Educação em debate, edição 236

Educação é Gasto: fim do PNE e as Diretrizes do Governo para o MEC – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
“Em tempos de desmonte da educação, não pode haver conciliação”

Educação e crise da democracia liberal – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Não é uma questão de opções políticas, de direita ou esquerda. A ruptura é mais profunda, tanto em nível emocional quanto cognitivo.

Cortes no ensino, pesquisa e extensão – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Uma resistência se levanta para legitimar a verdadeira democracia tão sonhada, após as décadas de ditadura militar.

O direito da criança à natureza e do brincar livre – para além da grama e das fazendas – Marcelo Silva de Souza Ribeiro –EXCLUSIVO
Ao abordar o direito da criança à natureza e do brincar livre é importante que se leve em consideração a qualidade e o acesso aos recursos naturais.

Universidades X Escola Básica, a nova estratégia Bolsonarista – Luciano Mendes (Educação em Pauta) – EXCLUSIVO
Na última semana o governo federal anunciou a intenção de reduzir o orçamento de cursos das ciências humanas e iniciou um processo de contingenciamento de 30% no orçamento de todas as Instituições Federais de Ensino Superior. O professor Luciano Mendes reflete sobre o futuro do Ensino Superior diante desse cenário.

Escola em Tempo integral em Minas Gerais – Pensando Bem – Mucio Alberto Cordeiro Alves
Na coluna desta semana, o diretor estadual do Sind-UTE/MG comenta sobre a redução do número de vagas da Escola de Tempo Integral, proposta da Reforma Administrativa do Governo Zema.

A EJA pelo olhar do estudante – Linha Direta Digital
Documentário busca compreender os processos de escolarização de alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio.

O governo ameaça um dos principais sistemas de ensino superior do mundo – Rede Brasil atua
Nas últimas posições em investimento em ensino superior, o Brasil vinha reagindo ao atraso. Governo quer destruir os avanços e o sentido inclusivo da universidade.

A filosofia do ruim e do pior – Lilia Schwarcz (via Nexo)
Não nos resta outra saída senão fazer muita “balbúrdia”, continuar com a “bagunça” e promover “evento ridículo”, ou então pressionar o ministro para que explique, finalmente, os sentidos e os usos dos termos que vem acionando.

Um diploma de curso superior faz diferença? – Ciência e Matemática (O Globo)
Não há, na sociedade, outro mecanismo gerador de igualdade de condições entre as pessoas que tenha efeito similar ao da universidade.

A desconstrução do Plano Nacional de Educação: um ajuste contra a educação – Direto da Ciência
A omissão no investimento é mais do que um ajuste injusto, é um retrocesso de direitos.

O governo contra as universidades, em dados e análises – Nexo
Decisões da equipe de Jair Bolsonaro sobre investimentos redefinem o rumo das instituições federais e levantam um debate: o ensino superior deve se destinar a todos ou a poucos?

“Todos” pela desvalorização do magistério – Professores Contra o Escola Sem Partido
Embora os econometristas insistam que há “estudos internacionais” mostrando que o salário de professores e professoras importa menos do que outras variáveis nenhum deles foi feito no Brasil.

O governo Bolsonaro e os sentidos de educação, escola e universidade em disputa – Carta Maior
Eis um tempo de um populismo de direita em que a forma de fazer política descaracteriza a ciência, em um movimento explicitamente anticientífico e anti-conhecimento escolar.

Educação pública numa democracia moribunda – Carta Educação
A escola é o mais precioso espaço de cidadania que agrega a diversidade humana movimentando conhecimentos, histórias e afetividades.

Greve nas Universidades Federais é tudo o que Bolsonaro quer – Pragmatismo Político
É hora de fazer a luta conjunta, sem oposicionismo e estrelismo entre as diferentes linhas de pensamentos, é hora de unidade, hora de professores, técnicos, estudantes e sociedade ombrearem não só por esta, mas pelas futuras gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *