Educação em debate, edição 188

Escola: economia ou desenvolvimento social? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Ao relegar à escola um ensino neutro, o que ocorre é a negação da cultura, é a afirmação de que não existe ideologia ou práticas sociais predominantes.

Investir em qual ciência? – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
A redução da educação unicamente ao seu papel econômico conformou a escola ao modelo de fábrica, impondo ao trabalho docente a mesma organização racional baseada na técnica.

Dia D da BNCC – Marcus Taborda
Na terça, 6, foi o dia D de discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O professor Marcus Taborda conversou com a jornalista Alicienne Gonçalves sobre a implantação da Base.

A importância de garantir o acesso à escola para as meninas – Vida Ciranda
Educar meninas é multiplicar consciências, é barrar heranças de misérias e injustiças, é fazer disseminar educação igualitária para filhos e filhas.

Entidades se posicionam contrárias à padronização e controle impostos pelo Programa de Residência Pedagógica! Não à BNCC! – ANPED
Manifesto sobre o Programa Residência Pedagógica assinado por várias instituições.

Residência Pedagógica do MEC: manifesto das entidades – Blog do Freitas
Entidades se posicionam contrárias à padronização e controle impostos pelo Programa de Residência Pedagógica! Não à BNCC! Baixe aqui o Manifesto. As entidades abaixo relacionadas contestam o conteúdo dos editais Capes n. 6 e 7/2018, que tratam do novo Programa de Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

O poder da solidariedade – Carta Maior
As universidades brasileiras deram uma lição ao ministro da Educação, Mendonça Filho e mostraram, de forma cabal, a importância de atuarmos conjuntamente e de forma solidária contra os ataques golpistas nos mais diversos âmbitos da vida nacional.

Mulheres na Educação: ainda dá para fazer muito mais – NOVA ESCOLA
As mulheres são maioria entre professores de todas as etapas de ensino. Mas falta ocupar os espaços de poder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *