Vol. 42, Nº 376/março de 2023 – sexta-feira, 24.
EDITORIAL
Dias agitados e tempos de democratização
O mês de março é agitado nas instituições de ensino superior. Além das aulas que se iniciam no calendário de várias universidades públicas, também é o período das chamadas e o ingresso dos programas de acesso e democratização do ensino superior, com oportunidades para as escolas públicas e privadas de todo o país.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
O novo ensino médio: mudanças e incertezas – Prof. Dr. Roque Lucio e Prof. Ms. Marcos Celeste – EXCLUSIVO
Em função da pandemia do novo coronavírus, o novo ensino médio começará a tomar corpo a partir de 2022. Esta mudança se deve à aprovação da Lei 13.415, de 2017, que acrescentou o artigo 35-A e alterou os artigos 24, 36, 44, 61 e 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
“A vida era boa quando a escola era chata” – Raquel Melilo e Renata Fernandes – EXCLUSIVO
“A vida era boa quando a escola era chata”. Pensando num conjunto de sensações e emoções relacionadas à experiência de ir para a escola quando criança e adolescente, algumas memórias brilharam na minha mente. Brilharam não somente porque eram boas. Mas porque tinham uma centelha de reflexão que eu decidi acender.
Para que, afinal de contas, serve a História? – Cleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
Para que, afinal de contas, serve a História? Sempre tenho de lidar com esta pergunta. E gosto dela. É objetiva e um tanto difícil de responder. Digo difícil tentando sair das frases prontas que já vêm de imediato à cabeça de um professor de História.
Educação ambiental – Homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós no Parque da Cascatinha – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Este texto dedica-se a discutir estratégias de homenagem a Bartolomeu Queirós. Com mais de 40 livros publicados (alguns deles traduzidos para dinamarquês, espanhol e inglês), formou-se em artes e educação, e cunhou-se como humanista.
Reconstruir a universidade e cuidar das relações – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Para quem vive no mundo acadêmico, seja na condição de técnico, estudante ou professor, o ano de 2023 é bastante significativo, uma vez que marca o fim de um ciclo de destruição das universidades públicas.
Liberdade que para homens pretos e mulheres pretas, sempre tarda – Leandro Rezende – EXCLUSIVO
Por mais que muitos digam que a história da escravidão do povo preto no Brasil tenha ficado no passado, sua herança é presentificada em cada caso de racismo, em cada assassinato de um homem preto pela polícia, em cada mãe solo da pele preta que chora por um(a) filho(a) encarcerado(a) ou morto(a), em cada pesquisa sobre a diferença salarial, acesso à educação, saúde, entre outros.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Efeitos de real e/ou escrita memorialista no poema Biblioteca Verde de Drummond – Parte II – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Conforme Poe (2011, p. 4), o escritor escolhe o “efeito” pretendido e o faz com olhos à beleza: “ designo a Beleza como a província do poema, simplesmente porque é evidente regra de arte que os efeitos deveriam jorrar de causas diretas, que os objetivos deveriam ser alcançados pelos meios melhor adaptados para atingi-los.”
O Romantismo Brasileiro – parte III – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
A prosa romântica, mais precisamente o romance romântico, teve o seu início em 1844, com a publicação do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Entretanto, um ano antes, o romancista Teixeira e Sousa havia publicado o romance O filho do pescador.
Gil Vicente e o direito à leitura: um auto atual – Maria Mortatti – EXCLUSIVO
A obra de Gil Vicente incorpora características da tradição medieval, como a cultura popular e religiosa, em forma de sátira contundente a todos os tipos da sociedade da época, abrangendo temas universais.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O necessário diálogo sobre discriminação racial e intolerância religiosa – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
As marcas do longo período de escravização estão presentes na nossa história e, tal como nos diz outro brasileiro, o poeta Mário Quintana, trata-se de um passado que insiste em não reconhecer o seu lugar, está sempre presente.
EJA EM PAUTA
Sobre fusos horários e o (não)compartilhamento do tempo escolar com os sujeitos da EJA – Daiana Maria da Silva – EXCLUSIVO
A lógica dos fusos horários sempre foi algo que me intrigou. A experiência de compartilhamento do tempo comum em “tempos diferentes” era de uma abstração tremenda para a criança que fui nos anos 1990… E que nunca tinha saído do meu território periférico de BH.
PENSAR INDICA
Antropologia e Educação popular na obra de Carlos Rodrigues Brandão – EXCLUSIVO
O primeiro episódio da terceira temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia o professor Carlos Rodrigues Brandão. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 28 de março, terça-feira, às 19h, horário de Brasília.
AMÉRICA LATINA
MINEDUC Y SUPERINTENDENCIA DE EDUCACIÓN ENTREGAN CONSEJOS PARA QUE COMUNIDADES ESCOLARES PREVENGAN EL CIBERACOSO (17/03/2023) – La Nación – Chile
En la Escuela Profesor Manuel Guerrero, de Cerro Navia, el ministro Ávila y el superintendente Farías dieron a conocer las estadísticas de denuncias respecto a convivencia escolar y entregaron recomendaciones para enfrentar situaciones de acoso y maltrato en los establecimientos.
DERECHOS HUMANOS PARA TODOS (20/03/2023) – La Prensa – Nicarágua
Coluna de opinião por Jose Antonio Peraza Collado
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
‘A saúde social deve ter o mesmo status da saúde física’, diz médica – G1
Para especialistas, pavimentar o caminho para a equidade é o que tornará o sistema sustentável.
Extinta e sem orçamento, Funasa tem novo presidente – Metrópole
Francisco Américo Neves de Oliveira, ex-diretor do Detran da Bahia, assume a Funasa, extinta ainda no início do governo Lula.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Inep avalia alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental – Jornal da Ciência
Os resultados deste levantamento vão servir para definição de diretrizes que ajudem a formular uma política pública nacional de alfabetização e, também, para o estabelecimento de um padrão nacional de avaliação da alfabetização dos estudantes.
MEC recompõe Fórum Nacional de Educação e inclui instância na avaliação do Novo Ensino Médio – Carta Capital
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a postura de diálogo da pasta no momento em que há pressão pela revogação da reforma.
TIRINHA
Tirinhas da Mafalda