No ano de celebração do Centenário da Educação Brasileira ocorre a inauguração do 1° Encontro de Educação Popular feminista da Amazônia. O evento, organizado por mulheres engajadas com a Educação Popular, será abordado através do sistema freireano do diálogo, garantindo, portanto, trocas de saberes, de vivências e de sentimentos presentes na formação humana e nas identidades femininas, indo de encontro também à produção do conhecimento científico.
Dessa forma, tendo em vista o aumento expressivo dos movimentos conservadores e machistas, que violam e violentam as identidades femininas de forma constante, o tema pensado para o Encontro nos convida a refletir sobre as diferentes práticas de educação popular feminista, definindo-se em: “A Urgência de uma Prática Educativa Popular Feminista Anti-patriarcal”.
Dentre diversos objetivos, o evento também visa fortalecer o debate entre as Universidades, a rede de ensino pública e os movimentos/ coletivos sociais feministas da América Latina e reinventar práticas de documentação da experiência por meio da produção de Cartas Pedagógicas e outros registros produzidos pela autoria de mulheres que dizem a sua palavra em diversos modos de expressão.
As oficinas presentes na primeira edição do Encontro ocorrerão no dia 19/08/2021, abordando dos seguintes temas:
Oficina 1 – A poesia como uma prática educativa libertadora
Oficina 2 – Sistematização de experiências na perspectiva da educação popular
Oficina 3 – Educação popular na Escola
Oficina 4 – As práticas educativas de quintais ecológicos
Oficina 5 – Feminismo Comunitário e antipatriarcal
As inscrições para o evento iniciaram-se no dia 08/03/2021 e irão até o dia 17/08/2021.
Para saber mais:
Inscrições para o 1° Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia
Imagem de destaque: Unsplash