Ano 6 – Nº 225 / sexta-feira, 07 de dezembro de 2018

EDITORIAL

Na surdina… uma indesejada Base Nacional Comum Curricular

É lamentável, mas não surpreendente, nos tempos que correm, que o Conselho Nacional de Educação tenha aprovado no último dia 4 de dezembro a ‘nova’ Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio – agindo covardemente, na surdina, aproveitando a circunstância de fim-de-ano, quando a mobilização dos protagonistas da educação está voltada para o encerramento das atividades escolares.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 10 de dezembro vamos fechar nossa programação de 2018 com um programa especial lembrando acontecimentos da educação neste ano.
Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Educação e Literatura.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Mídias, Educação e Espaço Público – Maria Goretti Guedes
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de dezembro discutiu as reflexões provocadas pelo XII Seminário Anual do Pensar a Educação, pensar o Brasil a respeito da relação entre Mídias, Educação e Espaço Público.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Indústria cultural (à la Brasil) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Sílvio Santos segue na ativa. Parece eterno, com o microfone colado no peito, a incontinência verbal, as piadas de mau gosto. E com a bajulação ao Presidente da República.

Narrativas de ser professor – Vanessa Lira – EXCLUSIVO
Primeiro dia de aula. Turma lotada, quase 40. Alguns conversam animados, outros olham ao redor, suspiram, arrumam os cabelos, apelam para os celulares.

A universidade e seus currículos: por uma leitura humanista V – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
No humanismo renascentista, como lembra-nos o sociólogo, era necessário aprender a buscar unidade na diversidade, construir uma narrativa de vida coerente e tornar-se o narrador de sua própria vida.

Criança: prioridade absoluta – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Se o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente tivesse sido esparramado pelos quatro cantos do país com a mesma eficiência com que disseminadas as fakes no último mês das crianças, certamente não seria tão necessária a produção de reportagens que nos levam a questionar e a nos indignar com a desordem social estabelecida.

A classificação biológica e a ordem secreta das coisas – Vagner Luciano de Andrade e Fernanda Aparecida Peixoto – EXCLUSIVO
Tema de extrema complexidade, permite de forma investigativa e ativa a compreensão dos alunos e alunas sobre a fauna e flora local e os prejuízos ambientais causados nos ecossistemas pela ação humana.

O futuro ministro da educação – Educação em, Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a indicação de Ricardo Velez Rodrigues para o Ministério da Educação.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Tio, queria ganhar uma bicicleta – Alcione Nawroski – EXCLUSIVO
Ativista pelo direito das crianças terem direito, Janusz Korczak criou em outubro de 1926 uma revista chamada Mały Przegląd, que publicava cartas e correspondências escritas por crianças e adolescentes.

LIVRE EXPRESSÃO
Pontos para a língua portuguesa do Brasil: um amor derramado no verbo em transição – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
A perplexidade é a mãe que pare o curioso. Fui parido para dentro daquela onda de encantamento linguístico ao ponto de ganir assombros.

PESQUISA EDUCACIONAL
Processos de constituição da docência universitária: o REUNI na UFMG – Maria de Lourdes Coelho – Revista Docência do Ensino Superior (UFMG)
A tese estuda os processos de constituição da docência universitária diante das políticas públicas que fundamentam as diretrizes, as práticas e as estratégias de formação dos docentes nas universidades públicas com a implantação do REUNI.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Tempo de colher – Pesquisa Fapesp
Com ambição de quadruplicar o capital de investidores, fundo paulista busca consolidar 20 empresas inovadoras.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Base Nacional Comum Curricular do ensino médio, BNCC, é aprovada pelo Conselho Nacional de Educação – G1
Segundo o presidente da comissão da base, o documento aprovado prevê que apenas português e matemática tenham carga horária obrigatória em todos os três anos do ensino médio.

Criado na UFMG comitê em defesa da universidade – UFMG
Fórum de mobilização terá agenda de trabalho definida pelas entidades participantes.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
México e Brasil 2018: a vitória da alegria e a tristeza dos ressentidos – Luciano Mendes
Não se trata apenas da vitória de um governo de “esquerda”. Trata-se um enorme voto de confiança no novo Presidente para enfrentar os grandes problemas do país.

Estudiantes ven injusto cortar el 6% a la UCA – El Nuevo Diário – Nicarágua
Becados relatan cómo les ha beneficiado ese aporte del Presupuesto de la República, financiado con los impuestos de la población.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Estudantes de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais da unidade Passos, através do Projeto Cine Escola compartilha seus conhecimentos jornalísticos com mais de 20 jovens do Ensino Médio advindos de seis escolas do município. A iniciativa, além de estimular a produção audiovisual, promove a autonomia cognitiva dos alunos e a capacidade de criação artística. Como resultado, o Cine Escola elaborou e orientou no total quatro curtas metragens, sendo dois documentários e duas ficções.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Adriana Duarte
– Para compreender melhor o BNCC, o volume 34/2018 de Educação em Revista – UFMG publicou neste ano dois artigos que conversam com esta temática: “A BNCC da Reforma do Ensino Médio – o resgate de um empoeirado discurso”, da professora Mônica Ribeiro da Silva, e “O que os jovens podem esperar da Reforma do Ensino Médio Brasileiro”, do professor Geraldo Leão.

Maria G. Lara – O UNAIDS lançou no dia 04 a plataforma online Deu Positivo, e Agora?, um site que reúne informações sobre HIV, o vírus da imunodeficiência humana, em linguagem atualizada, clara, acessível, com foco em jovens que acabaram de receber diagnóstico positivo para o vírus.

Yolanda Assunção – A Editora Expressão Popular lançou o livro “A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias” de Luiz Carlos Freitas. Nele procura-se examinar as origens da proposta e sua atual configuração.

TIRINHA
Carlos Ruas – Mundo Avesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *