Vol. 9, Nº 337 novembro de 2021 – sexta-feira, 05.
EDITORIAL
Escolas Abertas
Em 2020, bastaram alguns poucos dias de “Aulas Remotas” para mostrar que a obscena desigualdade brasileira se reflete, se realiza e se perpetua em todas as dimensões da vida social: a impossibilidade de boa parte do alunado e do professorado em realizar as tais atividades emergenciais remotas demonstrou o quanto era falaciosa a ideia de que o Brasil apresentava um altíssimo nível de acesso à internet.
Leia Mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil da próxima segunda-feira, dia 8 de novembro, vai contar com uma bate-papo muito especial. Conversaremos com a cantora, professora e pesquisadora Elzelina Dóris dos Santos sobre a potência do samba na educação das relações étnico-raciais. Também teremos a sessão especial “Música e Educação” em homenagem aos 75 anos do nascimento de Belchior.
O programa ainda recebe a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG. Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Lugar de fala é sectarismo? Descompaixão pela ferida narcísica de homens públicos – Bárbara Regina Altivo – EXCLUSIVO
O sistema de intelectualização da pessoa é violento. Tem algo de masculinidade adoecida aí… e branquitude também, o combo. Crescer no prestígio acadêmico em boa parte tem a ver com jogar essa disputa egóica. Eu entrei na dança sinistra das cabeças infladas e me afastei da vagina.
Dia de luta dos servidores – APUBHUFMG+ – EXCLUSIVO
É pelo servidor público que a população mais pobre e carente tem garantidos os direitos fundamentais: acesso à educação, às creches, às escolas e universidades públicas, acesso à saúde, através do sistema único de saúde, acesso à defensoria pública, entre outros, e acesso aos serviços prestados pelas empresas públicas […]
HQs em cena: o uso dos Quadrinhos no ensino de História – Rafael Vinicius da Fonseca Pereira – EXCLUSIVO
[…] talvez, esse momento também seja propício para se discutir a potencialidade do uso dos Quadrinhos em sala de aula. As HQs possuem características importantes e necessárias em diversas disciplinas. A leitura dessa tipologia textual permite a compreensão de inúmeros conceitos históricos, além de desenvolver a capacidade de leitura de imagens e gráficos.
Lições pandêmicas: o que não aprendemos – Laura Janaina Dias Amato – EXCLUSIVO
Reprogramar esse espaço de aprendizagem, que é a extensão, requer dos atores participantes uma dança conjunta e coletiva, em que os passos dados por todos sejam aprendidos e coordenados juntos. Dançar em grupo não é algo fácil, requer de todos o mesmo ritmo e sintonia, todos devem prestar atenção ao tempo e com isso marcar o compasso.
Nós, assistentes sociais na Educação! – Laís Melo e Monica Abranches – EXCLUSIVO
A educação de base ainda não é para todos. As expressões da questão social são um determinante importante para a permanência do alunado dentro da sala de aula. A escola, hoje, não tem só o desafio de ensinar, pois recebe e assume as consequências sociais da insegurança alimentar, da pobreza, da violência doméstica e outros.
A força destrutiva do capital – Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
O capital em crise estrutural libera todo o potencial de sua força destrutiva orientada para o desmonte total das conquistas seculares obtidas pela classe trabalhadora e a juventude, enfim, extermina os direitos de todos os setores marginalizados e oprimidos desta sociedade regida pela ganância capitalista.
O que vem a ser divulgação científica? – Paulo Cezar S. Ventura – EXCLUSIVO
A comunicação não é uma transmissão, mas um modo de relação entre sujeitos diferentes e coloca em questão um quadro conceitual fundamentado na noção de signo e mensagem.
A rua Dez de Novembro – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Ruas também são monumentos e os governantes se esmeram em reproduzir suas ideias e ideologias, suas crenças e todos os seus “ismos” no nome das ruas da cidade. A rua Dez de Novembro é uma homenagem ao golpe de estado perpetrado por Getúlio Vargas, que ficou conhecido como o Estado Novo.
BICENTENÁRIO EM FOCO
A consolidação da independência e uma escolarização multifacetada na capital do Império – Aline Machado dos Santos – EXCLUSIVO
Muitas foram as escolarizações que ocorreram na capital do Brasil. Contrastes sentidos até mesmo entre aquelas localidades que estavam no eixo central da urbe e abrigavam as atividades típicas de centro administrativo. A Freguesia da Candelária estava desenhada no que hoje consideramos o centro da cidade do Rio de Janeiro.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Professorandes, professoremos – assim contou Ayó (Parte II) – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Conhecedor de cada canto daquelas tumbas flutuantes, Ayó se fez necessário. Enfrentou o cheiro da morte que habitava as embarcações. Muitas. Iam e vinham. Nauseabundas. Galeras. Bergantins. Barcos. Escunas. Corvetas. Todos abarrotados de homens, mulheres, crianças.
Como vencer a máquina de gerar loucos? – Janayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
Trabalho home office, aulas remotas, reuniões on-line, tudo dentro de casa e como diz a linguagem popular “tudo junto e misturado”. E misturamos tudo mesmo, vida profissional com vida pessoal, o lugar do trabalho e da escola tomou conta de nossas casas, horários de labuta muito mais do que imaginávamos, lives para além do que dias de 24 horas podem dar conta, uma correria frenética que ganhou espaço em nosso dia a dia.
CONVITE À LEITURA
Maudie: a arte como abrigo – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Ela transformou a modesta e isolada pequena casa numa obra de arte, repleta de sonhos e cores.
Admirável Mundo Novo – Pedro Henrique Ázara de Almeida – EXCLUSIVO
A Ciência deve ser usada como um método de contribuição para a humanidade e não para levá-la à dependência da mesma. Infelizmente não é isso que está ocorrendo na atualidade, podemos ver muita dependência da indústria farmacêutica, tecnológica e alimentícia.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos e Direitos da Natureza: uma perspectiva biocêntrica – Carlos Alberto de Moraes – EXCLUSIVO
[…] o caminho que temos pela frente é o de nos desvestirmos da pretensa autossuficiência civilizatória, do endeusamento que erigimos de nós mesmos enquanto seres soberanos e conquistadores, e de, humildemente, delinearmos o reencontro e a reconciliação com a Natureza, tentando atingir a completa e absoluta integração.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
“As crianças querem saber como é que se vive!”: Sexualidade e gênero na Educação Infantil – Thais Blankenheim – EXCLUSIVO
Sendo a escola uma instituição que atua como espaço de ensino/aprendizagem não só de conteúdos, mas como lugar para “aprender a viver”, entende-se que é no ambiente escolar que os ideais coletivos sobre como deveríamos ser começam a aparecer como demandas e até mesmo como imposições, muitas vezes de uma forma violenta, machista e heterossexista.
LIVRE EXPRESSÃO
O amor – Mariana Aparecida Mendes Soares – EXCLUSIVO
E quando menos se espera, / ele nos deixa / na escuridão / sem perdão.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
76% dos brasileiros querem aula sobre diversidade na pré-escola, diz pesquisa – CNN
Outros países optaram por abordar o assunto somente a partir do ensino fundamental. São eles: China (47%), Índia (43%), Reino Unido (48%) e Estados Unidos (34%).
AMÉRICA LATINA
Familias exigen a partidos reponer los USD 40 millones en Educación – Última Hora / Paraguai
Padres de escuelas públicas responden a tijerazo de Bicameral de Presupuesto a recursos del FEEI en 2021-2022. Está en riesgo fondo para atención de 5.000 niños y el futuro del programa Becal.
Más de la mitad de los escolares no fue presencialmente a su establecimiento en 2021 – Pauta / Chile
Los colegios estiman que un 5% del alumnado no asistió ni remota ni presencialmente a su escuela.
OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Josiane Cristina Amorim da Silva em 29/10/2021 (Infâncias em Pauta, número 335, Literatura infantil: formação, arte ou direito?). Olá, Camila Souza Petrovitch! Primeiramente, quero expressar minha alegria em saber que há pessoas com seu potencial atuando na rede de ensino privada. Nesta fase da vida, o afeto, o acolhimento, a sensibilidade e a arte são essenciais para o bom desenvolvimento crianças.
Thaís em 30/10/2021 (Convite à Leitura, número 320, Você lê o quê? Curtíssimo ensaio sobre o verbo ler). A importância da leitura foi traduzida nesse ensaio de uma forma magistral!
TIRINHA
Amarildo