Educação em debate, edição 207

A educação que queremos para o Brasil – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Ao falarmos de uma educação “para” um país, no caso, chamado Brasil, inevitavelmente vem a dúvida: mas qual Brasil? Quem está querendo? Qual educação? Para quê?

Reflexão sobre a construção dos aplicativos de celular para a educação – Carla Thatiane Alves dos Santos – EXCLUSIVO
A configuração dos novos desafios para a educação inclui agregar os novos recursos tecnológicos nas salas de aula.

Laicidade e educação – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
É imprescindível discutir sobre a importância do Estado laico nos dias atuais, quando há uma presença cada vez maior de grupos religiosos nos poderes legislativo, executivo e judiciário.

Formação de professores no Brasil pós-golpe – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
Diante da crescente retirada de direitos a partir das reformas e projetos de lei, o que se vê no cenário nacional é uma educação cada vez mais enfraquecida pelas políticas públicas e cada vez mais escassos investimentos governamentais.

Boaventura de Sousa Santos destrincha o assédio neoliberal às universidades – Instituto Humanistas Unisinos
Uma universidade que é ‘sustentável’ porque financia a si mesma é uma universidade insustentável como bem comum, porque se transformou em uma empresa”

Universidade é lugar de conhecimento e liberdade – Andifes
A Andifes manifesta sua indignação com as ações desencadeadas por agentes que afrontam a Universidade Pública Brasileira e o Estado Democrático de Direito.

Confira a publicação da SBPC “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos” – SBPC
O caderno reúne pontos críticos a serem discutidos com toda a sociedade e levados aos candidatos às eleições de outubro, tanto ao Executivo quanto ao Legislativo

Ofício da CAPES sobre cortes no ensino superior e na ciência aponta mais um impacto gravíssimo da EC 95, do teto de gastos. – CAMPANHA
Nota do Conselho Superior da Capes ao Ministro da Educação prevê a suspensão do pagamento de todas as bolsas de pós-graduação a partir de agosto de 2019, a interrupção do Pibid e um impacto disruptivo na cooperação internacional

Centro de memória e pesquisa de Pelotas resgata práticas educacionais antigas – G1

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