Ano 7 – Nº 236 / sexta-feira, 10 de Maio de 2019

EDITORIAL

Balbúrdia ou Barbárie!

A universidade, essa instituição milenar, sempre foi local de pensar e fazer diferente, de criar coisas novas e ensinar as antigas. Por mais que os poderes, todos eles, tenham investido força e energia em controlá-las, por mais que estas tenham se institucionalizado e burocratizado, as universidades atravessaram a história como um local em que é possível pensar e agir contra os poderes instituídos, de questionar e deslocar os sentidos já estabelecidos, de estudar e ironizar, de fazer pesquisa e arte.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 13 de maio vamos discutir sobre a movimentação nacional em defesa da educação. Várias entidades se mobilizam para estabelecer uma rede de luta pela educação de qualidade. Para entender este momento, vamos conversar com a presidenta do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Valéria Morato. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial #MídianaEscola.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Educação Matemática – Samira Zaidan
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 06 de maio, a professora Samira Zaidan conversou com a nossa equipe sobre o ensino de matemática. A professora deu destaque ao lugar da matemática na escola, seus processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores.

CONVITE À LEITURA
Moderno, Modernidade, Modernização: a educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX – Dimensões teórico-metodológicas – Lucas José Magalhães Alves – EXCLUSIVO
A leitura conscientiza que a pesquisa é algo contínuo, inacabado, que necessita de resistência, persistência e que carece de investimentos tanto físicos, dialéticos e intelectuais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Educação é Gasto: fim do PNE e as Diretrizes do Governo para o MEC – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
“Em tempos de desmonte da educação, não pode haver conciliação”

Educação e crise da democracia liberal – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Não é uma questão de opções políticas, de direita ou esquerda. A ruptura é mais profunda, tanto em nível emocional quanto cognitivo.

Cortes no ensino, pesquisa e extensão – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Uma resistência se levanta para legitimar a verdadeira democracia tão sonhada, após as décadas de ditadura militar.

O direito da criança à natureza e do brincar livre – para além da grama e das fazendas – Marcelo Silva de Souza Ribeiro –EXCLUSIVO
Ao abordar o direito da criança à natureza e do brincar livre é importante que se leve em consideração a qualidade e o acesso aos recursos naturais.

Universidades X Escola Básica, a nova estratégia Bolsonarista – Luciano Mendes (Educação em Pauta) – EXCLUSIVO
Na última semana o governo federal anunciou a intenção de reduzir o orçamento de cursos das ciências humanas e iniciou um processo de contingenciamento de 30% no orçamento de todas as Instituições Federais de Ensino Superior. O professor Luciano Mendes reflete sobre o futuro do Ensino Superior diante desse cenário.

Escola em Tempo integral em Minas Gerais – Pensando Bem – Mucio Alberto Cordeiro Alves
Na coluna desta semana, o diretor estadual do Sind-UTE/MG comenta sobre a redução do número de vagas da Escola de Tempo Integral, proposta da Reforma Administrativa do Governo Zema.

Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO
Sobre as dores, as mentiras e a indiferença – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
“[…] não posso dar a outra face/Se já fui machucada brutalmente.” (SOSA,1978).

PESQUISA EDUCACIONAL
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora – Julia Bolssoni Dolwitsch, Helenise Sangoi Antunes – Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (UNEB)
Os percursos formativos da alfabetizadora revelam uma história repleta de sonhos e dificuldades, em que a vontade de se tornar professora e a busca pela formação foram maiores em relação às poucas oportunidades que teve ao longo da sua trajetória.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ALMG lança Frente em defesa da ciência – Maria G.Lara (via Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
O lançamento aconteceu em meio a programação em defesa da Fapemig e foi sucedido por uma Reunião Extraordinária com mais de 20 nomes, entre parlamentares, sindicalistas e representantes de instituições e organizações.

A importância da articulação entre o ensino básico e a universidade – Vanessa Macêdo e Letícia Pires (via Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
À vista de manifestações contrárias aos cortes de orçamento para a educação é necessário pensar: qual o impacto a educação básica sofrerá?

Marcha pela Ciência movimenta BH – Yolanda Assunção (via Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
Ato no dia 07 de maio reuniu pesquisadores de diversas instituições e áreas para dialogar com a população e cobrar a retomada nos investimentos nacionais e estaduais em Ciência, Tecnologia e Inovação

Livros que se contam: desobjetificando os objetos das humanidades – Maria G. Lara (via Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
O projeto Livro Vivo reposiciona os “objetos” de estudo da Psicologia, os indivíduos, num lugar não-passivo, em que eles é que decidem o que dizem e como dizem.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Capes suspende concessão de bolsas de mestrado e doutorado – G1
Decisão impede que estudantes selecionados para novas pesquisas recebam bolsas que tinham verba já previstas em 2019. Valor mensal por estudante é de R$ 1,5 mil no mestrado e R$ 2,2 mil no doutorado.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Con diálogos y consensos, Comité Estratégico pretende transformar la educación – ABC Color – Paraguai
Las políticas educacionales que se definan se basarán en los congresos, conversatorios, foros y debates que se realicen, tomando en cuenta las conclusiones a las que se llegan en estos encuentros.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Editora UFMG publicou seu primeiro edital para seleção de livros infantis de divulgação científica para o selo Estraladabão. O selo foi lançado em maio de 2018 e reúne obras originais destinadas ao público infantojuvenil. O documento abre chamada para obras de temáticas diversas, tanto em proposições abertas, quanto para a coleção Uma pergunta, várias respostas, que busca oferecer olhares de especialistas de diferentes áreas do conhecimento sobre uma mesma questão.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Thiago Rosado – No dia 10 de maio, às 19h, Alisson Damasceno inaugura a exposição “DizOrdem”, na Galeria de Arte BDMG Cultural. Composta por videoarte, instalação, pintura, desenho e performance, a mostra é parte de uma pesquisa de Alisson relacionada a questionamentos sobre o papel do professor de arte enquanto artista, professor e pesquisador, resultado da sua experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Rení Tognoni – O cotidiano dos diretores (gestores de escolas) de 30 escolas públicas de seis estados do país é o tema da exposição fotográfica “Ser Diretor”. A mostra, que entrou em cartaz no dia 7 de maio de 2019 no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O fotógrafo e jornalista Eder Chiodetto viajou por Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás, Pará e Espírito Santo para conhecer a realidade dos gestores escolares e captar as imagens para o projeto do livro “Ser Diretor: Uma Viagem por 30 escolas Públicas Brasileiras”.

TIRINHA
Gilmar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *