Jornal 372

Vol. 38, Nº 372/dezembro de 2022 – sexta-feira, 09.

EDITORIAL

Lembrar, elaborar e esperançar!

O ciclo de rupturas com o Estado democrático de direito iniciado em 2014, que resultou no Golpe de 2016 e na eleição de um inepto e corrupto governo em 2018, está próximo do fim. Nestes tempos, sobretudo nos últimos 6 anos, as forças democráticas foram tenazes em impedir a absoluta destruição capacidade de governo do Estado Nacional.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Quem é o educador museal no Brasil? – Marielle Costa e Martha Marandino – EXCLUSIVO
Ao longo de mais de 100 anos de desenvolvimento da Educação Museal no Brasil, é muito perceptível a evolução das práticas, metodologias e demais processos que tocam os aspectos educativos dos museus. As discussões sobre a prática educativa, sobre as condições para a sua realização, sobre a formação e profissionalização dos educadores e sobre o tratamento dado ao trabalho educativo pelas instituições, geraram diversas reflexões e proposições.

O Desenvolvimento da Educação Para a Cidadania no Continente Europeu – Antônio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
O entendimento mais recorrente sobre cidadania diz respeito à uma relação legal entre o indivíduo e o Estado. Nela ambos têm que cumprir um conjunto de obrigações recíprocas. Embora a mesma tenha um caráter funcional, nem sempre se mostra livre de percalços, pois tanto um lado como outro podem deixar de realizar, de forma parcial ou total, determinadas obrigações.

Os intelectuais e a normalidade democrática – Luciano Mendes de Faria Filho e Adir da Luz Almeida – EXCLUSIVO
Depois de 6 anos de contínua ruptura do Estado Democrático de Direito temos a oportunidade de, a partir do dia 01 de janeiro, começarmos a voltar à normalidade democrática.

Para se alimentar, basta a terra!  – Parte 2 – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
O ato de comer não encontra paralelo em nenhum outro componente de nossa vida. Consumimos várias vezes, todos os dias. No âmbito de nossa alimentação podemos fazer escolhas que terão impactos na nossa vida, na vida de nosso planeta e dos animais.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
O museu da Língua Portuguesa – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Você sabe quantas pessoas no mundo falam o português? Não? Cerca de duzentos e sessenta milhões de pessoas. E claro, o Brasil é o país com o maior número de falantes, sendo que São Paulo é a cidade com mais pessoas falando a mesma língua que falava Camões.

Professora, eu te amo – vínculos para um sempre agora – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Não só de pedras traçam-se os caminhos. Nem só de próclises constroem-se relações. Declarados vínculos de afeto e cuidado atravessam os portões da escola pública.

CONVITE À LEITURA
“Doutor Gama” e Consciência Negra na escola – Ivangilda Bispo dos Santos – EXCLUSIVO
Com o propósito de promover uma “educação das relações étnico/raciais positivas”, desconstruir preconceitos e estimular práticas antirracistas no contexto escolar, várias ações voltadas para valorização da diversidade social brasileira foram realizadas nas turmas do 8º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Celmar Botelho Duarte, em Belo Horizonte-MG.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educar em Direitos Humanos – Flávio Alves Barbosa – EXCLUSIVO
A educação em direitos humanos é um caminho para nos livrar de uma pedagogia do perito que sempre quer envolver a tudo e a todos em uma teia metodológica de técnicas e fazeres que faz de educadores e educandos pessoas homogêneas, domesticadas e cativas, sem nenhum espaço para a singularidade e sem condições de encontrar novos sentidos para a vida.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Sexualidade na adolescência: da negação à educação para autonomia – Fernando Martins de Azevedo – EXCLUSIVO
A identidade sexual se materializa na fase da adolescência. Nessa etapa do desenvolvimento é que começamos a entender melhor o que nos atrai e muitas vezes também iniciamos nossas primeiras experiências de relacionamento com outras pessoas, incluindo (ou não) relações sexuais – tema altamente debatido e atacado no período em que vivemos.

EJA EM PAUTA
EJA, políticas públicas e inclusão social – Adelson França Júnior – EXCLUSIVO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica, legalmente regulamentada, que se apresenta como específica e diferenciada. Sua fundamentação aparece nos artigos 37 e 38 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n.º 9.394/96).

PENSAR JOVEM
A Independência do Brasil – Louise Guimarães – EXCLUSIVO
Foi em 1500 que tudo começou / O Brasil, Portugal colonizou / Muitos anos sendo comandado, / mas um dia acabaria esse reinado / foram muitos anos a esperar, / Mas 1822 veio a chegar.

LIVRE EXPRESSÃO
Na sala de aula – Rafael Henrique de Resende Marciano – EXCLUSIVO
“Tem coisas que eu nem sonhei, porque eu nem sabia que podia sonhar aquilo”: quero ser professor de gente jovem e adulta, mas, agora, sei que também posso educar gente miúda.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Transição diz que MEC não tem como pagar milhares de médicos residentes e bolsistas – Carta Capital
Conforme integrantes da equipe de Lula, a pasta não tem limite financeiro para o fim de 2022.

UFMG firma acordo de cooperação com instituição localizada nos Andes peruanos – UFMG Notícias
Dirigentes da Universidade Nacional do Altiplano participaram de reuniões nos campi Pampulha e Saúde e foram recebidos hoje pela reitora Sandra Goulart Almeida.

Leia mais.

TIRINHA
Família em Tiras