Programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil

O programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil”, produzido em parceria com a “Rádio UFMG-Educativa 104,5”, busca ser um espaço de diálogo sobre questões postas pelo cotidiano da educação.  Criado e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, que conta com professores e alunos da Faculdade de Educação (FAE), da Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG, o programa tem como público-alvo professores(as), funcionários(as) e alunos(as) das escolas publicas brasileiras, tanto da educação básica quanto do ensino superior.

Buscando apresentar uma visão alargada do fenômeno educativo a partir de experiências inovadoras e pesquisas acadêmicas, nosso programa vai ao ar toda segunda-feira, no horário das 20h às 22h horas e conta com uma programação especial a cada edição.

O programa é organizado nas seguintes seções: Entrevista, Educação em Pauta, Pensando Bem, Destaques do Jornal Educação em Pauta, Agenda da Educação e Sessões Especiais,  que vão ao ar uma vez por mês.

O ouvinte tem sempre a possibilidade de participar do programa. O contato pode ser feito pelo telefone (31) 3409 5531 e pelas redes sociais Twitter e Facebook.

Técnica: Tiago França e Breno Rodrigues, sob coordenação de Judson Porto.

Programação Musical: Rafael Medeiros

Produção: Yolanda Assunção, Priscilla Bahiense, Vanessa Macêdo, Diogo Nascimento, Priscila Paula e Maria G. Lara.

Apresentação: Yolanda Assunção

Coordenação Geral: Tarcísio Mauro Vago

Sessões Especiais

Ciência e Tecnologia

Observatório de Comunicação Pública da Ciência

A sessão contribui para a cultura científica, tornando acessíveis os resultados das pesquisas, e para a ampliação do debate crítico sobre Ciência/Educação/Tecnologia. Com entrevistas e análises a sessão busca aprofundar e qualificar discussões a respeito da comunicação Pública da Ciência assim como políticas públicas ligadas à C&T.

Cinema Falado

Inês Teixeira

“Um feliz encontro entre educação e cinema”. Organizada pelo grupo Mutum – Grupo de Pesquisas sobre Docência, Educação e Cinema – a sessão realiza entrevistas e conversas que além de indicar filmes para o dia a dia as escolas, discutem a produção áudio visual como ferramente pedagógica, desde o processo de produção até a fruição dos filmes.

Educação e Literatura

Marcus Aurélio Taborda

Como um livro pode fazer parte da vida de um professor? A literatura pode ir além do conteúdo programático e contribuir para a formação dos educadores através de suas narrativas, a história dos escritores, dos temas abordados. A leitura também pode ser “só” uma atividade prazerosa. Toda sessão o professor Marcos Taborda nos convida a embarcar numa nova viagem.

Belimbeleza

Libéria Neves

“Daí, se desceu mais, e, de repente, chegamos numa baixada toda avistada, felizinha de aprazível, com uma lagoa muito correta, rodeada de buritizal dos mais altos: buriti – verde que afina e esveste, belimbeleza.” João Guimarães Rosa
Uma sessão de sensibilidades e as mais diversas artes nas noites de segunda feira.

Educação e Música

Tarcísio Mauro Vago

O novo e o clássico se encontram nesta sessão que nos apresenta músicos, musicas, instrumentos e instrumentistas. A musica é a principal parte desta sessão, mas não falta informação, conhecimento e diversão

Jovem Protagonista

Educadores e educandos da E.E. Jovem Protagonista

Jovens internos do Sistema Sócio Educativo de Minas Gerais, professores e agentes educativos se unem nessa sessão para contar do dia a dia e dos projetos realizados na Escola Estadual Jovem Protagonista.