Jornal 358

Vol. 24, Nº 358/setembro de 2022 – sexta-feira, 02.

EDITORIAL

Educação pelo Medo e pela Violência

Ainda que o genocídio, a escravidão, o medo e a violência constituam elementos estruturais de nossa história desde as guerras de invasão dos territórios que vieram a constituir o Brasil, durante muito tempo se construiu uma representação muito “positiva”, de que os brasileiros são cordiais e avessos à violência.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ideias para adiar o fim da escola – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
A necessidade de um ensino remoto escancarou as desigualdades sociais, acentuou as educacionais e segue questionando o modelo de educação escolar tradicional. Seria a escola ainda necessária, em sua forma e conteúdo, em sua organização do tempo e do espaço? Ou seria esse o prelúdio do fim desta instituição social, tal qual a conhecemos?

Viva o censo! – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Finalmente, desde o início deste mês de agosto, realiza-se em todo o país o Censo Demográfico de 2022. Contatando milhões de residentes no Brasil que habitam outros tantos milhões de domicílios, esse grandioso levantamento constituirá um precioso subsídio para o dimensionamento das políticas públicas a serem implementadas ano que vem no Brasil.

Democracia, fato ou valor? – Alfredo Johnson Rodríguez – EXCLUSIVO
Num importante texto em que polemiza com Marx sobre os fundamentos e as perspectivas do socialismo, Max Weber (1864-1920), inaugura o debate contemporâneo no páreo da teoria da democracia. Com base em sua original análise da modernidade, segundo a qual a “burocracia” desempenha um papel central  no Estado moderno e na sociedade industrial que o caracteriza, o sociólogo e filósofo alemão sustenta que a idéia da existência de um só “bem comum” que expressa a vontade racional do todo político, contida na teoria clássica de democracia – particularmente na “democracia direta” -, é inadequada por não ser “realista”.

Fake News e Eleições de 2022 – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
O ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, adotava o lema “uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”. E o jornalista, escritor e comentarista político estadunidense, Walter Lippman, dizia que, “sob certas condições, os homens reagem tão poderosamente a ficções, quanto o fazem a realidades, e em muitos casos, eles mesmos ajudam a criar as próprias ficções às quais reagem”.

Ministério Público, um parceiro indispensável da escola – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
As políticas públicas educacionais são aplicadas no território nacional de modo a contemplar todos os(as) brasileiros(as). Ocorre que existem muitas políticas públicas educacionais que não alcançam a totalidade da população que dela necessita, por motivos diversos, sendo o maior motivo a corrupção, que atua como um câncer no seio de administrações públicas.

Pensar a Educação com o Animismo – Francisco Ângelo Coutinho, Geisieli Rita de Oliveira e Edgar Rodrigues Barbosa Neto – EXCLUSIVO
Animismo é uma daquelas palavras que devemos falar em voz baixa, pois corre-se o risco de recebermos olhares de desconfiança quanto à nossa sanidade mental ou sobre nossa adequação intelectual ao mundo contemporâneo.

Sobre cantar o hino nacional na escola – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
O lugar das populações pobres – quase que invariavelmente afrodescendentes e indígenas – é a posição mais baixa da hierarquia social. Esse lugar está expresso na fala de uma mãe afrodescendente numa sala de aula da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que ocupou quase todo o tempo da aula narrando o caso de agressão que seu filho sofreu de uma mulher branca, que disse “não confiar no seu filho porque ele é negro”.

VIRANDO O 7 no Portal do Bicentenário EXCLUSIVO
Sob o título de  VIRANDO O 7 no Portal do Bicentenário, durante a Semana da Pátria, de 05 a 09 de setembro (2ª a 6ª feira), o Portal do Bicentenário da Independência vai realizar um conjunto de atividades que buscam comemorar (rememorar juntes) os vários sentidos da independência para a população brasileira de todos os territórios que conformam o país.  

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA – Orgulho, patriotismo e reflexão – Fabrício Robson de Oliveira – EXCLUSIVO
Este artigo/ matéria não possui a intenção de rememorar os acontecimentos históricos que antecederam e/ou sucederam a Proclamação da Independência do Brasil em 1822, mas sim, para uma breve reflexão sobre nossos sentimentos acerca dos valores históricos nacionais. Tal data é uma das mais importantes em nosso país, pois remete simbolicamente a nossa consolidação como uma Nação Independente, dando início a um novo período econômico, cultural e histórico ao Brasil.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Chamado da Direção – Paulo Hallack – EXCLUSIVO
— Professor José… pode entrar. / — Diretora Fernanda, mandou me chamar? / — Mandei, é o seguinte… infelizmente, a pedido do conselho geral da rede, não tenho boas notícias… José, você está sendo demitido… / — Beleza. / — Beleza, José? Beleza? Só isso?

José de Alencar, o mestre romântico – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
José Martiniano de Alencar Júnior nasceu em Mecejana, Ceará, no dia primeiro de maio de 1829. Primogênito dos sete filhos de um padre que largou a batina, após conhecer uma prima, para se casar.

Um caso de sensibilidade – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Aportara nela a sensibilidade sintomática.  A moça que teimava em abrir a janela, todos os dias, tinha lentes de contato. Dessas que permitem compartilhar o mundo. Sem filtros. Sem regras de aproximação.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Sexualidade e gênero nos trilhos da formação superior – Welligton Magno da Silva – EXCLUSIVO
As políticas educacionais, do ponto de vista político, devem ser concebidas na perspectiva democrática, horizontal e plural, atendendo à multiplicidade de experiências que habitam o contexto educacional: o que exige um movimento de ruptura com qualquer idealização homogênea e fixa de educação e de processo educativo.

PENSAR JOVEM
Como me tornei eu: relato pessoal – Carlos Fernando da Paz Chaves – EXCLUSIVO
Eu sempre soube que era diferente, desde criança. Eu só não entendia como. Há alguns anos eu comecei a entender o que eu sentia e quem eu realmente era. Quando eu comecei a entender, eu tive ódio de mim mesmo por vários motivos.

LIVRE EXPRESSÃO
Lazer pela régua do labor – Sueli Abreu  Guimarães – EXCLUSIVO
No mundo contemporâneo é bem comum o planejamento diário para cumprimento do máximo de tarefas possíveis, a produtividade sem filtros, tal bandeira social relega homens e mulheres à subalternidade num processo incessante de alienação.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
‘TerritórioRua’ – Agência Fiocruz
Novo curta metragem da série SUS e as clínicas da família, que traz relatos de experiências e práticas desenvolvidas por unidades de saúde e os desafios da inserção das pessoas em situação de rua.

Cobertura vacinal no Brasil está em índices alarmantes – Agência Fiocruz
Aliadas na prevenção de adoecimentos e mortes, as vacinas têm a missão de proteger o corpo humano: elas ‘ensinam’ o sistema imunológico a combater vírus e bactérias que desafiam a saúde pública.

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EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
‘TerritórioRua’ – Agência Fiocruz
Novo curta metragem da série SUS e as clínicas da família, que traz relatos de experiências e práticas desenvolvidas por unidades de saúde e os desafios da inserção das pessoas em situação de rua.

Cobertura vacinal no Brasil está em índices alarmantes – Agência Fiocruz
Aliadas na prevenção de adoecimentos e mortes, as vacinas têm a missão de proteger o corpo humano: elas ‘ensinam’ o sistema imunológico a combater vírus e bactérias que desafiam a saúde pública.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O tema escolhido pela SBPC para celebrar o Dia Nacional das Ciências, dos Cientistas e das Cientistas de 2022, Ciência para Todos, celebrado na semana passada, indica um caminho muito importante.  É fundamental para que o conjunto da população possa aquilatar a presença das ciências em seu cotidiano. Mas é mais do que isso: é para que a população possa se perceber a importância das instituições científicas e de suas pesquisas e, no limite, tomar decisões fundamentadas sobre o apoio que quer dar, ou não, a elas.

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PENSAR INDICA
O Dossiê “200 Anos de Educação do Brasil”, publicado pela Revista Educação em Foco (UEMG), tem por objetivo reunir textos sobre a educação brasileira a partir de sínteses e/ou balanços históricos e historiográficos com enfoque nos processos de escolarização, educação para os povos do campo, educação rural, organização escolar, educação antirracista, bem como do processo de fracasso/exclusão escolar, dos símbolos pátrios e das políticas públicas da área de educação pertinentes à História da Educação. Acesse aqui.

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INDICAÇÃO DO LEITOR
Nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2022 será realizado o I Encontro Paranaense de História da Educação (EPHE): “Museu Escolar, Ensino e Culturas Escolares”, na Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina/PR.  Convidamos todos/as a participar. Acesse
aqui.

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OPINIÃO DO LEITOR
Pollyana Ladeia Costa
em 28/08/2022 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 357 – 26/08/2022) – A família, as redes sociais e a escola
Eu fiquei muito reflexiva sobre essa matéria da revista e me lembrei do filme “A outra história americana” que aborda sobre homofobia, racismo e grupos neonazistas, entre eles a kukluxklan. Vale a pena assisti-lo, pois as relações familiares contemporâneas dizem muito sobre esse universo. Não direi mais nada, pois correria o risco de dar spolier. Fica a dica!!!!

Janaína Rocha em 27/08/2022 (EDUCAÇÃO E LITERATURA – Edição 357 – 26/08/2022) – O papel da literatura na formação do professor de língua portuguesa
Excelente texto! Necessário sobretudo para nos tirar do lugar automático de pensar Educação nesse país, em um sistema que já mostrou suas falhas, inclusive.

Dr. Léo Bomfim em 26/08/2022 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 357 – 26/08/2022) – Ações afirmativas e uma trajetória antes, durante e depois
Excelente matéria. Excelente material. Dr. Daniel é muitíssimo importante trabalharmos essas questões em nossos ambientes de trabalho. Texto maravilhoso. Parabéns. Por mais pessoas com cabeça pensante como a sua.

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar