Ano 8 – Nº 304/ sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

EDITORIAL
2020: luto, luta e memória
2020 foi um ano muito difícil e doloroso! Mas é justamente por isso que não podemos esquecê-lo. É preciso lembrar e elaborar, inclusive para que não repitamos, societariamente, as atrocidades que nele observamos. Se não fizermos isso, nem mesmo os mortos descansarão em paz!2020 não é um ano para esquecermos. Primeiro, porque o esquecimento é uma poderosa arma de dominação e tudo o que os poderosos gostariam é que esquecêssemos as suas atrocidades. Mas também, porque do mesmo modo como a perversidade e as políticas de morte se fizeram intensamente presentes entre nós, também houve, e há, a intensificação da solidariedade, das lutas sociais pela garantia da vida e pelo Estado de Direito democrático.

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Nota de Denúncia de Privatização da Educação Básica Pública pela Câmara dos Deputados
Somos contrários à privatização da Educação que encontra amparo na vergonhosa votação de ontem, ampliando as possibilidades de parcerias público-privadas com instituições de ensino técnico de nível médio, como as do Sistema S, e a inclusão das matrículas de ensino fundamental e médio ofertadas pelas filantrópicas, comunitárias e confessionais como podendo ser feitos com os recursos do Fundeb.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 14 de dezembro vamos conversar com o professor e escritor Luciano Mendes sobre memórias e ficção. Luciano Mendes estreou em 2020 no campo da literatura, com o livro de contos “Primeira Página e outros contos mexicanos” depois de um a longa carreira acadêmica.

Segunda também teremos a sessão especial Ciência e Tecnologia, além da coluna Pensando Bem e da Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVES PENSAR
2020, o ano da lives. Educação e ciência no espaço público
No dia 16 de dezembro, a live Pensar ao Vivo chega a ultima edição de 2020 e vai reunir pessoas que toparam e enfrentaram o desafio das lives. Luciano Mendes e Vanessa Macêdo, do PEPB, recebem Cristiana Brito (Fiocruz Minas/CTSmov MG), Geovana Lunardi (UESC/ANPEd), Virginia Ávila (UPE/Portal Bicentenário) e Cícero Clarindo de Souza (CDDH Betim).

O Documentário e o outro: a construção do filme Reminiscências e Afetos
No dia 17 de dezembro, Valéria Raimundo, Thiago Rosado e Bruna Donini, membros da equipe de realização do filme, vão bater um papo sobre as motivações e os consequências desse encontro e também sobre a construção de uma narrativa cinematográfica em torno da história de Dona Silvinha e sua família.

Educação e Independência: heranças coloniais
Estamos nos aproximando do Bicentenário da Independência. Para aprofundar os debates sobre os múltiplos significados desta importante efeméride, sobretudo no campo da educação, o Portal do Bicentenário vai promover o curso Educação e Nação no Bicentenário da Independência.  Para iniciar o curso a profa. Ana Cristina Lage (UFVJM), aborda o tema da Educação e Independência: heranças coloniais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
O papel do pedagogo durante o período pandêmico e como as escolas podem se preparar para as práticas de aprendizagem – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
A primeira questão que podemos levantar é o fato de que as aulas não estão sendo mais presenciais. Depois, fenômenos novos passam a ocorrer, como o enrijecimento do conteúdo escolar inserido dentro da tecnologização e a massificação dos processos educacionais.

Repensar as escolas democráticas – e defendê-las de outros modos! – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
O ano de 2020 – com suas perdas irreparáveis e aprendizagens indeléveis – tem nos ensinado a reler as potencialidades formativas da escola e a repactuar nossas expectativas públicas acerca de seus propósitos.

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BICENTENÁRIO EM FOCO
Urgência de verdade e reparação histórica na comemoração do Bicentenário da Independência em São Paulo – Fabiana Garcia Munhoz – EXCLUSIVO
Às vésperas do Bicentenário da Independência do Brasil, a gravidade do racismo na nossa sociedade exige um intenso, amplo e urgente engajamento antirracista. A manutenção da escravidão, na independência do nosso estado, alicerçou a constituição da nação sobre bases opressoras e violentas.

A luta pela terra é a luta pela independência – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Entender como o Brasil – tão grande, tão gigante – não tem terra para todas as famílias é muito importante para entender o drama da nação. Para isso, precisamos entender como o Brasil se transformou numa grande propriedade. O Brasil tinha um único dono, o rei de Portugal.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Para que os elos não se rompam – Patricia Nery – EXCLUSIVO
Depois de um tempo à espera do retorno presencial às aulas, percebeu-se que era necessário e urgente redesenhar um modelo de escola com novas espacialidades e temporalidades para a realização dos processos de ensino-aprendizagem.

A menina que estudou o ônibus – baseado em fatos reais – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Por alguns segundos sentiu o peso da caminhada. Mulher, negra, pobre e estudando pedagogia. Era um combo para cair da balança. Só por alguns segundos. Meros segundos de titubeio. Não vivia para se conformar. Apresentaria o trabalho dali mesmo: Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire (edição de 1997).

CONVITE À LEITURA
“É tudo para ontem”: um convite à leitura de Emicida – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Com sabedoria e densidade, Emicida repete, mais de uma vez no documentário: “exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje”. Por isso, há urgência no movimento de ocupação, de reparação e de reconhecimento na luta pelas vidas negras.

Resenha do filme “Entre os muros da escola” – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
O que espanta é a total similaridade de estrutura, mesmo num país distante e com uma cultura diferente (apesar de ocidental). […] jovens no intervalo/recreio escolar, conversas paralelas, alunos que sentam no fundo de classe e se distraem da aula, além do papel dos professores (como figuras de autoridade, sem qualquer tipo de relação amistosa com os alunos) e instituições como os conselhos disciplinares e de classe são comuns, mesmo aqui no Brasil.

Tivemos tempo suficiente, já chega – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Este 2020 que finda, marcado pela pandemia do Corona vírus, foi um ano letivo perdido segundo a pedagogia tradicional. De fato, se pensarmos a escola apenas como transmissora de conteúdos e reprodutora de valores, pouco se avançou.

Por que precisamos ler mais livros escritos por mulheres? – Evelyn Orlando – EXCLUSIVO
Se o mundo é diverso – e ele é – , é preciso outros olhares, outras lentes para ampliarmos nossa compreensão sobre ele.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Prevenção, diagnóstico e tratamento: a trilogia fundamental no controle das leishmanioses – Rubens Lima do Monte Neto – EXCLUSIVO
Em meio à pandemia da COVID-19 não podemos nos esquecer das doenças que assolam o país, dentre elas as leishmanioses, consideradas pela Organização Mundial da Saúde entre as mais perigosas doenças tropicais negligenciadas, representando um grave problema de saúde pública com franca expansão em regiões urbanas.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A Educação como morada da Ética – Amauri Carlos Ferreira – EXCLUSIVO
O esquecimento da prática da liberdade nos faz esquecer de um dos princípios cruciais para uma vida ética: a justiça. Essa associação da liberdade com a justiça não é nova no caminho de uma postura ética. O século XIX a eternizou na venda dos olhos da deusa da justiça, mas o século XX a esqueceu.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Incluir é mais que abrir portas – Antônio Augusto Lemos Rausch – EXCLUSIVO
Desde 2017, os programas e legislações protetivas de discriminação em função de gênero sofrem diversos ataques e afrouxamentos. A ampliação promovida pelos governos Obama nos EUA do reconhecimento do gênero é alvo constante da administração Trump.

EJA EM PAUTA
Adolescentes no socioeducativo: um olhar sobre a EJA – Rebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalves e Flavia Renata Guimarães Moreira – EXCLUSIVO
A escola representa um contexto ímpar, ao favorecer a desconstrução e a reconstrução de pontos de vista, alargando a visão do sujeito sobre as múltiplas determinações da realidade.

INFÂNCIAS EM PAUTA
Ensino Remoto em 2020: como estão as/os professoras/es? – Larissa Altemar, Luciana Bizzotto e Túlio Campos – EXCLUSIVO
A expressão mágica que pipocou as avaliações existenciais durante a pandemia foi “a arte de se reinventar”. E foi isso o que as/os professoras/es tiveram de fazer, na tentativa de lidar com a ausência da sala de aula e, ainda assim, estar
mais próximos de alunos e famílias.

PESQUISA EDUCACIONAL
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior: a experimentação da medida da Constante de Planck no Ensino Médio – Yuri Alexandre Meyer, Luis Fernando de Avila, Marina Feliciano Orlandini e Joel Bacellar Neves – Revista Estudos Aplicados em Educação (USCS)
O trabalho objetiva permitir o desenvolvimento experimental de um tema de grande relevância e o reforço da necessidade da inserção da Física Moderna no ensino médio, uma vez que  a dificuldade em discutir este tema é muito alta.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
PL da Regulamentação do Fundeb limita avanços e impõe retrocessos à educação pública – Rede Brasil Atual
Relatório do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) não garante valorização real do piso salarial, incorpora parâmetros meritocráticos e exclui o CAQ, advertem entidades de defesa da democratização e qualidade da educação pública. Oposição tenta mudanças no texto.

Sem tempo para ajuste, MEC e Congresso querem adiar recursos do novo Fundeb – UOL
Mesmo que o projeto de regulamentação seja aprovado ainda dentro do prazo no Congresso, a operacionalização do novo Fundeb não estaria assegurada no próximo dia 1º de janeiro, segundo parlamentares.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Diversidade e igualdade de oportunidade – Parte IV – Antonio Teixeira – EXCLUSIVO
Os contemporâneos podem viver em tempos diferentes: alguns olhando mais para a frente e outros mais para trás.

Metonímias do afeto – Libéria Neves (para o Observatório da Comunicação Publica da Ciência)
Dona Silvinha, provocada a contar sobre sua história com a primeira filha – uma criança “excepcional” que viveu para além das perspectivas médicas –, deságua no correr da vida, a partir da nascente – painho & mãinha, que foram com os filhos para a cidade de Ilhéus, quando estes ainda eram pequenos.

Cuidar com afeto – Thamara Gabriela Fernandes Viana (para Observatório da Comunicação Pública da Ciência)
Enquanto enfermeira essa angústia me permeia por ambos os lados. Ora me vejo no lugar de dona Silvinha, de quem precisa de respostas, de cuidados, de quem busca a melhor assistência em saúde, ora me aflige o medo de ser uma profissional que não consegue ou não pode oferecer essas respostas.

Como a escola migrou pro meio digital? – Carlos Roberto Jamil Cury (para Observatório da Comunicação Pública da Ciência)
Na coluna desta semana, o professor emérito da UFMG Carlos Roberto Jamil Cury avalia o processo de migração da educação brasileira da modalidade presencial para a remota durante a pandemia.

Acadêmicos, intelectuais e políticos mineiros em defesa da FAPEMIG, da UEMG e da UNIMONTES, patrimônios do povo mineiro! – Inteligência Coletiva
A destinação e efetiva execução de 1% das receitas líquidas correntes do Estado de Minas com a FAPEMIG é um investimento imprescindível para que o estado possa se desenvolver com garantia de maior bem estar para sua população e com a proteção ao meio ambiente.

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AMÉRICA LATINA
Educação e Política na América Latina
A live Pensar ao Vivo do dia 9 de dezembro reuniu pesquisadores da América Latina para conversar sobre as mobilizações políticas recentes no continente e o impacto disso nos sistemas educacionais. A intenção do encontro foi bater um papo, ouvir experiências e perspectivas de alunas(os) e ex-alunas(os) do Programa de Doutorado Latino Americano da UFMG. 

Enclases se verá cómo prevenir la Covid y otrasenfermidades – Página Siete – Bolívia
Los estudiantes y los maestros están de acuerdocon este plan. El Ejecutivoinformó que enlas áreas alejadaslasclasespodrían ser completamente presenciales.

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PENSAR INDICA
O documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem, que acompanha o show do multiartista Emicida no Teatro Municipal de São Paulo foi lançado no dia 8 na plataforma Netflix. O filme acompanha não somente a apresentação do artista em um dos espaços mais privilegiados da capital paulista, como também é um retrato histórico e potente da importância das pessoas negras na cultura brasileira. Cercado por artistas negros e negras, Emicida propõe, por meio da música, uma viagem no tempo e na história do Brasil. Essa viagem é reveladora e importante para pensar as pessoas negras para além do racismo, evidenciando os talentos e as contribuições da negritude para a cultura brasileira.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção
– Na próxima terça, 15/12, às 15h, a Jeduca realizará webinário do ano, sobre as avaliações externas, com participação do presidente do Inep e de três ex-presidentes do Instituto. A mediação será do Antônio Gois.

Priscilla Bahiense – Estão abertas as inscrições para a Carrera de Especialización en Psicoanálisis y Prácticas Socio-educativas da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales.

OPINIÃO DO LEITOR
Mônica da Conceição
em 04/12/2020 (EJA em Pauta, edição 303, De fazer inveja em Cervantes). Olá Otávio. Suas assertivas metafóricas me trouxeram à memória minha infância/adolescência, em que líamos clássicos na escola e, Cervantes foi um deles. Me deleitava com as ilusões do “pobre Dom Quixote” – digo pobre porque para mim, sua loucura nada mais era que a forma que ele escolheu para fugir da realidade dura de seu tempo. E, trazer estas impressões para nossas mazelas atuais – políticas, sociais, econômicas, culturais. Continue Lendo.

Natalino Silva em 05/12/2020 (EJA em Pauta, edição 302, Possibilidades e desafios do trabalho da Educação das Relações Étnico-Raciais na EJA). Querida Josiane, É isso mesmo pensar em termos de possibilidades de trabalho da ERER na EJA suscita refletir acerca de outros e novos referenciais teóricos e práticos. Por esse motivo considerar a centralidade do agenciamento dos sujeitos envolvidos(as) no processo educativo é fundamental. Continue Lendo.

Carlos Henrique Tretel em 08/12/2020 (Educação em Debate, edição 303, A pobreza é invisível?). Diria eu, cara Suellen, que precisamos, mais que problematizar o drama da pobreza e desigualdade entre nós, radicalizar na solução do problema. Governos pro-gres-sis-tas que diminuam a pobreza e a desigualdade não resolvem (tipo o que fizeram os governos Lula e Dilma) há que se ter a coragem de um estadista tipo Getúlio Vargas que, suspendendo o pagamento da dívida pública ao mesmo tempo em que a auditava em sua época, de 1933 a 1947) conseguiu criar um novo país praticamente. Continue Lendo.

TIRINHA
Gilmar

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