Jornal 289

Ano 8 – Nº 289/ sexta-feira, 28 de agosto de 2020

EDITORIAL

Pela Qualidade Social na Escola Pública,Fundeb com CAQ

Esta semana vivemos um momento histórico, inédito, relevante e que reverberará por décadas à frente: vivemos a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no Senado Federal. Foi aprovado um Fundeb pra valer, porque foi aprovado com Custo Aluno-Qualidade (CAQ). Não só isso,também foi aprovado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb), sendo agora parte permanente de nossa Constituição Federal.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 31 de agosto receberá Célia Abicalil Belmiro e Telma Borges para conversar sobre o Projeto de Extensão Oficinas de Formação de Mediadores e Promotores de Leitura Literária. Vamos conversar sobre formar leitores desde a educação infantil e o lugar de mediadores que se ocupem da atividade de ler para os pequenos, que precisam também estar em contato com livros que lhe assegurem uma formação literária.

Segunda também teremos a Sessão Especial Ciência e Tecnologia. Vamos receber a pesquisadora Zélia Profeta para falar sobre a iniciativa Inteligência Coletiva de Minas Gerais. Além disso vamos contar com as colunas Pensando Bem e Valorizando o Saber, além da Agenda da Educação com os principais eventos da Semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Ensino remoto da alfabetização na pandemia
Os desafios e possibilidades da Alfabetização em meio à pandemia de Covid-19 são destaque do PENSAR ao Vivo do dia 2 de setembro com Maria do Socorro Macedo, Coordenadora do GPEALE e do Coletivo Alfabetização em Rede,  Adelma Barros Mendes Vice-Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), Gabriela Medeiros Nogueira, professora da FURG, Rosilene Cunha da Trindade, professora alfabetizadora em São João del-Rei/MG e Clotildes Alencar, professora alfabetizadora em Araripe/CE.

ENTREVISTA
A escola do Quilombo Campo Grande – Rosa Helena
A Escola Estadual Eduardo Galeano foi um dos primeiros alvos na ação truculenta de reintegração de posse da área do quilombo Campo Grande. Mas como funciona uma escola dentro de um quilombo? O que ela tem de especial e específica? Para conhecer melhor a estrutura da escola e sua importância para a comunidade, no programa do dia 24 de agosto recebemos a educadora Rosa Helena.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Construção Social da Violência nas Relações Íntimas – Elizabeth Ma. Fleury-Teixeira  – EXCLUSIVO
Em meu estudo tenho trabalhado para compreender que características em comum têm homens que agrediram suas companheiras e podem ser tratadas como tendências originadas na educação.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Quando a régua da “moral cristã” rege a vida coletiva, como fica a escola? – Raquel Melilo e Renata Fernandes Maia de Andrade – EXCLUSIVO
Estamos tentando fugir do óbvio: o Estado brasileiro é laico. Ou seja, não professa nenhuma religião ou credo. A vida coletiva, portanto, é guiada por outros valores sociais construídos historicamente.  A religião é dissenso.

A gestão do medo – Sabrina Cotta – EXCLUSIVO
Durante esse período em particular, temos tido muitos medos. Todos doem. E, ainda que sejamos atentos e dedicados e cuidadosos, nem sempre quando a aula termina é isso que permanece. Ficamos exaustos.

Racismo Pedagógico – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O Racismo Pedagógico não admite o trabalho em roda, o olho no olho, a mão no chão, o movimento do corpo como forma de aprendizado e comunicação, os conhecimentos não validados pela academia eurocentrada e colonizante.

Qual o limite da direita? – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
O limite que se me impõe é imposto também ao outro. Por isso temos que pensar positivamente, sabendo que a única forma de afastar os militares da política é ocuparmos a política.

Formas que a gente aprende – Bar do Zó (Ep 01) – Tiago Carmona
Nesta série de 5 vídeos, o humorista, palestrante e formado em publicidade, Thiago Carmona vai nos falar sobre Formas que a gente aprende, a partir de vivências de sua vida. Neste episódio ele nos conta sobre sua experiência sendo cliente em um buteco no Barreiro/BH, na qual teve pela primeira vez a chance de comprar ovos cozidos e fichas de fliperama fiado.

Integração
Neste episódio recebemos a Melissa, formada em Letras da UFMG, que atualmente dá aulas no Instituto Federal de Congonhas. Conversamos sobre as suas primeiras experiências como professora, os desafios de ser uma professora de Inglês no Brasil e as dificuldades de integrar e abranger o máximo de pessoas possíveis no ensino remoto durante a pandemia.

Extensão Universitária no Cenário Atual – Ano 2020
O PENSAR ao Vivo do dia 26 de agosto promoveu um bate papo com Lucíola de Luca, Coordenadora de Difusão e Fomento à Extensão da UFF, Marilda Angioni, Chefe da Divisão de Apoio à Extensão da FURB e Claudia Mayorga, Pró-reitora de Extensão da UFMG.

Leia Mais.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Instituições científicas aderem ao Portal do Bicentenário – Cíntia Borges de Almeida e Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
O Portal do Bicentenário da Independência está em curso! Nos últimos dias, uma frente de idealizadores/as seguiram se articulando e pensando as estratégias para a arquitetura do Portal e para a ampliação da rede de apoiadores.

O santo Bartolomeu, o terror e a cidade do Porto – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
O santo Bartolomeu morreu esfolado em 24 de agosto e o dia foi consagrado à sua comemoração. […]  Na sua festa, serviu a noite para matar protestantes na França e enterrar o Antigo Regime em Portugal. Coincidências.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A poética da diversidade – Patrícia Gonçalves Nery – EXCLUSIVO
A literatura infantojuvenil tem, no currículo do curso de Pedagogia da FaE/UEMG, um espaço próprio de discussão, que ocorre no último período do curso.

A cabaça das histórias – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Estava atrasada para o recolhimento das crianças. Mas o sorriso iluminado apagava a reprovação de quem se atrevesse a lhe chamar a atenção. Rodopiava enquanto movia as pernas pequenas. Em um dos braços, muitas flores e folhas. No outro, uma cabaça recém-tirada do rio.

CONVITE À LEITURA
Famílias abusadas: uma leitura de Clemência – A História de Cyntoia Brown – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
O documentário suscita o debate a respeito de muitas questões, principalmente as complexas relações de gênero e raça no processo de encarceramento de mulheres.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Retorno às escolas  – Janete Chargista – EXCLUSIVO
O direito humano à Educação não pode colocar em risco o direito à Vida. Voltar às salas de aula só com segurança para todos e todas.

EJA EM PAUTA
A EJA, a pandemia e o pandemônio – Ramuth Marinho – EXCLUSIVO
E em tempos de pandemia provocada pela COVID-19, com uma gestão do governo federal pandemônica o risco de aprofundarmos os processos sociais excludentes e solaparmos ainda mais a EJA é eminente!

EM CASA
Direito de que mesmo? Educação – Coletivo Geral Infâncias e Pensar a Educação, Pensar o Brasil
Nesse episódio de hoje do podcast Pequenos Diálogos, em clima de celebração do aniversário de 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, elas falam sobre o que pensam a respeito do direito à Educação.

Direito de que mesmo? Liberdade – Coletivo Geral Infâncias e Pensar a Educação, Pensar o Brasil
Nesse episódio de hoje do podcast Pequenos Diálogos, em clima de celebração do aniversário de 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, elas falam sobre o que pensam a respeito do direito à Liberdade.

Direito de que mesmo? Alimentação – Coletivo Geral Infâncias e Pensar a Educação, Pensar o Brasil
No episódio de hoje, em clima de celebração do aniversário de 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, elas falam sobre o que pensam a respeito do direito à Alimentação.

PESQUISA EDUCACIONAL
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA – Valéria Bonfim Santos,  Josenilda Assunção, Manuela Gomes Bomfim, Jeruza Rocha Lima Arcanjo e Simoni Tormohlen Gehlen – Linhas Crítias (UnB).
Investigam-se critérios de escolha das Questões Sociocientíficas tendo como parâmetro aspectos do Levantamento Preliminar. O estudo foi desenvolvido no contexto de processo de formação de professores, tendo como referência a Investigação Temática, realizado em uma escola localizada no distrito de Olivença, município de Ilhéus/BA.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Vitória da escola pública: Com CAQ na Constituição e Fundeb permanente, a realidade da escola pública no Brasil será transformada – Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Em conquista histórica, é a primeira vez na História do país que dois mecanismos educacionais criados na sociedade civil são constitucionalizados.

Fundeb: educação deve ter mais R$ 26 bilhões após veto do STF a manobras de estados e municípios – O Globo
Parte de montante destinado a manutenção e desenvolvimento do setor era usado para pagar irregularmente aposentadorias; investimento irá para melhorias na escola e expansão de matrículas.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Por que o Brasil é um polo importante para testes de vacinas? – Unaí Tupinambas (para o Observatório da Comunicação Publica da Ciência)
Nessa edição da Coluna Observando, o professor Unaí Tupinambás apresenta as razões pelas quais o Brasil se tornou um polo para os testes de vacinas contra a Covid-19. o Infectologista comenta o cenário pandemico e a estrutura de produção e distribuição de vacinas do país.

Inteligência Coletiva Minas Gerais envia carta ao governador em defesa do sistema de CT&I – Observatório da Comunicação Publica da Ciência
A iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais, encaminhou ao governador do estado, Romeu Zema, uma carta que destaca a importância da Ciência e Tecnologia e Inovação (C&TI) e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Eduacación y pandemia en América Latina
La brecha digital y laboral docente cada vez más gritante.
Viceministro de Educación dice que acuerdo sobre rebaja en pensiones escolares rige para todo el Ecuador; en la Costa aplicaría desde el segundo quimestre – El Universo – Equador
Las tres modalidades son para todo el país. Todos los colegios actualmente cuentan con la modalidad ordinaria presencial, lo que nosotros hemos hecho es ampliar para que puedan insertar dos tipos de modalidades adicionales, que es la educación abierta y la educación en casa, que si bien ya existía ahora hemos ampliado todas las instituciones con una lógica también de costos para instituciones particulares.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Canva for Education lança mais uma opção para auxiliar os professores em suas aulas remotas. Com o editor intuitivo com o recurso de “arrastar e soltar” facilita a colaboração, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Com o Canva for Education, os alunos e professores podem trabalhar juntos e editar suas criações em tempo real. Professores da educação Básica, podem se cadastrar gratuitamente para utilizar um conjunto especial de serviços.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – O Joca, jornal para crianças e jovens, em parceria com a ESPM realiza um curso sobre jornalismo infantojuvenil, nos dias 9, 10 e 15 de setembro. A proposta é que jornalistas, estudantes de jornalismo e pessoas em geral interessadas no tema saibam mais sobre a história do jornalismo para crianças e jovens, as técnicas dessa prática e a importância do contato com notícias desde a infância.

Priscilla Bahiense– O NEPEI, Núcleo de estudos e pesquisas sobre infância e Educação Infantil,   irá realizar de setembro a novembro de 2020 um conjunto de seminários integrados sobre Infância e Educação Infantil. O primeiro tema será: “Currículo e campos de experiência na Educação Infantil“, no dia 2 de setembro.

Acacy Martins – Convidamos todas e todos para o debate “ Normatização das Variedades do Português de Angola e Moçambique” realizado pelo grupo Ngola Linguistica, no dia 29 de agosto às 17h.

Tascísio Mauro Vago – Com a proposta de refletir sobre o conceito de democracia a partir de diversos eixos e sob o ponto de vista acadêmico e das lutas e disputas sociopolíticas, o curso de extensão Democracia é: uma outra política, uma outra economia, uma outra educação/cultura, uma outra cidade da UFMG recebe inscrições de interessados até 1º de setembro.

OPINIÃO DO LEITOR
Analise de Jesus da Silva 
em 21/08/2020 (EJA em Pauta, edição 288, Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA?). Parabéns pelo texto! NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM, na defesa da democracia no Brasil e da Educação pública, presencial, laica, inclusiva, gratuita, democrática, popular, de qualidade social como Direito de Trabalhadoras e Trabalhadores e que se contrapõe a todas as formas de subalternização.

Nilton Carlos da Silva Teixeira em 21/08/2020 (EJA em Pauta, edição 288, Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA?). Parabéns pelo texto. Vamos seguindo mantendo nossa resistência, para garantir nossa existência. Juntos podemos fazer muito mais.

Nielza Lopes em 21/08/2020 (Educação em Debate, edição 288, “Nossa cultura tem som”: a valorização da cultura da Ilha de Itamaracá (PE) por grupo de estudantes locais). Ao ler este artigo, lembrei-me da trajetória de tantos outros grupos culturais que ficaram pelo caminho e que muitas vezes, só precisavam de um apoio, de um incentivo como é para o nosso Grupo, esse relato. Muito obrigada! Temos orgulho de representar nossa comunidade e permitir que outras pessoas também façam parte da nossa alegria, que é cirandar e coquear.

Marília Jardim de Sousa em 21/08/2020 (EJA em Pauta, edição 287, EJA direito social e humano). Excelente artigo de Análise! Estou procurando outros sobre a EJA.

Sâmara em 22/08/2020 (EJA em Pauta, edição 288, Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA?).Isso mesmo! Precisamos dialogar com empatia e alteridade!

Sâmara em 22/08/2020 (EJA em Pauta, edição 288, Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA?). Sim! Em defesa de uma educação democrática e para todas as pessoas!

Merilane em 22/08/2020 (Educação em Debate, edição 288, Nós, do social, e os nós do social: Um diálogo com Paulo Freire). Excelente artigo sobre o nós do social e os nós de uma sociedade pandêmica. Grande Mônica!

Natalino Silva em 22/08/2020 (EJA em Pauta, edição 288, Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA?). A discussão da laicidade da educação pública brasileira tem uma história longa e complexa. Contextualiza-la no contexto da EJA é muito importante sobretudo devido o fato de que cada vez mais se verifica a sua influência também nos processos de ensino-aprendizagem dessa modalidade de ensino. Parabéns Sâmara pelas reflexões desenvolvidas e pela a sua atuação na EJA!

Maria Aparecida Oliveira Rodrigues em 22/08/200 (EJA em Pauta, edição 288, Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA?). Muito boa a reflexão, ela nos chama a atenção para o cuidado que devemos ter em nossas práticas pedagógicas e nossos diálogos com os sujeitos da EJA, considerando a condição da educação pública como laica. Temos o dever de promover oportunidades para conhecermos as diversas expressões dos pensamentos religiosos em seus enfoques sociológicos, antropológicos e fenomenológicos. Isso requer uma postura empática e atenta para vivenciarmos em nossas práticas a multiplicidade de valores e produções estéticas e artísticas com admiração. Para isso, é necessário sair da lógica da subordinação criando o respeito pela fé do outro, mesmo que eu não comungue com ela.

Mônica de Cássia Costa Silva em 22/08/2020 (Educação em Debate, edição 288, Nós, do social, e os nós do social: Um diálogo com Paulo Freire). Texto belíssimo e muito inspirador. Nós, agentes sociais devemos atuar para contribuir para a conscientização da sociedade. Connstruir e defender um projeto de libertação e emancipação

 TIRINHA
Nando Motta

http://www.otc-certified-store.com/asthma-medicine-europe.html https://www.zp-pdl.com https://zp-pdl.com/fast-and-easy-payday-loans-online.php https://zp-pdl.com/best-payday-loans.php http://www.otc-certified-store.com/anticonvulsants-medicine-europe.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *