Antonieta de Barros por Jeruse Romão

Alexandra Lima da Silva

“Receba Antonieta em sua potência e energia histórica de luta”. Essa foi a dedicatória que a autora Jeruse Romão escreveu no meu exemplar do livro Antonieta de Barros: professora, escritora, jornalista e primeira deputada catarinense e negra do Brasil. Publicado no ano de 2021, o livro traz importantíssimo acervo de fotografias, que em conjunto com outras fontes, permitem uma compreensão mais profunda e humana a respeito de Antonieta de Barros. 

Nas palavras da própria autora, “desnaturalizar a figura solitária projetada em Antonieta de Barros, nascida em 1901, e cuja vida atravessou os primeiros 50 anos do século XX” (ROMÃO, 2021, p. 19). 

É fundamental a inclusão de tal obra, que já nasce referência, nas ementas dos cursos de História da Educação Brasileira, pois confere a necessária visibilidade àa trajetória de uma mulher negra, professora, engajada na luta por educação. Vida longa a Jeruse Romão e Antonieta de Barros! Vida longa!

 

Para saber mais

ROMÃO, Jeruse. Antonieta de Barros: professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil. Florianópolis: Cais, 2021. 

 


Imagem de destaque: Cais Editora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *