Ano 6 – Nº 188 / sexta-feira, 09 de março de 2018

EDITORIAL

Lugar da mulher, espaço público e educação

Em tempos de retrocesso é difícil enxergar a ligação entre estes três temas de uma maneira positiva. Nos últimos meses, por exemplo, as denúncias contra casos de abuso no cinema escancararam o fato de que ser mulher torna a construção de uma carreira, e até mesmo de uma área de atuação, muito mais difícil. Diante dos holofotes de Hollywood foi exposta uma situação vivida por mulheres de todas as camadas sociais e segmentos profissionais: abusos dos mais diversos tipos e a disparidade salarial entre homens e mulheres. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil dará continuidade à série de entrevistas sobre as perspectivas para a educação em 2018. No dia 12 de março receberemos o professor Emérito da UFMG, Carlos Roberto Jamil Cury. O professor discutirá o andamento do Plano Nacional de Educação, a Reforma do Ensino Médio e a proposta de Residência Pedagógica.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Educação e Música.

​Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Perspectivas para 2018 – Equipe do pensar a Educação, Pensar o Brasil
No primeiro programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil de 2018 a equipe do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil comentou sobre as atividades do projeto, a BNCC e os ataques à autonomia universitária.

​CONVITE À LEITURA
Sociologia da Educação: currículo e saberes escolares – Tatiane Modesti – EXCLUSIVO
Em Sociologia da Educação a autora faz um panorama geral da teoria sociológica aplicada à educação, principalmente acerca das temáticas do currículo e dos saberes escolares.

ENTREMEMÓRIAS
Ardidas recordações escolares – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
As recordações da escola nem sempre são as mais bonitas, ainda que eventualmente, como foi o caso, sejam narradas entre risos apaziguadores.

​EDUCAÇÃO EM DEBATE
O país das contradições – I – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Um sistema prisional deve ser um sistema de reeducação social. Pessoas não muito bem socializadas pela escola – e outras instituições – deveriam estar lá preparando a sua reintegração à sociedade. Para isso, deviam ser ajudadas nessa retomada de seus projetos de vida e, no entanto assistimos o contrário.

Escola: economia ou desenvolvimento social? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Ao relegar à escola um ensino neutro, o que ocorre é a negação da cultura, é a afirmação de que não existe ideologia ou práticas sociais predominantes.

Correspondência 03: reminiscências de poesia e memória sobre o tempo e a escola – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
A escola parece “fechadinha” em si mesma e permanece ignorante ao mundo externo que, fora dela, funciona às avessas.

Investir em qual ciência? –  Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
A redução da educação unicamente ao seu papel econômico conformou a escola ao modelo de fábrica, impondo ao trabalho docente a mesma organização racional baseada na técnica.

Natureza e cultura no Complexo Serra doGandarela/Caraça: evidenciando cenários educativos alternativos – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A região entre o Caraça e o Gandarela formata-se enquanto paisagem pedagógica em apropriações por discentes de diferentes faixas etárias.

II Simpósio Tecnologias Digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea – Raquel Angela Speck e Eliana Santana Lisbôa – EXCLUSIVO
Espera-se reunir pesquisadores, professores, estudantes e a sociedade em geral empenhados em contribuir com a qualidade da educação, para partilhar saberes e divulgar experiências educacionais relacionados à temática.

Dia D da BNCC – Marcus Taborda
Na terça, 6, foi o dia D de discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O professor Marcus Taborda conversou com a jornalista Alicienne Gonçalves sobre a implantação da Base.

PESQUISA EDUCACIONAL
Leia mais. Expansão das Instituições de Nível Superior Privada no Município de Petrolina: uma análise regional da mercantilização do ensino – Sidclay Pereira – EXCLUSIVO
Na cidade de Petrolina, a mercantilização do ensino têm-se apoiado na vasta consolidação do crescimento das instituições de ensino superior.

Estado do conhecimento da pesquisa brasileira sobre disciplinas de conteúdo matemático na Licenciatura – Amanda Larissa de Almeida, Eliane Matesco Cristovão –  Revista Zetetiké (Unicamp)
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa que mapeou as pesquisas brasileiras sobre disciplinas de conteúdo matemático na Licenciatura e visa analisar como estas contribuem para compreender o campo da formação inicial.

​CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Projeto da UFMG recolhe fósforo a partir de urina – Thacyane Martinelli – EXCLUSIVO
Os pesquisadores do projeto P4Tree do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveram uma tecnologia capaz separar o fósforo presente na urina e reaproveitá-lo na agricultura, visando o  desenvolvimento de tecnologias inovadoras para tratamento de efluentes.

Mulheres superam obstáculos e avançam na ciência – UFMG Notícias
Na UFMG, liderança feminina na pesquisa cresceu em seis das oito áreas do conhecimento

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Contratadas como auxiliares de educação infantil, profissionais exercem função de docente – Revista Educação
Também chamadas de monitoras, pajens ou berçaristas, dependendo da nomenclatura utilizada pelo município, profissionais ficam responsáveis pela turma – sozinhas ou em dupla com colegas da mesma função; maioria não tem qualificação exigida

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​AMÉRICA LATINA
Unesco advierte sobre desigualdad en las escuelas de Nicaragua – La Prensa, Nicarágua
En el último boletín de la Unesco reitera que la igualdad de género es una prioridad mundial ya que las niñas son las que más abandonan la escuela.

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​PENSAR INDICA
O site Filosofia Africana disponibiliza materiais em língua portuguesa que possam subsidiar pesquisas sobre a filosofia africana e afro-brasileira, assim como auxilia na tarefa de professores do ensino fundamental e médio em acessar recursos ainda pouco conhecidos em nossa língua. Alguns destes textos dialogam com outras áreas do conhecimento, como educação, sociologia, antropologia, história, artes, entre outras, atendendo ao aspecto multidisciplinar que muitas vezes permeia o debate filosófico e que, também, auxilia a tarefa docente interdisciplinar.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
Marco Scarassatti – Segunda-feira, dia 12/3, às 9:30, receberemos no auditório Neidson Rodrigues, o violonista carioca Marcos Campello. Marcos fará um concerto solo e depois conversará com o público sobre seu processo criativo e a relação com o ensino de música. Esperamos vocês lá.

TIRINHA
Diogo Cavalcanti – EXCLUSIVO

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