a educação passa a reproduzir tais discurso e a qualidade do ensino fica submetida ao crivo dos números estabelecidos pelas metas e parâmetros que vão qualificar (ou desqualificar) determinada instituição de ensino, desde a formação básica até a superior, inclusive na pós-graduação.

A realidade social dos alunos da educação básica na educação públicaMarcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
As condições sociais pelas quais muitos alunos vivem no seu cotidiano podem interferir no seu rendimento escolar. Um aluno que não tem o que comer em casa, por exemplo, pode não conseguir concentrar-se bem na escola para a realização de uma atividade avaliativa.

As várias faces da intolerância– Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Os autores fazem, no primeiro capítulo do livro, uma exploração das várias faces da intolerância e afirmam que rigidez, impaciência e desencontro são algumas características de sua manifestação. A história humana é recheada de exemplos de conflitos variados que remontam à antiguidade, ao mesmo tempo em que são registrados, desde tempos remotos, os esforços humanos para administrar de forma pacífica a convivência.

BICENTENÁRIO EM FOCO
A Origem da cartilha de alfabetização de adultos “O Ribeirinho” – Fabrício Valentim da Silva EXCLUSIVO
A cartilha de alfabetização de adultos não ofereceu oportunidades somente para seus educandos e educandas, ofertou para mim também, pois o Ribeirinho junto com o material Poronga compuseram minha amostra de análise de conteúdo qualitativa de livros didáticos para a alfabetização emancipadora na tese de doutorado desenvolvida e defendida na Université de Montréal, Canadá em 2019.

Religião e combate à desigualdade social na Amazônia – Patrícia Soares Lucena e Leni Rodrigues Coelho – EXCLUSIVO
Dom Joaquim tinha formação em filosofia e em teologia e pertencia à Congregação do Espírito Santo e do Sagrado Coração de Maria, os chamados “espiritanos”. Esta corrente religiosa tinha como proposição a integração dos povos e o combate à desigualdade social, ou seja, fazia oposição a pobreza e buscava promover o desenvolvimento humano, social e comunitário das populações carentes.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Flores Sóbrias – dementes –  Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Sem alívio / veio a noite / em todas as noites / na mesma soleira.

Vamos ler? – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Você sabia que Literatura não é apenas a arte de escrever, mas também a arte de ler? Sem o leitor não há a necessidade do escritor; e se não houver o escritor, não haverá o leitor, isso é uma coisa óbvia! Um depende do outro, portanto, um casamento que deve durar para sempre: escritor-leitor; leitor-escritor.

Viver para quem não nos quer vivos – Rafael Muller – EXCLUSIVO
O processo de formação do sujeito, inclusive pedagógico, dá-se num modelo mais ou menos em pilha (sabemos que a vida é mais complexa do que isso, mas simplificamos e usamos de metáforas mentais para organizarmos didaticamente o pensar). Verdades vão sendo acumuladas, postas umas em cima das outras, até formarmos aquilo que temos para nós de autoconceito e referências para nos posicionarmos.

CONVITE À LEITURA
Carta para a avó da Djamila – Alexandra Lima da SilvaEXCLUSIVO
Acredito que o livro Cartas para a minha avó seja também um convite para que as pessoas leitoras também se inspirem e escrevam suas próprias cartas, para suas avós, tias, mães, filhas… porque quando escrevemos uma carta, nos reconectamos com ausentes.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Inovação e cuidados sociossanitários: a experiência do Programa Maior CuidadoJanaína Aredes, Peter Lloyd-Sherlock, Karla Cristina Giacomin e Josélia Firmo – EXCLUSIVO
No cenário nacional, a cidade de Belo Horizonte destaca-se por uma iniciativa voltada para o cuidado domiciliar a idosos em condições de vulnerabilidade clínica e social: o Programa Maior Cuidado (PMC), desenvolvido na capital mineira desde 2011.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos: Paulo Freire e a luta pela democraciaAline Choucair Vaz, Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Beatriz Barbosa Gomes, Daniela de Moura Ferreira, Luana Alves dos Santos – EXCLUSIVO
O autoritarismo está entranhado na natureza mesma da nossa sociedade. O Brasil foi inventado autoritariamente, mas os militares deram uma indiscutível contribuição ao autoritarismo. Eles ajudaram muito a crescer o autoritarismo, a violência, a mentira, foi uma coisa trágica isso.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Entre higienistas e negacionistas: odiosas comparaçõesPablo Pérez NavarroEXCLUSIVO
Por ter transitado entre ambos os contextos – para trabalhar na UFMG, primeiro; para me despedir do meu pai em Tenerife, depois –, sei bem que as pessoas sensatas de ambos os lados do oceano costumam atribuir, intuitivamente, essa relação entre mortalidades à subnotificação de óbitos no Brasil.

ESPAÇO FREIREANO
Legado deixado por Paulo Freire em 1963 na cidade de AngicosDébora Souza, Maria Inês,  Luciano Mendes e Cheron Moretti – EXCLUSIVO
Em 1962, o município recebeu um grupo de estudantes universitários de várias graduações da UFRN, com a responsabilidade de fazer um levantamento cultural da população angicana, para embasar o trabalho que seria feito em 1963, em parceria com o governo do estado

EJA EM PAUTA
O estudo das relações étnico-raciais na educação de jovens e adultosMaria Marlete de SouzaEXCLUSIVO
A discussão sobre a educação das relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos se tornou necessária para além da dimensão socioeconômica, apontando também para uma abordagem crítica da desigualdade racial, de gênero e da diversidade sexual.

INFÂNCIAS EM PAUTA
Uma escola com presençaGlaucione Caetano (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
Segundo o mestre Paulo Freire, “escola é (…) o lugar que se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… Escola é sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda (…)”. O educador nos faz pensar na escola como um lugar para além do concreto, para a razão de toda a materialidade escolar existir, as pessoas.

PENSAR JOVEM
A Lua e a NuvemAmanda Faria Passos – EXCLUSIVO
Um tempestuoso e caótico tempo lhe pegou desprevenida, se é que ligava, e a levou para longe de todas as nuvens. O local era diferente de tudo que já havia visto ou que imaginava. Havia um gramado, vagalumes, grilos, sereno. Mas não havia o sol radiante, onde ele tinha ido parar?

ENTREMEMÓRIAS
Memórias da Entrememórias – Carlos Henrique de Carvalho  e Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
Nesta semana, nossa Coluna traz um texto que diz diretamente de si mesma. Trata-se do escrito de Carlos Henrique de Carvalho e Luciano Mendes de Faria Filho ao proporem as vivências individuais como fios condutores na construção de uma memória da educação em nosso país.

LIVRE EXPRESSÃO
Medo da rua Rodrigo W. M. Costa – EXCLUSIVO
Estou em casa / No meu quarto.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
PEC 13 é mais um ataque de Bolsonaro contra educação, dizem especialistas – Rede Brasil Atual
Projeto autoriza descumprimento de investimento obrigatório para educação e pode abrir ‘precedentes perigosos’.

UFMG Jovem apresenta pedagogia de escola pataxó – UFMG Notícias
Evento tem rodas de conversa, exposições e apresentações virtuais até amanhã (sexta, 10).

Leia Mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Igualdade social e desenvolvimento científico são fundamentais para retomada do crescimento – Jornal da Ciência
Tema é discutido durante mesa-redonda de encerramento da Virada da Independência.

Debate aborda a importância da ciência para o desenvolvimento do País – Jornal da Ciência
O assunto foi debatido no painel “Jovens cientistas discutem como a ciência pode contribuir para a soberania e independência nacional” durante a Virada da Independência.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Educación en el Perú: ¿Cómo avanzan las clases semipresenciales en las regiones del país? – RPP / Peru
Una de las metas del Ministerio de Educación es vacunar a los más de 600 mil docentes y no docentes que conforman la comunidad educativa para concretar el regreso para el 2022.

Pediatras exigen que docentes no vacunados no tengan contacto con niños – La Nación / Paraguai
La Sociedad Paraguaya de Pediatría (SPP) pedirá mediante una nota oficial al Ministerio de Educación y Ciencias (MEC) que los docentes no vacunados contra el COVID-19 no mantengan contacto con niños en escuelas y colegios tras el reinicio de las clases presenciales en el país durante la última semana.

Leia mais.

PENSAR INDICA
O Seminário “Museus e Coleções na escola no passado e no presente: trânsitos entre Brasil e França” acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de Setembro de 10h às 12h, e tem como principal objetivo congregar pesquisadores de instituições científicas e museológicas que estudam os museus escolares e a cultura material escolar a fim de contribuir com sua valorização, salvaguarda e difusão, em especial analisando os trânsitos entre Brasil e França. As inscrições são gratuitas! Acesse aqui.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Demerson em 03/09/2021 (Educação em Debate, número 332, Extensão Universitária: uma aula de Brasil). O Rondon mudou toda a minha forma de enxergar o mundo, especialmente o mundo das populações mais carentes, onde falta o estado. Foi realmente uma jornada que está imbricada com tudo que sou hoje.

Gabriel Santiago em 03/09/2021 (Educação em Debate, número 332, Extensão Universitária: uma aula de Brasil). Estava conversando ainda hoje sobre a importância da extensão na minha formação. Traz uma diferenciação muito grande, mesmo que a pessoa não tenha intenção alguma de trabalhar com temas sociais. Só a oportunidade de precisar se virar numa realidade diversa e aplicar seus conhecimentos nela, são coisas que já fazem uma diferença enorme.

Helio em 04/09/2021 (Bicentenário em Foco, número 332, 1922 contestado: o centenário nas crônicas de Lima Barreto). Lima Barreto, hoje vivo, estaria a escrever denunciando fake news e as mesmas notícias, citando apenas personagens diferentes.

Daiana Maria Da Silva em 08/09/2021 (Eja em Pauta, número 332, Xiô Liberdade! A vida vale ouro). Pedro, lendo seu texto lembrei da entrevista que Mano Brown fez com o Drauzio Varela. Vale a escuta. E parabéns pela escrita e reflexões tão sensíveis.

TIRINHA
Helô D’Angelo – Brasil de Fato