Jornal 367

Vol. 33, Nº 367/novembro de 2022 – sexta-feira, 04.

EDITORIAL

A culpa não é da tia do Whatsapp!

Ainda que estejamos alegres com a vitória na atual eleição, e temos todas as razões para estar, não podemos subestimar os desafios postos pela adesão de tão grande contingente populacional às teses nazifascistas abraçadas pelo candidato Bolsonaro e parte significativa de seus apoiadores.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Liberdades negociáveis – Raquel Melilo e Renata Fernandes – EXCLUSIVO
Quando a liberdade se transforma em uma promessa de campanha política e justificativa para apoio a projetos neofascistas, é necessário corrigir a lente e refinar o olhar. 

Pulsões filosóficas do termo “negro”: entre Kemet e Educação – Marcos Borges dos Santos Júnior – EXCLUSIVO
É possível refletir sobre a pulsão filosófica do termo “negro”, não numa tautologia permeada pelo racismo contemporâneo ou ressignificada através do Movimento Negro (MN), mas propositalmente a respeito das pulsões africanas ou afrodiaspóricas que vem percorrendo durante séculos.

O Brasil pós eleições 2022 – Fabrício Robson de Oliveira – EXCLUSIVO
“Não é porque eu não gosto do piloto, que vou torcer para o avião cair”. A ética e o bom senso prevaleçam, pois esta polarização extrema está exaustiva, está desanimadora; está perigosa. Esperamos, ainda, que os governantes que irão encerrar os seus mandatos no final deste ano, governem até o fim, com ética e responsabilidade em prol do Brasil; ainda temos 2 meses.

Diários na EJA: “Narrativas de Si, Poesias do Eu” recebe Prêmio no 25º Encontro de Extensão da UFMG Manuela Lopes Silva e Juliana Ferreira de Melo – EXCLUSIVO
O trabalho “Narrativas de Si, Poesias do Eu” do Centro Pedagógico (CP/UFMG) foi um dos premiados como ‘Destaque de Extensão’, entre os quatro que receberam o Prêmio na área da Educação. 

O que um parque pode ensinar? – Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade – EXCLUSIVO
E este texto vitorioso versa sobre espaços de cidadania e democracia. A Região Piteiras, localizada ao sul da capital mineira congrega 14 parques urbanos, muitos deles semelhantes às praças comuns.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A pena no anzol – Paulo Hallack – EXCLUSIVO
Doutor! / Eu sou um poeta, doutor. / Roubei, mas roubei para compor. / Roubei para escrever neste saco de pão.

O fio da estrelaIvane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Esquecendo-se do contexto imediato, a mãe desceu informações sobre a natureza esférica e luminosa das estrelas.  Traçou no ar grandes círculos. Confirmou a natureza dos astros e sua luz própria.

Uma pequena história do cinema nacional – parte I – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Se os irmãos Lumière (Auguste e Louis) são considerados os pais do cinema mundial ao inventarem, em 1895, o cinematógrafo, a famosa máquina de filmar, Humberto Mauro é considerado o pai do cinema nacional.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
E quando a disputa partidária invade a escola? – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
Seria mais ético e pedagogicamente responsável se a Comunidade Escolar se antecipasse aos conflitos e oferecesse momentos de debate sobre as diferentes dimensões do processo eleitoral e de sua função na consolidação da Democracia e do Estado de Direito.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Cê não vai aguentar bater de frente com uma travesti – Aline Cecilio da Silva e Marcos Ribeiro Mesquita – EXCLUSIVO
“Quebrando a normatividade, como afirma em sua música intitulada Gordo Week, a cantora popularmente conhecida como Bixarte posiciona-se contra a cultura hegemônica e evoca um lugar de autoafirmação.

EJA EM PAUTA
A Educação de Jovens e Adultos como um espaço de enfrentamento da violência contra mulheres – Rebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalves e Flavia Renata Guimarães Moreira – EXCLUSIVO
Trabalhar com a temática da violência de gênero na EJA pressupõe colocar em discussão o comportamento, as atitudes e os posicionamentos cristalizados por uma história tecida em uma base patriarcal, sexista e violenta.

PENSAR JOVEM
Amor e medo – Sarah Lopes da Silva – EXCLUSIVO
Somos a força, a fé e o amor que nos uniu, / Somos almas gêmeas que – com quase toda certeza – se encontraram em outras vidas. / Mas, por que todo esse medo?

OPINIÃO DO LEITOR
Amarilis em 29/10/2022 (EDUCAÇÃO E LITERATURA – 21 de outubro de 2022) –
Os cem anos da Semana de 22 – parte III
O artigo do Alexandre Azevedo está muito bom. Além de ressaltar os fatos mais importantes comenta as reações e repercussões do público e da classe artista. Parabéns

YDERNEA Milka de Souza Birchal .h em 29/10/2022 (EDUCAÇÃO E LITERATURA – 21 de outubro de 2022) – Os cem anos da Semana de 22 – parte III
Muito boa a conclusão do movimento de 1922.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Acamares: Reciclagem e Cidadania – Inteligência Coletiva Minas Gerais
O segundo episódio do podcast Inteligência Coletiva bateu um papo sobre a luta das trabalhadoras e trabalhadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sarzedo e a importância da coleta seletiva e da reciclagem.

Saúde para um Brasil democrático e soberano – Nísia Trindade Lima (para o Estadão)
“Investir no SUS é a maior oportunidade do País para viabilizar um outro modelo de desenvolvimento”, comenta Nísia Trindade Lima, presidente da Agência Fiocruz, em artigo para o Estadão.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Seis das 10 melhores escolas públicas ensino médio no Brasil são do Nordeste – Correio Braziliense
A primeira escola do ranking possui um espaço limitado, os estudantes participam de aula prática e fazem aula de educação física no estacionamento.

 “Ciência no Brasil: cenário e perspectivas” é tema de palestra com Renato Janine Ribeiro – Jornal da Ciência
A atividade online com o professor da USP e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será no próximo sábado, 5 de novembro, durante o XV Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O potencial dos nanofertilizantes para aumentar a produtividade e sustentabilidade da agricultura – IPEA
Nanotecnologia em desenvolvimento no Brasil poderá reduzir danos ambientais, tornar as lavouras mais produtivas e diminuir a dependência de insumos importados.

Iniciativa brasileira busca tornar acessíveis terapias inovadoras contra o câncer – IPEA
Projeto de pesquisa e desenvolvimento da USP de Ribeirão Preto promete aperfeiçoar e baratear tecnologias de modificação genética de células de defesa.

Leia mais.

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar