Educação em debate – nº 225

colado no peito, a incontinência verbal, as piadas de mau gosto. E com a bajulação ao Presidente da República.

Narrativas de ser professor – Vanessa Lira – EXCLUSIVO
Primeiro dia de aula. Turma lotada, quase 40. Alguns conversam animados, outros olham ao redor, suspiram, arrumam os cabelos, apelam para os celulares.

Criança: prioridade absoluta – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Se o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente tivesse sido esparramado pelos quatro cantos do país com a mesma eficiência com que disseminadas as fakes no último mês das crianças, certamente não seria tão necessária a produção de reportagens que nos levam a questionar e a nos indignar com a desordem social estabelecida.

A classificação biológica e a ordem secreta das coisas – Vagner Luciano de Andrade e Fernanda Aparecida Peixoto – EXCLUSIVO
Tema de extrema complexidade, permite de forma investigativa e ativa a compreensão dos alunos e alunas sobre a fauna e flora local e os prejuízos ambientais causados nos ecossistemas pela ação humana.

A universidade e seus currículos: por uma leitura humanista V – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
No humanismo renascentista, como lembra-nos o sociólogo, era necessário aprender a buscar unidade na diversidade, construir uma narrativa de vida coerente e tornar-se o narrador de sua própria vida.

O futuro ministro da educação – Educação em, Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a indicação de Ricardo Velez Rodrigues para o Ministério da Educação.

Os superprofessores particulares que educam filhos de milionários – BBC
Esse setor continua em grande parte não regulamentado e há todos os tipos de provedores do serviço: freelancers, escolas, grandes redes, serviços online, agências personalizadas e muito mais.

Polêmica na Noruega pela exclusão do Holocausto do currículo escolar – El País
Projeto elaborado por governo conservador gera críticas por ignorar capítulo central da história do país.

Liberalismo econômico e o fim da escola pública – Avaliação Educacional
O chefe do Partido Republicano em um condado de Oklahoma (USA), Andrew Lopez, divulgou carta defendendo o fim das escolas públicas.

Desafios e Escolhas de Uma Liderança – Estadão
Os professores são a alma de qualquer universidade e deve-se reconhecer que a qualidade de uma universidade é uma função direta da qualidade de seus docentes.

O que ainda precisamos dizer sobre a BNCC do ensino médio? – Anped
Nota da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação expressa a preocupação e indignação da entidade com a aprovação desta BNCC.

E quando os discursos violentos chegam às escolas? – Carta Educação
A formação para o pensamento crítico é uma estratégia para escolas e professores blindarem discursos que desrespeitem os direitos humanos

Escola sem partido e o uso equivocado da Convenção Americana de Direitos Humanos – Pragmatismo Político
Essa norma do art. 12º – 4 da Convenção Americana de Direitos Humanos não foi feita para ser aplicada no âmbito da prestação educacional, como querem os defensores do projeto Escola sem Partido.

 ‘Pensar numa base comum é pensar em um currículo flexível e ao mesmo tempo com acesso a todos os estudantes’ – CBN
A escola não é um ambiente estático e, mesmo com a Base Nacional Comum Curricular, haverá diferenças regionais entre as escolas. Zanardi avalia que a BNCC não deve ser interpretada como uma camisa de força para a escola.

Educação pública, estatal, laica e gratuita: sim! – Folha
Projetos privatistas têm voltado com toda a força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *