Vol. 24, Nº 358/setembro de 2022 – sexta-feira, 02.
EDITORIAL
Educação pelo Medo e pela Violência
Ainda que o genocídio, a escravidão, o medo e a violência constituam elementos estruturais de nossa história desde as guerras de invasão dos territórios que vieram a constituir o Brasil, durante muito tempo se construiu uma representação muito “positiva”, de que os brasileiros são cordiais e avessos à violência.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ideias para adiar o fim da escola – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
A necessidade de um ensino remoto escancarou as desigualdades sociais, acentuou as educacionais e segue questionando o modelo de educação escolar tradicional. Seria a escola ainda necessária, em sua forma e conteúdo, em sua organização do tempo e do espaço? Ou seria esse o prelúdio do fim desta instituição social, tal qual a conhecemos?
Viva o censo! – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Finalmente, desde o início deste mês de agosto, realiza-se em todo o país o Censo Demográfico de 2022. Contatando milhões de residentes no Brasil que habitam outros tantos milhões de domicílios, esse grandioso levantamento constituirá um precioso subsídio para o dimensionamento das políticas públicas a serem implementadas ano que vem no Brasil.
Democracia, fato ou valor? – Alfredo Johnson Rodríguez – EXCLUSIVO
Num importante texto em que polemiza com Marx sobre os fundamentos e as perspectivas do socialismo, Max Weber (1864-1920), inaugura o debate contemporâneo no páreo da teoria da democracia. Com base em sua original análise da modernidade, segundo a qual a “burocracia” desempenha um papel central no Estado moderno e na sociedade industrial que o caracteriza, o sociólogo e filósofo alemão sustenta que a idéia da existência de um só “bem comum” que expressa a vontade racional do todo político, contida na teoria clássica de democracia – particularmente na “democracia direta” -, é inadequada por não ser “realista”.
Fake News e Eleições de 2022 – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
O ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, adotava o lema “uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”. E o jornalista, escritor e comentarista político estadunidense, Walter Lippman, dizia que, “sob certas condições, os homens reagem tão poderosamente a ficções, quanto o fazem a realidades, e em muitos casos, eles mesmos ajudam a criar as próprias ficções às quais reagem”.
Ministério Público, um parceiro indispensável da escola – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
As políticas públicas educacionais são aplicadas no território nacional de modo a contemplar todos os(as) brasileiros(as). Ocorre que existem muitas políticas públicas educacionais que não alcançam a totalidade da população que dela necessita, por motivos diversos, sendo o maior motivo a corrupção, que atua como um câncer no seio de administrações públicas.
Pensar a Educação com o Animismo – Francisco Ângelo Coutinho, Geisieli Rita de Oliveira e Edgar Rodrigues Barbosa Neto – EXCLUSIVO
Animismo é uma daquelas palavras que devemos falar em voz baixa, pois corre-se o risco de recebermos olhares de desconfiança quanto à nossa sanidade mental ou sobre nossa adequação intelectual ao mundo contemporâneo.
Sobre cantar o hino nacional na escola – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
O lugar das populações pobres – quase que invariavelmente afrodescendentes e indígenas – é a posição mais baixa da hierarquia social. Esse lugar está expresso na fala de uma mãe afrodescendente numa sala de aula da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que ocupou quase todo o tempo da aula narrando o caso de agressão que seu filho sofreu de uma mulher branca, que disse “não confiar no seu filho porque ele é negro”.
VIRANDO O 7 no Portal do Bicentenário – EXCLUSIVO
Sob o título de VIRANDO O 7 no Portal do Bicentenário, durante a Semana da Pátria, de 05 a 09 de setembro (2ª a 6ª feira), o Portal do Bicentenário da Independência vai realizar um conjunto de atividades que buscam comemorar (rememorar juntes) os vários sentidos da independência para a população brasileira de todos os territórios que conformam o país.
BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA – Orgulho, patriotismo e reflexão – Fabrício Robson de Oliveira – EXCLUSIVO
Este artigo/ matéria não possui a intenção de rememorar os acontecimentos históricos que antecederam e/ou sucederam a Proclamação da Independência do Brasil em 1822, mas sim, para uma breve reflexão sobre nossos sentimentos acerca dos valores históricos nacionais. Tal data é uma das mais importantes em nosso país, pois remete simbolicamente a nossa consolidação como uma Nação Independente, dando início a um novo período econômico, cultural e histórico ao Brasil.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Chamado da Direção – Paulo Hallack – EXCLUSIVO
— Professor José… pode entrar. / — Diretora Fernanda, mandou me chamar? / — Mandei, é o seguinte… infelizmente, a pedido do conselho geral da rede, não tenho boas notícias… José, você está sendo demitido… / — Beleza. / — Beleza, José? Beleza? Só isso?
José de Alencar, o mestre romântico – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
José Martiniano de Alencar Júnior nasceu em Mecejana, Ceará, no dia primeiro de maio de 1829. Primogênito dos sete filhos de um padre que largou a batina, após conhecer uma prima, para se casar.
Um caso de sensibilidade – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Aportara nela a sensibilidade sintomática. A moça que teimava em abrir a janela, todos os dias, tinha lentes de contato. Dessas que permitem compartilhar o mundo. Sem filtros. Sem regras de aproximação.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Sexualidade e gênero nos trilhos da formação superior – Welligton Magno da Silva – EXCLUSIVO
As políticas educacionais, do ponto de vista político, devem ser concebidas na perspectiva democrática, horizontal e plural, atendendo à multiplicidade de experiências que habitam o contexto educacional: o que exige um movimento de ruptura com qualquer idealização homogênea e fixa de educação e de processo educativo.
PENSAR JOVEM
Como me tornei eu: relato pessoal – Carlos Fernando da Paz Chaves – EXCLUSIVO
Eu sempre soube que era diferente, desde criança. Eu só não entendia como. Há alguns anos eu comecei a entender o que eu sentia e quem eu realmente era. Quando eu comecei a entender, eu tive ódio de mim mesmo por vários motivos.
LIVRE EXPRESSÃO
Lazer pela régua do labor – Sueli Abreu Guimarães – EXCLUSIVO
No mundo contemporâneo é bem comum o planejamento diário para cumprimento do máximo de tarefas possíveis, a produtividade sem filtros, tal bandeira social relega homens e mulheres à subalternidade num processo incessante de alienação.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
‘TerritórioRua’ – Agência Fiocruz
Novo curta metragem da série SUS e as clínicas da família, que traz relatos de experiências e práticas desenvolvidas por unidades de saúde e os desafios da inserção das pessoas em situação de rua.
Cobertura vacinal no Brasil está em índices alarmantes – Agência Fiocruz
Aliadas na prevenção de adoecimentos e mortes, as vacinas têm a missão de proteger o corpo humano: elas ‘ensinam’ o sistema imunológico a combater vírus e bactérias que desafiam a saúde pública.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
‘TerritórioRua’ – Agência Fiocruz
Novo curta metragem da série SUS e as clínicas da família, que traz relatos de experiências e práticas desenvolvidas por unidades de saúde e os desafios da inserção das pessoas em situação de rua.
Cobertura vacinal no Brasil está em índices alarmantes – Agência Fiocruz
Aliadas na prevenção de adoecimentos e mortes, as vacinas têm a missão de proteger o corpo humano: elas ‘ensinam’ o sistema imunológico a combater vírus e bactérias que desafiam a saúde pública.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O tema escolhido pela SBPC para celebrar o Dia Nacional das Ciências, dos Cientistas e das Cientistas de 2022, Ciência para Todos, celebrado na semana passada, indica um caminho muito importante. É fundamental para que o conjunto da população possa aquilatar a presença das ciências em seu cotidiano. Mas é mais do que isso: é para que a população possa se perceber a importância das instituições científicas e de suas pesquisas e, no limite, tomar decisões fundamentadas sobre o apoio que quer dar, ou não, a elas.
PENSAR INDICA
O Dossiê “200 Anos de Educação do Brasil”, publicado pela Revista Educação em Foco (UEMG), tem por objetivo reunir textos sobre a educação brasileira a partir de sínteses e/ou balanços históricos e historiográficos com enfoque nos processos de escolarização, educação para os povos do campo, educação rural, organização escolar, educação antirracista, bem como do processo de fracasso/exclusão escolar, dos símbolos pátrios e das políticas públicas da área de educação pertinentes à História da Educação. Acesse aqui.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2022 será realizado o I Encontro Paranaense de História da Educação (EPHE): “Museu Escolar, Ensino e Culturas Escolares”, na Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina/PR. Convidamos todos/as a participar. Acesse aqui.