Programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil

O programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil”, produzido em parceria com a “Rádio UFMG-Educativa 104,5”, busca ser um espaço de diálogo sobre questões postas pelo cotidiano da educação.  Criado e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, que conta com professores e alunos da Faculdade de Educação (FAE), da Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG, o programa tem como público-alvo professores(as), funcionários(as) e alunos(as) das escolas publicas brasileiras, tanto da educação básica quanto do ensino superior.

Buscando apresentar uma visão alargada do fenômeno educativo a partir de experiências inovadoras e pesquisas acadêmicas, nosso programa vai ao ar toda segunda-feira, no horário das 20h às 22h horas e conta com uma programação especial a cada edição.

O programa é organizado nas seguintes seções: Entrevista, Educação em Pauta, Pensando Bem, Destaques do Jornal Educação em Pauta, Agenda da Educação e Sessões Especiais,  que vão ao ar uma vez por mês.

O ouvinte tem sempre a possibilidade de participar do programa. O contato pode ser feito pelo telefone (31) 3409 5531 e pelas redes sociais Twitter e Facebook.

Técnica: Tiago França e Breno Rodrigues, sob coordenação de Judson Porto.

Programação Musical: Guilherme Amintas

Produção: Yolanda Assunção, Priscilla Bahiense, Vanessa Macêdo, Diogo Nascimento, Priscila Paula e Maria G. Lara.

Apresentação: Yolanda Assunção

Coordenação Geral: Tarcísio Mauro Vago

Sessões Especiais

Ciência e Tecnologia

Observatório de Comunicação Pública da Ciência

A sessão contribui para a cultura científica, tornando acessíveis os resultados das pesquisas, e para a ampliação do debate crítico sobre Ciência/Educação/Tecnologia. Com entrevistas e análises a sessão busca aprofundar e qualificar discussões a respeito da comunicação Pública da Ciência assim como políticas públicas ligadas à C&T.

Cinema Falado

Inês Teixeira

“Um feliz encontro entre educação e cinema”. Organizada pelo grupo Mutum – Grupo de Pesquisas sobre Docência, Educação e Cinema – a sessão realiza entrevistas e conversas que além de indicar filmes para o dia a dia as escolas, discutem a produção áudio visual como ferramente pedagógica, desde o processo de produção até a fruição dos filmes.

Educação e Música

Tarcísio Mauro Vago

O novo e o clássico se encontram nesta sessão que nos apresenta músicos, musicas, instrumentos e instrumentistas. A musica é a principal parte desta sessão, mas não falta informação, conhecimento e diversão

Belimbeleza

Libéria Neves

“Daí, se desceu mais, e, de repente, chegamos numa baixada toda avistada, felizinha de aprazível, com uma lagoa muito correta, rodeada de buritizal dos mais altos: buriti – verde que afina e esveste, belimbeleza.” João Guimarães Rosa
Uma sessão de sensibilidades e as mais diversas artes nas noites de segunda feira.

#MidianaEscola

ONG Internet Sem Fronteiras

O dia a dia da Escola, com a presença das mais diversas mídias. A sessão surgiu do projeto #Midiana Escola, organizado pela ONG Internet Sem Fronteiras e apresenta experiências de professor de Minas Gerais que realizaram atividades de Midias e educação em suas escolas