Simpósio De Licenciaturas Em Ciências Exatas E Computação

II Simpósio Tecnologias Digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea

Raquel Angela Speck

Eliana Santana Lisbôa

 

Nos dia 7 e 8 de maio de 2018, a Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina realizará o II Simpósio Tecnologias Digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Em 2016, este evento foi realizado pela primeira vez, em Jandaia do Sul-PR e contou com participação de 12 instituições universitárias. Em 2018 será realizada sua segunda edição em Palotina-PR, tendo como finalidade a socialização de saberes e práticas docentes de forma ampla e diversificada, levando-se em consideração as aprendizagens e vivências tanto no processo de formação no campus universitário, como nas atividades desenvolvidas nas escolas de Educação Básica nas diversas áreas de formação docente.

A realização deste evento constitui uma iniciativa para divulgar, refletir e discutir o ensino, pesquisa e extensão, de modo a propiciar o debate de temas relevantes, integrar os diversos atores (docentes, discentes, gestores, técnicos e comunidade em geral) pertencentes às instituições de educação da região, tais como escolas, universidades, entre outras.

Espera-se reunir pesquisadores, professores, estudantes e a sociedade em geral empenhados em contribuir com a qualidade da educação, para partilhar saberes e divulgar experiências educacionais relacionados à temática. Também espera-se consolidar um espaço de discussão e divulgação das ações propostas acerca do desenvolvimento das licenciaturas no contexto do século XXI, bem como promover discussões locais acerca da formação docente, firmando-se como um espaço de divulgação científica. Além disso, são objetivos do evento: proporcionar o compartilhamento das experiências entre a universidade e os sistemas de ensino, divulgar o conhecimento de métodos diferenciados nas práticas pedagógicas, promover o ensino de ciências e computação mais dinâmico por meio de atividades que contribuam de maneira prática com o processo de ensino aprendizagem em sala de aula e apresentar pesquisas educacionais ou tecnologias que sejam de interesse das comunidades de forma prática e didática.

Para quem se interessar, o evento abordará as seguintes temáticas: Perspectivas teóricas sobre a utilização das Tecnologias Digitais para fins educativos; Projetos e práticas de integração curricular das Tecnologias Digitais; Competências e desenvolvimento profissional de professores; e Materiais, métodos e práticas para o Ensino de Ciências Exatas.

Portanto, esse momento oportuniza tanto aos discentes quantos aos docentes a identificação do seu perfil enquanto profissional à luz dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo site http://slec.ufpr.br/index.html.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *