Jornal 293

Ano 8 – Nº 293/ sexta-feira, 25 de setembro de 2020

EDITORIAL

Volta às Escolas – é preciso dialogar com professoras e professores

Consideradas as condições de funcionamento de nossas escolas, essas instituições são potencialmente explosivas em relação à o propagação do vírus. Não há ninguém que conheça mais o cotidiano da escola, e seus alunos e familiares do que as professoras e professores que atuam na escola. São estas e estes profissionais, mais do que ninguém, que têm que ser ouvidos sobre o que é melhor para a escola brasileira hoje.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 28 vai realizar mais uma edição da parceria com o projeto Pensar Jovem: Fazer Sentido! Dessa vez os estudantes e professores vão conversar sobre “Iniciação Científica no Ensino Básico”. A ideia é refletir acerca do que é ciência e suas possibilidades nesta modalidade de ensino. O programa contará com relatos de experiências de jovens alunos cientistas, editais, agências de fomentos e feiras científicas.

Segunda também teremos a sessão especial #MidianaEscola, as colunas Pensando Bem e Valorizando o Saber, além da Agenda da Educação com os principais eventos da Semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.  

LIVE – PENSAR AO VIVO
Autoritarismo e (auto)censura Intelectual
No dia 30 de setembro o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza uma live para refletir sobre o avanço do autoritarismo e os movimentos de censura e autocensura entre pesquisadores. Luciano Mendes e Yolanda Assunção recebem Ana Cristina da Cruz (UFSCar), Marco Aurélio M. Prado (UFMG), Fernando Penna (UFF) e Miriam Grossi (ANPOCS) para uma conversa sobre estes processos.

ENTREVISTAS
Laboratório Brinquedoteca BrincArte – Ana Valéria de Figueiredo e Zulmira Rangel Benfica
O Brincar e seu papel pedagógico fazem parte do desenvolvimento de crianças. Esse processo, merece muita atenção, estudo e reflexões. Para entender essas questões, entre outras funções, que existe o Laboratório Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu (RJ).

Direito Sindical – Maria Rosaria Barbato, Analise Silva e Mateus Servilha
Em outubro o Sindicato dos professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco inicia um novo processo eleitoral para eleger sua nova diretoria. Mas, afinal, como atua um sindicato docente? Qual a relação dessa instituição com as políticas públicas e vivências da comunidade universitária?

SEÇÃO ESPECIAL – PAULO FREIRE: 99 anos
Ser Professor(a) na Perspectiva Freireana – Vivina Dias Sól Queiróz – EXCLUSIVO
Freire ensinou que cada sujeito precisa ser compreendido como um ser histórico constituído de história, afeto, emoção e concretude cujos sentidos e significados em relação ao mundo resultam de diversas interpretações.

Paulo Freire vive na presença do esperançar – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
No seu aniversário de quase um século, Paulo Freire, na memória e obra que carregamos tão prazerosamente dele, nos presenteia com algo essencial, vital, diria até. E esse presente é a esperança, o “esperançar”, para falar de modo mais preciso.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Vamo Junto? A importância do território e das redes sociais para a mobilização socialPaloma Coelho – EXCLUSIVO
Ao mesmo tempo em que se vivencia uma lógica global das relações e dos processos econômicos e políticos, verifica-se um forte apelo ao local, com o fortalecimento de identidades, especificidades culturais, tradições e memórias.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Homeschooling e Bolsonaro: tudo a ver – Parte II – Maria Amália de A. Cunha e Glauber Loures de Assis – EXCLUSIVO
A defesa do homeschooling cumpre a função de agradar a esses setores religiosos fundamentalistas que compõem uma importante base do bolsonarismo.

Representações – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
São inúmeras as analogias, os paralelos, as aproximações feitas entre a aula e o teatro. Tal como o ator, o professor, ao preparar a lição, assimila um roteiro a ser apresentado a um determinado público.

Um retrato do Brasil que a Educação precisa alcançar – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Este não é um retrato de um país corrupto ou que por algum motivo não deu certo, mas sim um retrato do modelo neoextrativista, da colonização, da divisão internacional do trabalho, do racismo, do patriarcalismo e da condição imposta para a periferia do capital pelos defensores da mentira do “bem estar social”.

Desigualdades sociais, Juventude(s) e ENEM: o alargamento do nível de escolaridade entre os jovens – Marcos Rogério dos Santos – EXCLUSIVO
É inegável que todos os terceiranistas que farão o ENEM sejam, de alguma maneira, afetados pela suspensão das aulas presenciais, mas são aqueles em situação de maior vulnerabilidade social que se afastarão ainda mais da porta de entrada do ensino superior.

Quem são os nossos conservadores? – Raquel Melilo e Renata Andrade – EXCLUSIVO
Criou-se, em parte do imaginário coletivo, a ideia de que o conservador é a figura que pretende manter valores morais caros à sociedade. Defende-se, antes de mais nada, a vida e a família. Defesas legítimas, com toda certeza. Mas cercadas de confusões lógicas.

História da cidadania – Antônio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Cidadania é um vocábulo que faz referência à figura do cidadão o qual só tem existência concreta no âmbito do Estado. As relações de mutualidade entre indivíduo e Estado constituem o fundamento da cidadania e a participação no direcionamento da sociedade política constitui seu aspecto essencial.

Walter Benjamin (1892-1940) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
À enorme quantidade de páginas escritas aliou-se, na vida breve e errante deste homem de letras, a variedade de gêneros: ensaio, artigo, crítica, resenha, aforismo, programa de rádio para crianças e para adultos, radionovela, conto, soneto, comentário, tese.

Formas que a gente aprende – Drogas – Thiago Carmona
No último episódio desta série de 5 vídeos, o humorista e palestrante Thiago Carmona conversa sobre formas que a gente aprende, a partir de experiências de sua vida, e fala de suas aprendizagens a partir do contato com as drogas.

Escola. Presente? Tempos, espaços e pedagogias possíveis na pandemia
As angústias e possibilidades pedagógicas que surgem no cenário de aulas durante a pandemia de COVID-19 foram o assunto do PENSAR AO VIVO do dia 23 de setembro, com participação de Pâmela Souza da Silva, Doutoranda da UERJ, Paola Zordan, da UFRGS, Roseli de Sá, da UFBA, Verônica Domingues, da UFBA e Vanessa Macêdo, do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

Leia Mais.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Uma Pátria em Reformas – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Nas reformas que o Brasil fez, grandes e pequenas, uma elite sempre exigiu que o Estado se assemelhasse aos europeus e estadounidenses, os modelos de sucesso e beleza.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Luz, Câmera, Ação – Gustavo Silva Neves – EXCLUSIVO
É fato que ainda existe muito preconceito em relação às adaptações televisivas e cinematográficas. Nem sempre essa resistência é injustificada (é importante que se diga!). Mas, por outro lado, é inegável que estas obras abrem caminho para um outro processo.

Olhares enviesados – a poesia na vida e a vida na poesia – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Dá ao verbo a palavra que lhe pertence. Traça caminhos no discurso de outros discursos. Umedece a paleta de cores que aquarela o mundo dado: mundo criado. Olhares enviesados atravessam o lugar do outro.

CONVITE À LEITURA
Feito em casa: vida e quarentena em 17 curtas – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
A partir de câmeras do celular, o registro do cotidiano se transforma em filmes. E poder acompanhar todo esse processo de criação é realmente fascinante.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Trabalho infantil e ensino remoto: a pandemia agrava a violação de direitos de crianças e adolescentes – José Heleno Ferreira e Lucas Ferreira da Silva – EXCLUSIVO
Nossas crianças e adolescentes foram jogados ao trabalho, para ajudar em casa nesse momento trágico em que o Estado se faz omisso. Essa brutal realidade, que há alguns anos vinha sendo combatida através de programas sociais e políticas públicas, volta a ser naturalizada por boa parte da sociedade.

EJA EM PAUTA
É sobre viver [e não sobreviver] sendo sujeitos de direitos – Flavia Renata Guimarães Moreira – EXCLUSIVO
A compreensão dos(as) educandos(as) da EJA como sujeitos de direitos deve ser enfatizada, dado que compõe nosso(s) olhar(es) sobre as questões identitárias, os tempos e as trajetórias humanas ao longo da história comportando a leitura que fazemos destes sujeitos que, tal como nós, atuam nas diversas tessituras sociais.

PESQUISA EDUCACIONAL
As novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas: possibilidades de luta e resistência – Fabiane Freire França, Maria Luisa Furlan Costa e Renata Oliveira dos Santos – Educação Temática Digital (Unicamp) O presente artigo tem como objetivo compreender como o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, na Educação Básica e sobretudo no Ensino Superior, pode se constituir como ferramenta de combate e resistência ao cenário atual de retrocessos e ataques ao sistema educacional público brasileiro.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
72% dos educadores tiveram a saúde emocional abalada – Rádio EBC
Pesquisa online divulgada pela Nova Escola foi feita com profissionais da educação básica durante a pandemia.

Professores relatam experiências e desafios de aulas online durante pandemia – Carta Capital
Cenário adverso impôs necessidade de adaptação a docentes e alunos.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Qual a importância do uso da máscara nesse momento de flexibilização? – Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Com a flexibilização da abertura do comércio e outras atividades, o uso das máscaras torna-se cada vez mais importante. Com tanta gente circulando nas ruas, conhecer a importância da máscara e como usá-la é preservar a saúde coletiva. Nesta coluna o infectologista a professor da UFMG comenta sobre a importância desse equipamento.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Los padres exigen que haya más clases en las escuelas públicas – El pais – Uruguai
Reclaman la vuelta “cuanto antes a una presencialidad plena, acompañada de recursos que aseguren poder cumplir con las condiciones sanitarias.

Directivos docentes piden que no se cobre inscripción a pruebas Saber – El Tiempo – Colombia
Aseguran que la situación económica de los estudiantes por la pandemia les impide hacer el pago.

Leia mais.

PENSAR INDICA
O livro “Dez Passos para o Ensino Emergencial no Rádio em Tempos de Covid-19”, produzido pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), traz dicas para auxiliar os profissionais da educação na gravação de conteúdos pedagógicos para os estudantes baseada na coloquialidade da conversa para o uso didático de espaços em emissoras de rádio. A publicação está disponível para download gratuito.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Aracy Martins – O projeto Ensino de Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Brasileira na Educação Básica e Superior em Mato Grosso realiza a 3ª Live sobre o Ensino de Literaturas e Culturas Africanas nas Universidades – Brasil, Portugal e África de Língua Portuguesa. A transmissão será pelo Canal G. Cult – no Youtube e Facebook no dia 26 de Setembro, 11h (horário de Brasília), 15h (Lisboa e Luanda) e 16h (Maputo).

Mariana – Neste sábado, dia 26, o instagram da liderança indígena @celia.xakriaba realiza uma live beneficente com Os Garotos Tropicais, jovens Xakriabá, para colaborar no tratamento médico de Maria da Paixão mulher, mãe, poeta, Indígena do povo Xakriabá, município de São João das Missões. A live terá retransmissão do canal @midiaindiaoficial.

OPINIÃO DO LEITOR
Flavia Renata
em 18/09/2020 (EJA em Pauta, edição 292, Protagonismo: ecos de uma EJA diversa). Muito significativa a discussão. Vivências como esta, nas quais os sujeitos se empoderam, percebem-se como “sujeitos de direitos” e constroem os caminhos apontando coletivamente o que reivindicam, são imprescindíveis para fazer com que a sociedade se reelabore, se repense, se desconstrua num campo mais dialogal e de aprendizagens efetivas cujos sentidos ecoem para a vida e por gerações.

Keren Amarim em 18/09/2020 (EJA em Pauta, edição 292, Protagonismo: ecos de uma EJA diversa). Parabéns aos professores pela excelente publicação. Parabéns principalmente por se comprometerem com uma construção histórica que enxerga os sujeitos históricos para além dos “grandes heróis”, que enxerga a importância dos direitos e todos os humanos. Paulo Freire Vive.

Wilian L Martinhão em 19/09/2020 (Paulo Freire: 99 anos, edição 292, Ler Paulo Freire fez diferença pra mim, e pra você?). Parabéns pelo texto, professora. Nossa! Paulo Freire me ensinou como a empatia, a sensibilidade, a generosidade, a disciplina sadia e a crítica são valores essenciais no processo de ensino- aprendizagem.

Eduardo Gonçalves em 19/09/2020 (Paulo Freire: 99 anos, edição 292, Ler Paulo Freire fez diferença pra mim, e pra você?). Parabéns meu caro amigo. Chegar aos oitenta é uma dádiva divina. Também estou chegando (13/10) mas não com tantas qualificações.. Grande abraço meu amigo..

Josiane Cristina Amorim da Silva em 19/09/2020 (Paulo Freire: 99 anos, Paulo Freire: dos Oprimidos à Esperança!). Esta é sem dúvida uma excelente reflexão. Pelo importante fato de nos alertar acerca da necessidade de mudanças profundas no campo da educação. Além disso, estas considerações estão bem fundamentadas na perspectiva de Paulo Freire que tanto inspirou e ainda inspira a tantos autores e autoras. Uma delas é bell hooks, que defende no livro “Ensinando a transgredir”: a educação como prática da liberdade, a necessidade de lutarmos por uma educação “engajada” e também “libertadora”. 

Yasmin em 20/09/2020 (Educação em debate, edição 278, Paremos, porque a vida não pode parar). Belo texto, neste período em que nao podemos procrastinar porque estamos em casa, que devemos produzir cada vez mais e gastar cada minuto com coisas úteis. otima reflexão, como sociedade e como ser individual.

Osvaldo José de Assis em 20/09/2020 (Educação em debate, edição 291, Os memes e suas possibilidades no Ensino de História) Boa noite,muito bom este tema,que foi exposto.

Jacqueline em 21/09/2020 (Educação em debate, edição 292, Homeschooling e Bolsonaro: tudo a ver – Parte I). Discussão importantíssima!

TIRINHA
Ribs

https://zp-pdl.com https://zp-pdl.com/get-quick-online-payday-loan-now.php https://zp-pdl.com/best-payday-loans.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *