Ano 6 – Nº 207 / sexta-feira, 03 de agosto de 2018

EDITORIAL

Eleições no Brasil: fortalecer a agenda de lutas pela educação pública

Iniciamos um novo semestre. Com ele, uma esperança. Aproximam-se as eleições. O Brasil elegerá novo(a) Presidente(a), novos(as) senadores(as), deputados(as) federais e estaduais, novos(as) governadores(as). Momento crítico e mesmo decisivo ao nosso desejo de superar o estado de exceção a que o País foi submetido com o golpe parlamentar-jurídico-militar-empresarial-midiático praticado em 2016. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de de volta às noites de segunda-feira na Rádio UFMG Educativa e nas tardes de terça-feira na Rádio UFOP Educativa. Dia 06 voltamos com a nossa programação com um debate sobre os impactos no corte das bolsas de pós-graduação no Brasil. A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da FaE/UFMG, Maria de Fátima Gomes vai conversar sobre como isso afeta a formação continuada de professores e a pesquisa em educação.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

CONVITE À LEITURA
Sobre Cores e Botas na primeira pessoa – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Eu cantava na escola e ai de quem tentasse me tirar o protagonismo. Eu não ligava muito se tinha gente rindo. E sempre tinha gente rindo, pois eu não era branca, nem loira…

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A educação que queremos para o Brasil – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Ao falarmos de uma educação “para” um país, no caso, chamado Brasil, inevitavelmente vem a dúvida: mas qual Brasil? Quem está querendo? Qual educação? Para quê?

Cortes na CAPES, alguma novidade? – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
Os cortes anunciados só surpreendem àqueles e àquelas que estão muito desinformados ou não entenderam o que está em curso no país.

Reflexão sobre a construção dos aplicativos de celular para a educação – Carla Thatiane Alves dos Santos – EXCLUSIVO
A configuração dos novos desafios para a educação inclui agregar os novos recursos tecnológicos nas salas de aula.

Laicidade e educação – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
É imprescindível discutir sobre a importância do Estado laico nos dias atuais, quando há uma presença cada vez maior de grupos religiosos nos poderes legislativo, executivo e judiciário.

Formação de professores no Brasil pós-golpe – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
Diante da crescente retirada de direitos a partir das reformas e projetos de lei, o que se vê no cenário nacional é uma educação cada vez mais enfraquecida pelas políticas públicas e cada vez mais escassos investimentos governamentais.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Até onde vai a eternidade? – Luiz Carlos Paixão – EXCLUSIVO
A primeira vez em que ouvi uma frase falando do que é ser professor fiquei matutando o sentido que aquilo encerrava. A frase dizia: “Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina”.

PESQUISA EDUCACIONAL
A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade? – Sergio Luiz Ferreira Figueiredo – Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade (UNEB)
O objetivo deste texto é discutir questões relacionadas à música e às artes na formação do pedagogo que atua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
70ª Reunião Anual da SBPC – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
No dia 22 de julho iniciou a 70ª Reunião Anual da SBPC. O importante evento da comunidade científica brasileira aconteceu pela primeira vez no estado de Alagoas e foi a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que recebeu a programação do evento.

As CHSSA diante da crise no sistema de Ciência e Tecnologia – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
Os cortes que já vinham ocorrendo nos últimos anos piorou muito com as medidas de contingenciamento adotadas pelo governo atual, sob o risco de termos um agravamento do quadro diante na Emenda Constitucional 95.

Confira a publicação da SBPC “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos” – Jornal da Ciência
O caderno reúne pontos críticos a serem discutidos com toda a sociedade e levados aos candidatos às eleições de outubro, tanto ao Executivo quanto ao Legislativo.

Capes alerta para risco de suspender 198 mil bolsas em agosto de 2019 – Direto da Ciência
Em carta ao governo, agência do MEC reage à comunicação de que terá teto orçamentário inferior ao previsto na LDO.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Por que organizar a sala de aula em outros formatos? – Carta Educação
Os formatos círculo, meia lua ou grupos em sala de aula favorecem a interação e a troca de conhecimento entre estudantes e professores.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Temen retroceso de la educación con Petta – La Nación
El presidente de la Unión Nacional de Educadores (UNE), Eladio Benítez, manifestó este jueves que el gremio está en contra de la designación de Eduardo Petta como el futuro ministro de Educación del nuevo gobierno por su poca experiencia en el ámbito.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O site Gênero, Sexualidades e Feminismos na Escola é o produto de um projeto desenvolvido para uma disciplina de “Gênero e sexualidade no currículo”, ministrada pela professora Shirlei Sales na UFMG. O espaço virtual reúne acervo digital com projetos realizados em escolas, materiais produzidos sobre o tema para servirem de apoio em aulas e projetos sobre as temáticas, coletivos feministas auto-organizados de alunas secundaristas e planos de aula que versem sobre estes assuntos

INDICAÇÃO DO LEITOR
Leonardo de Souza – Acaba de ser lançado e já está disponível para download gratuito o livro “Fraturas na Base – Fragilidades Estruturais na BNCC”.

Fabio Barros – Estácio abre inscrições para segunda turma do projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Iniciativa integra Programa de Responsabilidade Social da companhia e será implementada em três unidades

Adriana Maria Paulo da SilvaIII Congresso Nacional de Ensino e Processos Formativos, A edição 2018 tem como tema central “Pesquisa, Ensino e Processos formativos no atual contexto brasileiro”.

NEPEI – FaE / UFMGEdital para o curso de especialização em formação de educadores para Educação Básica – destinado a profissionais da rede municipal de educação de Belo Horizonte.

Participe do nosso jornal enviando sua indicação ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
RYOtiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *