Vol. 9, Nº 333/setembro de 2021 – sexta-feira, 10.
EDITORIAL
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA formam um binômio fundamental das teorias políticas e do pensamento pedagógico dos últimos séculos. Ainda que, ao longo desse período, os ritmos de estabelecimento de instituições, culturas e práticas democráticas sejam muito desiguais entre os países e que as instituições democráticas sempre estejam ameaçadas pelos ímpetos autoritários os mais diversos, não se concebe a existência da democracia moderna sem uma rede de instituições sociais, escolares ou não, que acolham as novas gerações que chegam ao mundo e as eduquem na e para a democracia.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
A escola nos domínios do capital – Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
[…] sob esta perspectiva, a educação passa a reproduzir tais discurso e a qualidade do ensino fica submetida ao crivo dos números estabelecidos pelas metas e parâmetros que vão qualificar (ou desqualificar) determinada instituição de ensino, desde a formação básica até a superior, inclusive na pós-graduação.
A realidade social dos alunos da educação básica na educação pública – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
As condições sociais pelas quais muitos alunos vivem no seu cotidiano podem interferir no seu rendimento escolar. Um aluno que não tem o que comer em casa, por exemplo, pode não conseguir concentrar-se bem na escola para a realização de uma atividade avaliativa.
As várias faces da intolerância– Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Os autores fazem, no primeiro capítulo do livro, uma exploração das várias faces da intolerância e afirmam que rigidez, impaciência e desencontro são algumas características de sua manifestação. A história humana é recheada de exemplos de conflitos variados que remontam à antiguidade, ao mesmo tempo em que são registrados, desde tempos remotos, os esforços humanos para administrar de forma pacífica a convivência.
BICENTENÁRIO EM FOCO
A Origem da cartilha de alfabetização de adultos “O Ribeirinho” – Fabrício Valentim da Silva – EXCLUSIVO
A cartilha de alfabetização de adultos não ofereceu oportunidades somente para seus educandos e educandas, ofertou para mim também, pois o Ribeirinho junto com o material Poronga compuseram minha amostra de análise de conteúdo qualitativa de livros didáticos para a alfabetização emancipadora na tese de doutorado desenvolvida e defendida na Université de Montréal, Canadá em 2019.
Religião e combate à desigualdade social na Amazônia – Patrícia Soares Lucena e Leni Rodrigues Coelho – EXCLUSIVO
Dom Joaquim tinha formação em filosofia e em teologia e pertencia à Congregação do Espírito Santo e do Sagrado Coração de Maria, os chamados “espiritanos”. Esta corrente religiosa tinha como proposição a integração dos povos e o combate à desigualdade social, ou seja, fazia oposição a pobreza e buscava promover o desenvolvimento humano, social e comunitário das populações carentes.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Flores Sóbrias – dementes – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Sem alívio / veio a noite / em todas as noites / na mesma soleira.
Vamos ler? – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Você sabia que Literatura não é apenas a arte de escrever, mas também a arte de ler? Sem o leitor não há a necessidade do escritor; e se não houver o escritor, não haverá o leitor, isso é uma coisa óbvia! Um depende do outro, portanto, um casamento que deve durar para sempre: escritor-leitor; leitor-escritor.
Viver para quem não nos quer vivos – Rafael Muller – EXCLUSIVO
O processo de formação do sujeito, inclusive pedagógico, dá-se num modelo mais ou menos em pilha (sabemos que a vida é mais complexa do que isso, mas simplificamos e usamos de metáforas mentais para organizarmos didaticamente o pensar). Verdades vão sendo acumuladas, postas umas em cima das outras, até formarmos aquilo que temos para nós de autoconceito e referências para nos posicionarmos.
CONVITE À LEITURA
Carta para a avó da Djamila – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Acredito que o livro Cartas para a minha avó seja também um convite para que as pessoas leitoras também se inspirem e escrevam suas próprias cartas, para suas avós, tias, mães, filhas… porque quando escrevemos uma carta, nos reconectamos com ausentes.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Inovação e cuidados sociossanitários: a experiência do Programa Maior Cuidado – Janaína Aredes, Peter Lloyd-Sherlock, Karla Cristina Giacomin e Josélia Firmo – EXCLUSIVO
No cenário nacional, a cidade de Belo Horizonte destaca-se por uma iniciativa voltada para o cuidado domiciliar a idosos em condições de vulnerabilidade clínica e social: o Programa Maior Cuidado (PMC), desenvolvido na capital mineira desde 2011.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos: Paulo Freire e a luta pela democracia – Aline Choucair Vaz, Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Beatriz Barbosa Gomes, Daniela de Moura Ferreira, Luana Alves dos Santos – EXCLUSIVO
O autoritarismo está entranhado na natureza mesma da nossa sociedade. O Brasil foi inventado autoritariamente, mas os militares deram uma indiscutível contribuição ao autoritarismo. Eles ajudaram muito a crescer o autoritarismo, a violência, a mentira, foi uma coisa trágica isso.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Entre higienistas e negacionistas: odiosas comparações – Pablo Pérez Navarro – EXCLUSIVO
Por ter transitado entre ambos os contextos – para trabalhar na UFMG, primeiro; para me despedir do meu pai em Tenerife, depois –, sei bem que as pessoas sensatas de ambos os lados do oceano costumam atribuir, intuitivamente, essa relação entre mortalidades à subnotificação de óbitos no Brasil.
ESPAÇO FREIREANO
Legado deixado por Paulo Freire em 1963 na cidade de Angicos – Débora Souza, Maria Inês, Luciano Mendes e Cheron Moretti – EXCLUSIVO
Em 1962, o município recebeu um grupo de estudantes universitários de várias graduações da UFRN, com a responsabilidade de fazer um levantamento cultural da população angicana, para embasar o trabalho que seria feito em 1963, em parceria com o governo do estado
EJA EM PAUTA
O estudo das relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos – Maria Marlete de Souza – EXCLUSIVO
A discussão sobre a educação das relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos se tornou necessária para além da dimensão socioeconômica, apontando também para uma abordagem crítica da desigualdade racial, de gênero e da diversidade sexual.
INFÂNCIAS EM PAUTA
Uma escola com presença – Glaucione Caetano (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
Segundo o mestre Paulo Freire, “escola é (…) o lugar que se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… Escola é sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda (…)”. O educador nos faz pensar na escola como um lugar para além do concreto, para a razão de toda a materialidade escolar existir, as pessoas.
PENSAR JOVEM
A Lua e a Nuvem – Amanda Faria Passos – EXCLUSIVO
Um tempestuoso e caótico tempo lhe pegou desprevenida, se é que ligava, e a levou para longe de todas as nuvens. O local era diferente de tudo que já havia visto ou que imaginava. Havia um gramado, vagalumes, grilos, sereno. Mas não havia o sol radiante, onde ele tinha ido parar?
ENTREMEMÓRIAS
Memórias da Entrememórias – Carlos Henrique de Carvalho e Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
Nesta semana, nossa Coluna traz um texto que diz diretamente de si mesma. Trata-se do escrito de Carlos Henrique de Carvalho e Luciano Mendes de Faria Filho ao proporem as vivências individuais como fios condutores na construção de uma memória da educação em nosso país.
LIVRE EXPRESSÃO
Medo da rua – Rodrigo W. M. Costa – EXCLUSIVO
Estou em casa / No meu quarto.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
PEC 13 é mais um ataque de Bolsonaro contra educação, dizem especialistas – Rede Brasil Atual
Projeto autoriza descumprimento de investimento obrigatório para educação e pode abrir ‘precedentes perigosos’.
UFMG Jovem apresenta pedagogia de escola pataxó – UFMG Notícias
Evento tem rodas de conversa, exposições e apresentações virtuais até amanhã (sexta, 10).
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Igualdade social e desenvolvimento científico são fundamentais para retomada do crescimento – Jornal da Ciência
Tema é discutido durante mesa-redonda de encerramento da Virada da Independência.
Debate aborda a importância da ciência para o desenvolvimento do País – Jornal da Ciência
O assunto foi debatido no painel “Jovens cientistas discutem como a ciência pode contribuir para a soberania e independência nacional” durante a Virada da Independência.
AMÉRICA LATINA
Educación en el Perú: ¿Cómo avanzan las clases semipresenciales en las regiones del país? – RPP / Peru
Una de las metas del Ministerio de Educación es vacunar a los más de 600 mil docentes y no docentes que conforman la comunidad educativa para concretar el regreso para el 2022.
Pediatras exigen que docentes no vacunados no tengan contacto con niños – La Nación / Paraguai
La Sociedad Paraguaya de Pediatría (SPP) pedirá mediante una nota oficial al Ministerio de Educación y Ciencias (MEC) que los docentes no vacunados contra el COVID-19 no mantengan contacto con niños en escuelas y colegios tras el reinicio de las clases presenciales en el país durante la última semana.
PENSAR INDICA
O Seminário “Museus e Coleções na escola no passado e no presente: trânsitos entre Brasil e França” acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de Setembro de 10h às 12h, e tem como principal objetivo congregar pesquisadores de instituições científicas e museológicas que estudam os museus escolares e a cultura material escolar a fim de contribuir com sua valorização, salvaguarda e difusão, em especial analisando os trânsitos entre Brasil e França. As inscrições são gratuitas! Acesse aqui.
OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Demerson em 03/09/2021 (Educação em Debate, número 332, Extensão Universitária: uma aula de Brasil). O Rondon mudou toda a minha forma de enxergar o mundo, especialmente o mundo das populações mais carentes, onde falta o estado. Foi realmente uma jornada que está imbricada com tudo que sou hoje.
Gabriel Santiago em 03/09/2021 (Educação em Debate, número 332, Extensão Universitária: uma aula de Brasil). Estava conversando ainda hoje sobre a importância da extensão na minha formação. Traz uma diferenciação muito grande, mesmo que a pessoa não tenha intenção alguma de trabalhar com temas sociais. Só a oportunidade de precisar se virar numa realidade diversa e aplicar seus conhecimentos nela, são coisas que já fazem uma diferença enorme.
Helio em 04/09/2021 (Bicentenário em Foco, número 332, 1922 contestado: o centenário nas crônicas de Lima Barreto). Lima Barreto, hoje vivo, estaria a escrever denunciando fake news e as mesmas notícias, citando apenas personagens diferentes.
Daiana Maria Da Silva em 08/09/2021 (Eja em Pauta, número 332, Xiô Liberdade! A vida vale ouro). Pedro, lendo seu texto lembrei da entrevista que Mano Brown fez com o Drauzio Varela. Vale a escuta. E parabéns pela escrita e reflexões tão sensíveis.
TIRINHA
Helô D’Angelo – Brasil de Fato