Jornal 338

Vol. 9, Nº 338 novembro de 2021 – sexta-feira, 12.

EDITORIAL

República, Educação e Utopia

Aqui, a República que deveria ser “Do Povo” e “Para o Povo” jamais cumpriu seus compromissos junto à imensa maioria da população.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
O pensamento anarquista Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Os adeptos do anarquismo asseveram que ele assenta-se numa tendência libertária universal; que os homens, desde suas origens mais remotas, e durante um grande lapso, viveram em comunidades destituídas de Estado, fato que ainda perdura em alguns casos.

Pagamento de bolsas do PIBID foi adiadoAPUBHUFMG+ – EXCLUSIVO
O PIBID é uma importante iniciativa […] em que o principal objetivo  é oferecer aos alunos da primeira metade dos cursos de licenciatura uma vivência prática no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Quando o jogo adoece: Round 6 e a perda do sentidoMarcelo Silva de Souza RibeiroEXCLUSIVO
O fato do humano viver mais conectado não significa que viva o aconchego da boa intimidade ou o vigor da solidariedade. De igual modo, ainda que se reconheça a proliferação da cultura do entretenimento, isso não significa o mesmo que a alegria do brincar e a potência do jogar.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
As origens da poesia popular nordestina – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Se hoje o repente é acompanhado principalmente pela viola caipira, naquela época as cantigas eram acompanhadas por instrumentos como alaúde, guitarra, saltério, arrabil e doiçana.

Fogueiras de um destinoIvane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O portão de ferro rodou sobre a base como que esmagando as consoantes bilabiais /p/, /b/. /Ppppppp/, /Bbbbbb/. Esmagadas por um bico de portão envelhecido. Tenso. Recalcitrante. A manhã empanava-se de ditos não ouvidos. Costume calçado em botas de cano alto.

Literatura Japonesa: dois Prêmios, dois estilosSuelio Geraldo Pereira – EXCLUSIVO
A literatura japonesa transita pelos mais diferentes segmentos. Algo que não é estranho a nenhuma outra literatura, embora muitos pensem que ela esteja apenas circunscrita ao universo do fantástico. […] Podemos, claro, encontrar textos fantásticos na literatura japonesa, mas não somente. Existem uma gama enorme de obras japonesas que podem satisfazer os mais variados gostos.

CONVITE À LEITURA
Antonieta de Barros por Jeruse Romão – Alexandra Lima da SilvaEXCLUSIVO
Publicado no ano de 2021, o livro traz importantíssimo acervo de fotografias, que em conjunto com outras fontes, permitem uma compreensão mais profunda e humana a respeito de Antonieta de Barros.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
“Contra os cortes, eu não me calo, eu digo fora; fora; fora…”Ruan DebianEXCLUSIVO
[…] como pensar no desenvolvimento dos seres humanos, na garantia de seus direitos fundamentais, se a educação é vista e tratada no Brasil, aliás muito maltratada, como despesa, um gasto qualquer?

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
O abismo intransponível da diferença sexual: pessoas trans e esportesEric Seger – EXCLUSIVO
Embora no senso comum pareça muito estável e rígido enunciar os pilares e os limites das diferenças entre os sexos, várias e vários cientistas debruçaram-se sobre as inconsistências de alguns desses enunciados.

EJA EM PAUTA
A EJA e futuro do pretérito esquecido – Ramuth Marinho – EXCLUSIVO
Com a pandemia e o enfrentamento bastante difuso – e por vezes, caótico – de suas consequências na educação, saúde, economia, políticas urbanas etc. esse “retrato” do fenômeno social, injusta e equivocadamente caracterizado como “evasão na EJA”, tomou contornos mais complexos e tortuosos.

PENSAR JOVEM
Educação e Arte – Santos R. – EXCLUSIVO

LIVRE EXPRESSÃO
O cara do acaso – Gabriel Aleri – EXCLUSIVO
eu sou um cara / mas, que cara posso ser? / sou o acaso  / cansado de correr para a direção errada / sou somente mais um cara.

A mídia e o veneno que nos servem à mesaValter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
Se formos seguir, ao pé da letra, o que nos propõem as fórmulas mirabolantes da nossa mídia de cada dia, simplesmente deixaremos de viver, pois, tudo é proibido. Aliás, o que não é proibido hoje, pode sê-lo amanhã e vice-versa.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Crise no Inep: presidente do órgão diz que Enem e Enade serão ‘realizados normalmente’ – G1
Danilo Dupas foi chamado para prestar esclarecimentos à Comissão de Educação da Câmara sobre os pedidos de demissão em massa de servidores nos últimos dias.

CNE elabora documento para manutenção do ensino híbrido após pandemia na educação básica e superior – Jornal da Ciência
“Estamos falando de metodologias que podem ser exploradas dentro ou fora da faculdade”.

AGU entra com recurso contra retorno das aulas presenciais no Rio de Janeiro – Último Segundo
A liminar do TRF2, concedida no último dia 25, determina a volta presencial em todos os níveis de ensino, mas as sete unidades envolvidas no processo se movimentam para voltar com o ensino híbrido.

Participação na consulta para escolha de gestores é forma de defender a Universidade – UFMG Notícias
Integrantes da comunidade acadêmica consideram que engajamento maciço no processo eleitoral dá mais legitimidade à manifestação dos votantes.

O que fazer para avaliar o tamanho das perdas na aprendizagem – Porvir
Evasão de jovens do ensino médio pode causar distorções no Ideb, índice que mostra apenas a situação daqueles que estão matriculados.

Professores debatem volta obrigatória às aulas presenciais em São Paulo – Rede Brasil Atual
Apeoesp reivindica do governo Doria dose imediata de reforço para educadores e vacinação completa para crianças e adolescentes, dentre outras medidas para garantir retorno seguro às atividades.

AMÉRICA LATINA
Ministerio de Educación anuncia retorno obligatorio de las clases presenciales a partir de marzo de 2022 – DiarioUChile / Chile
El titular de la cartera, Raúl Figueroa, destacó entre las razones de la medida el avance del proceso de vacunación y la recuperación del desarrollo de los aprendizajes y bienestar socioemocional de los alumnos. Sin embargo, sectores educativos consideraron adelantada la iniciativa.

Avances y retos en la Educación Inicial en México – Educación Futura / México
La Educación inicial tiene como propósito fortalecer el desarrollo físico, cognoscitivo, afectivo y social de los niños y las niñas de cero a tres años de edad e incluye orientación a las madres y padres de familia. Este nivel educativo se ofrece en tres tipos de servicios:  Centros de Atención Infantil (CAI), Atención Comunitaria y Visitas a los Hogares. 

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OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Luiz Carlos
em 05/11/2021 (Educação e Literatura, número 337, Como vencer a máquina de gerar loucos?). Todos nos deveríamos ler e discutir este texto, não esperando a pandemia passar que vamos conseguir mudar a realidade , é ter coragem para lutar.

Cleiton Donizete em 08/11/2021 (Educação em Debate, número 337, Lugar de fala é Sectarismo? Descompaixão pela ferida narcísica de homens públicos). Olá, Bárbara! Tudo bem? Acho que seu texto não ajuda a reverberar o debate ao reduzir minha argumentação a uma questão de ressentimento do privilegiado. Também tenho uma história, uma trajetória. Para reverberar seria interessante que debatesse o restante, não somente se opusesse ao primeiro parágrafo, ignorando todo o resto. Seria o justo. Da forma como fez apenas validou os meus argumentos. E meu texto também não é um ataque pessoal a ninguém, não “mexi com ninguém”. Abraços!

Aurea Rosa Cavina Cozzani em 09/11/2021 (Espaço Freireano, número 332, Paulo Freire e educação superior em tempos de pandemia: olhares que me afetam). Amei. Hoje que reli seu texto. Concordo muito com vc para mim seria impossível não estar ao menos olhando e sendo olhada, principalmente em uma aula remota. Afinal, a expressão as vezes vale mais que muitas palavras.

TIRINHA
oicavalcanti – EXCLUSIVO