Jornal 329

Vol. 9, Nº 329/agosto de 2021- sexta-feira, 13.

EDITORIAL

Empresariado e Bolsonaro: aprendizados do passado

Essa semana, mais uma vez, Bolsonaro deu um espetáculo de repulsa ao bom senso e de vazão ao autoritarismo que lhe é peculiar, assim como ao seu medíocre ministério: o gesto de receber tanques militares no Planalto nada mais foi do que uma tentativa de expressar força e apoio dos militares às suas políticas de morte e intimidar a população e os poderes legislativos e judiciário. 

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil da próxima segunda-feira, dia 16 de agosto, conta com a presença de Leonara Flores Mergareno, acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Vamos conversar sobre a experiência do programa “Maria da Penha vai à escola”, iniciativa da Subsecretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SEMU) em Mato Grosso do Sul. 

O programa conta ainda com a sessão especial #MídiaNaEscola, a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG.Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Paulo Freire, educador-pensador
O Pensar ao vivo da próxima quarta-feira, 18 de agosto, tem como tema “Paulo Freire, educador-pensador”. A live busca dialogar a produção teórico/crítica de Freire. A Live “Paulo Freire, educador-pensador” será no dia 18 de agosto, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificados para os participantes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Até onde vai a tolerância? – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
O entreguismo e a vilania se espraiaram pelo tecido social e estão presentes em nosso cotidiano, corroendo tudo que alcançam. Práticas de gente dissimulada que traem princípios e dormem tranquilos.

O enfraquecimento da Democracia e a Educação para a Cidadania – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
[…] a danificação do regime democrático em muitos países do mundo é uma ocorrência evidente. Um dos levantamentos mais hodiernos divulgado pelo ranking alemão DeMax apontou que “107 países perderam qualidades democráticas, superando com folga os 69 que avançaram”.

SuperaçãoIriam Starling – EXCLUSIVO
O brasileiro é de fato um lutador incansável. Há um contraste brutal entre nossos parlamentares e nossos atletas, artistas, pesquisadores, trabalhadores, ou melhor, batalhadores. Enquanto aqueles legislam em causa própria, os demais tentam sobreviver da melhor forma possível. São heróis da resistência.

Olha o tamanho do meu canhãoDalvit Greiner – EXCLUSIVO
É um círculo virtuoso: se a autoridade despreza o voto, despreza o povo que o elegeu e consequentemente perde a autoridade. Portanto, não deve mais tratar o povo que o elegeu apenas com desprezo, mas com a força necessária para a sua subjugação.

BICENTENÁRIO EM FOCO
A Independência de Sergipe e sua relação com a Independência do Brasil Maristela Andrade, Patrícia Batista e Cristiano Ferronato – EXCLUSIVO
Para a celebração do primeiro centenário da independência de Sergipe, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, rememorou traços da guerra de independência do Brasil, e da separação administrativa entre a Capitania da Bahia do território sergipano.

Celebrações e rememorações das Independências de Sergipe e do BrasilJoaquim Tavares da Conceição – EXCLUSIVO
Abrindo o Giro do Bicentenário em Sergipe, o texto a seguir traz as celebrações e rememorações das independências pelo estado e pelo Brasil.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A hipersimplificação da linguagem – Rafael Muller – EXCLUSIVO
Diz esse discurso, em linhas bastante gerais, que é preciso simplificar as coisas, processos, projetos, ampliando o seu alcance e a compreensão pelas pessoas. Um discurso contra o juridiquês, o economês e tantas outras linguagens técnicas que tornam inacessíveis determinados conteúdos ao público leigo.

Benzedor de piedades Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Cedo, como de costume, Seu Nico cumprira o combinado: de casa em casa, de morador a morador, levara o convite. No bico. Na boca. Contava o visto. 

O anarquismo místico de TolstóiJoachin Azevedo Neto – EXCLUSIVO
O escritor ficou horrorizado diante da degradação humana e da pobreza que encontrou em uma das áreas mais miseráveis da capital russa.

CONVITE À LEITURA
Narrativas de estudantes em meio a uma pandemia: um convite à leitura – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
O livro nasceu a partir da “sala de aula”, agora remota, cheia de angústias e incertezas. As organizadoras do livro partem das muitas reflexões possibilitadas pela disciplina História da Educação.

Educação, Inclusão Digital e Empatia: Reflexões de um Educador  – Marcus Krause  – EXCLUSIVO
Este trabalho é uma compilação de artigos de opinião do autor, publicados em diversos sítios eletrônicos na rede mundial de computadores.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Do risco à barreira: efeitos da pandemia sobre a saúde sexual e reprodutiva das mulheres – Nanda Isele Gallas Duarte, Brunah Schall, Bráulio Silva Chaves, Ulla Macedo – EXCLUSIVO
O estudo integra o projeto o estudo Pandemia de COVID-19 e práticas reprodutivas das mulheres no Brasil, cujo objetivo é conhecer os efeitos da pandemia sobre a saúde sexual e reprodutiva das mulheres.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Comunicação autorresponsável e as relações humanas – Fabiana Vilas Boas Borges – EXCLUSIVO
Há alguns dias, parei tudo para ouvir a professora Lúcia Helena Galvão num minicurso […] Nele, ela apresenta um estudo mais aprofundado sobre o livro “A Guerra da Arte”, do escritor americano Steven Pressfield. Na obra, o autor descreve, com muita propriedade e clareza, limites internos que nos prejudicam na autoescuta consciente por meio da qual nos responsabilizamos como autores da própria vida, no campo profissional e pessoal.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Subjetividade para além do próprio umbigo: educação, gênero e diversidade – Henrique Caetano Nardi – EXCLUSIVO
A ideia do indivíduo soberano rege as hierarquias da meritocracia, das relações de poder entre brancos e não-brancos, ricos e pobres, jovens e adultos, países do Norte e países do Sul, homens e mulheres, cisgêneros e transgêneros/travestis/não bináries, corpos magros e corpos gordos, pessoas sem ou com deficiência, heterossexuais e homossexuais/bissexuais/assexuais etc.

ESPAÇO FREIREANO
1° Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia – Débora de Souza – EXCLUSIVO
[…] tendo em vista o aumento expressivo dos movimentos conservadores e machistas, que violam e violentam as identidades femininas de forma constante, o tema pensado para o Encontro nos convida a refletir sobre as diferentes práticas de educação popular feminista, definindo-se em: “A Urgência de uma Prática Educativa Popular Feminista Anti-patriarcal”.

EJA EM PAUTA
E será que queremos todos conosco? O direito à EJA…Ramuth Marinho – EXCLUSIVO
[…] enquanto defensor dos direitos humanos e sobretudo do DIREITO à educação básica para qualquer cidadão brasileiro, acredito que uma reflexão sobre o árduo processo de desconstrução dessa posição ideológica majoritária (punitivista, elitista, excludente e higienista) seja mais do que necessária.

INFÂNCIAS EM PAUTA
O direito à literatura na primeira infância: contribuições da Bebeteca/FaE/UFMG -Ana Carolina Silva Correia, Bárbara Poliana Rodrigues Torres Versieux e Mônica Correia Baptista (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
A Bebeteca UFMG, inaugurada em outubro de 2011, integra ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo principal é potencializar a formação de professoras e outros profissionais para atuarem como mediadores e promotores de leitura literária junto a crianças de zero a seis anos de idade.

PENSAR JOVEM
A soberba e a poluição – Izabella Faria, Laila Lope, Sofia Oliveira ,Thiago Cherem  – EXCLUSIVO
Como se não bastasse a falta de atenção às esgotáveis fontes de água, o ser humano também se esquece que o espaço geográfico que ele ocupa não pode ser renovado em curto espaço de tempo, poluindo e destruindo também o solo existente sob seus pés.

ENTREMEMÓRIAS
Sobre maçanetas e memóriasMarileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
Os diplomas foram apenas parte da minha história. Iniciei por eles pois fiquei com receio de esquecer o pensamento – esse ser fugidio – que me passou pela lembrança ao me sentar diante do teclado do computador. Meu avô materno. Ele me falava dos diplomas. Me lembro do dia em que, sentada à mesa da cozinha, junto a ele e uma de minhas tias, ele anunciou seu desejo: “Um dia quero te ver, diploma em uma mão e filho na outra”.

LIVRE EXPRESSÃO
A essência da vida reside na existência da morte  – Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
A vida não é nada mais que um breve “ciclo” de qualquer coisa que nasce, cresce, se reproduz e morre. Aliás, este é um princípio universal: tudo que existe, absolutamente tudo, nasce, cresce, evolui, atinge seu auge, depois entra em declínio e morre.

Auxiliar de ConstruçãoEXCLUSIVO
A obra começou ontem / Já estou assustado / Muito tijolo junto / Muito barro amassado.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Jovens querem manter sonho do ensino superior e preferem retorno gradual e híbrido das atividades presenciais – Jornal da Ciência
Levantamento inédito feito pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior mostra que a maioria dos estudantes deseja manter benefícios das aulas remotas.

MEC exonera procurador da Unifesp. Universidade reivindica a renomeação – Rede Brasil Atual
Sem ouvir a reitoria da Unifesp, o Ministério da Educação demitiu um procurador geral contrário às arbitrariedades e colocou outro no lugar. Mas a universidade quer a anulação do processo.

Leia Mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Adição de R$ 99 milhões ao orçamento da Capes garante pagamento de mais de 90 mil bolsas – CAPES
O órgão recebe suplementação orçamentária de R$ 56 milhões e crédito de R$ 43 milhões; Fundação também espera liberação de mais R$ 286,5 milhões contingenciados.

Pane em sistema do CNPq expõe falta de peças, computadores antigos e baixo investimento em tecnologia – Jornal da Ciênci
Um dos principais órgãos de financiamento à ciência e à tecnologia do País, o órgão terá este ano R$ 1,2 bilhão para investir, o menor total em mais de dez anos. Para o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, com a solução do problema de seus sistemas, o CNPq terá de correr contra o tempo para definir a concessão de auxílios e aprovar prestações de contas.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
El debate no sólo es escuelas abiertas, también la calidad del sistema educativo – Forbes México / México
La urgencia por tener escuelas abiertas ha llevado a debatir a México en términos sanitarios sobre lo pertinente o no de la propuesta.

Aprueban en tercer debate iniciativa que crea y regula la Educación en Casa en Panamá – Telemetro / Panamá
Esta iniciativa implementará la Educación en Casa, modalidad que permitirá educar desde centros educativos o plataformas ubicadas en el extranjero.

Leia mais.

PENSAR INDICA
O Museu do Índio, órgão vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, organiza o VII Encontro Questão Indígena e Educação – O protagonismo indígena no contexto da pandemia. Os debates ocorrerão nos dias 20 e 21 de agosto. As inscrições estão disponíveis no formulário. Para mais informações, acesse o perfil do Museu do Índio no Instagram: @musindioufu.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Maria de Lourdes Menezes em 08/08/2021 (Educação em Debate, número 318, Educação ambiental e comunicação social: o poder público em questão). Educação ambiental e comunicação social: o poder público em questão.

Maria em 08/08/2020 (Educação em Debate, número 216, Contextualização de diferentes saberes e fazeres: a interdisciplinaridade numa articulação pedagógica). O senso comum é um contraponto de reflexão sobre uma educação emancipadora.

TIRINHA
Cartunista das Cavernas – Gilmar