Educação pelo Brasil, edição 188

Contratadas como auxiliares de educação infantil, profissionais exercem função de docente – Revista Educação
Também chamadas de monitoras, pajens ou berçaristas, dependendo da nomenclatura utilizada pelo município, profissionais ficam responsáveis pela turma – sozinhas ou em dupla com colegas da mesma função; maioria não tem qualificação exigida

Dados sobre saúde mental de estudantes EaD no Brasil não existem – Quero bolsa
Segundo um estudo feito pela pesquisadora e psicóloga Karen Graner com discentes de cursos da área da saúde, o sofrimento psíquico aflige 30% dos estudantes brasileiros.

TCC revela as muitas vozes do ensino médio –Jeduca
Estudantes da Cásper Líbero fizeram mais de cem entrevistas e visitas a sete escolas para produzir retrato da etapa de ensino na rede pública de São Paulo

Currículo do ensino médio será amplo para dar protagonismo a aluno, diz ministro – Agência Brasil
Para ele, a BNCC alinha o Brasil ao que já acontece em outros países da Europa e Ásia, além de Canadá e Estados Unidos. “Não podemos atrasar o Brasil em relação ao que o mundo já passou há muito tempo”

MEC mobiliza gestores da educação para debater Base Nacional Comum Curricular – Agência Brasil
O MEC preparou materiais para ajudar as secretarias de Educação no debate, que estão disponíveis no site. Os estudos possuem caráter sugestivo.

Por que o Maranhão consegue pagar o maior piso salarial do País a professores? – Carta Educação
Foi uma decisão política muito importante que o governador teve. Como ele também é professor, a política educacional é algo muito forte em seu governo.

Percentual de mulheres brancas com diploma universitário é mais que o dobro do de pretas e pardas, diz IBGE – Portal IG
Mulheres têm melhor desempenho em indicadores que analisam o atraso escolar e o nível educacional da população adulta, segundo dados da PNAD Contínua 2016.

Inscrições para programas de formação de professores começam nesta semana – Hoje em dia
Segundo o MEC, o objetivo do Pibid é promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso.

A inclusão social na universidade induz a excelência acadêmica – Nexo
As políticas de ampliação de acesso e de permanência no ensino superior público são fundamentais para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Brasil

Igualdade de gênero nas carreiras demanda mudança em casa, na escola e na universidade – Porvir
De brincadeiras a comportamentos, ela diz que as crianças recebem desde cedo uma série de influências que podem fortalecer ou não a sua autoconfiança.

“A realidade das escolas e das redes públicas não se modifica por um simples instrumento curricular”, afirma Daniel Cara – Revista Educação
Eles têm até dezembro de 2018 para implementar uma agenda regressiva ultraliberal e ultraconservadora, que desconstrói o estado de bem-estar social desenhado pela Constituição Federal de 1988, que sequer foi implementada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *