Jornal 294

Ano 8 – Nº 294/ sexta-feira, 02 de outubro de 2020

EDITORIAL

Financiamento à Pesquisa: um projeto de destruição nacional!

Dentro de um contexto de destruição de políticas públicas e o próprio Estado brasileiro, é preciso entender a destruição em curso das ciências brasileiras. A este respeito, os dados recentemente organizados e publicados pela Sociedade Brasileira para o Progresso das Ciências não deixam dúvida: o investimento em ciência, tecnologia e inovação pelo Governo Federal desabaram desde a entrada de Michel Temer e se aproximam dos parcos investimentos que fazíamos em 2000.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 05 de outubro o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil inicia uma série de entrevistas sobre as eleições municipais de 2020. Nas próximas semanas vamos realizar discussões com o objetivo de informar a eleitora e o eleitor sobre o que analisar na hora de escolher seus candidatos. Nesse primeiro programa vamos conversar sobre a Cartilha Voto EDUCAÇÃO, uma iniciativa da Frente Pela Educação Democrática de Minas Gerais que elenca pontos de atenção para candidatos e eleitores no campo da educação pública.

Segunda também teremos a sessão especial Ciência e Tecnologia com a professora Valéria Raimundo, que vai conversar sobre a inserção de sujeitos anônimos na cultura científica. Também vamos contar com as colunas Pensando Bem e Valorizando o Saber, além da Agenda da Educação com os principais eventos da Semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
A crise da FAPEMIG e as ciências em Minas Gerais
Com a aproximação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil e a iniciativa Ciências de Minas, realizam uma live para discutir sobre a situação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Minas Gerais (FAPEMIG) e o desenvolvimento científico no estado. A live contará com interprete de LIBRAS e emissão de certificado.

ENTREVISTA
Iniciação Científica no Ensino Básico – Pensar Jovem: Fazer sentido
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 28 de Setembro refletiu sobre o que é ciência e suas possibilidades nesta modalidade de ensino. O programa contou com relatos de experiências de jovens alunos cientistas sobre editais, agências de fomento e feiras científicas.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
O território como eixo articulador de saberes, processos, intervenções e ampliação da cidadania – Lucas Barbi Costa e Santos – EXCLUSIVO
O “Vamo Junto? Enfrentando a Dengue, Zika e Chikungunya” é uma proposta de vigilância em saúde que inclui a população na elaboração de intervenções em saúde para refletir e propor ações no território.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
Como estão os professores? – Luan Manoel Thomé – EXCLUSIVO
O ano de 2020, marca o início de um tempo caracterizado pelo uso frequente das tecnologias digitais pelos professores. Pesquisas anteriores discutiam a relação dos docentes com tais ferramentas, na maior parte das vezes não usadas, mas no contexto pandêmico tornou-se algo indispensável.

Como o povo oprimido, Paulo Freire é alvo e escudo a um só tempo – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
O Dia dos Professores se aproxima… O que pautar e comemorar de forma unificada? A categoria é imensa, mas condições de trabalho e salários são tão diversos quanto discrepantes.

A cidade educadora e suas múltiplas alfabetizações: um esboço ecológico e cultural de Contagem, Minas Gerais – Vagner Luciano de Andrade e Francimara das Graças Batist – EXCLUSIVO
O município de Contagem, segunda maior urbe da Grande BH é um cenário de complexidade que no que tange às demandas populares e à fomentação de políticas públicas. Neste contexto, inserem-se as educadoras, as mães, as militantes, as mulheres.

A gente não quer só estudar – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A Escola é um lugar em que, espontaneamente, nós vamos de encontro ao outro e aí como impedir que as pessoas se encontrem? E, infelizmente, esse encontro pode ser letal.

O choro do Pantanal – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Quem lançou a primeira centelha de fogo? É alguém, um sistema, um projeto de governo ou tudo isso e nós? A destruição insistente daquilo que ainda resta dos biomas brasileiros têm a coautoria de eleitores, do legislativo, do judiciário e do executivo.

Autoritarismo e (auto)censura Intelectual
O avanço de discursos e políticas autoritárias ameaça a produção e a disseminação de conhecimento. Constantes ataques à pesquisadores, docentes e instituições de ensino e pesquisa agravam o cenário de “fuga de cérebros” no Brasil e levam cientistas e divulgadores a assumirem posturas de autocensura. Na live PENSAR ao Vivo do dia 30 de setembro, Luciano Mendes e Yolanda Assunção receberam Ana Cristina da Cruz (UFSCar), Marco Aurélio M. Prado (UFMG), Fernando Penna (UFF) e  Miriam Grossi (ANPOCS) para uma conversa sobre estes processos.

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BICENTENÁRIO EM FOCO
Para o povo comemorar? Sociedades e festejos na capital do Império – Aline de Morais Limeira e Gisele Teixeira Alves – EXCLUSIVO
Havia desde pequenas comissões locais (nas freguesias) à instituições formalizadas com sócios, diretoria, etc. As sociedades organizavam festas de caráter patriótico nas ruas da cidade, realizando queima de fogos de artifício, enfeitando praças, fachadas e coretos com iluminações, apresentações de música, poesia, peças de teatro e desfiles cívicos.

José Bonifácio: mito nacional? – Fátima Aparecida do Nascimento e Patrícia Cardoso da Costa – EXCLUSIVO
A imprensa destacava seus “feitos, ideias e aspirações” como simbologia da liberdade alcançada pelo país. Entretanto, alguns intelectuais como Mello Moraes e Pinto Junior, por exemplo, se esforçaram por estranhar, questionar e desconstruir seu passado glorioso.

Minas e os mineiros na independência – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Salomão de Vasconcelos escreveu seu livro durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. Sua primeira justificativa foi o fato de o “Brasil republicano” relegar ao esquecimento muitos de seus gloriosos filhos. Primeira linha e o autor já demonstra ser um monarquista.

Brasil, um rapaz latino-americano – Tayanne Adrian Santana Morais da Silva – EXCLUSIVO
Torna-se imperativo encontrar na História da América Latina e no reconhecimento do Brasil enquanto parte dessa história, temáticas que tenham por finalidade promover a reflexão de caráter combativo face aos discursos excludentes que tornaram todo o histórico de silenciamentos e marginalização sobre as populações negras e indígenas latino-americanas.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Precisamos dos poetas para dar coerência aos sonhos – Luciano Andrade Ribeiro – EXCLUSIVO
A assertiva que dá título a este artigo é do dramaturgo, poeta e romancista italiano Luigi Pirandello. Ela sintetiza uma das constatações mais óbvias para a formação humana: precisamos da arte para não morrer de realidade.

Diálogos com o absurdo – a literatura não tem dono – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Alma esvaziada de si mesma não pega nome. Vaga desatinada entre miasmas da inconsciência. O vazio tem sentido quando confere a escolha. Vazio provocado é atributo da opressão. O frio e o vazio não sopram alento: provocam tempestades no vórtice da existência. Dores sem escala. Choros sem vela. Infértil razão.

CONVITE À LEITURA
O legado de Carolina Maria de Jesus e os 60 anos de Quarto de Despejo – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Eu conseguia entender um pouco a importância da escrita na vida daquela mulher negra, completamente negligenciada pelo Estado. Mas eu não conseguia entender por que algumas vidas não importavam.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O des(caso) da violência sexual contra crianças e adolescentes: A educação da sexualidade como direito humano – Lucas da Silva Reis e
Sebastião Everton de Oliveira – EXCLUSIVO
A ideia de infância foi e ainda é negada, sendo que seguimos a passos lentos a noção de que ser criança é diferente de ser adulto. Não apenas negamos a sua humanidade, como a sua voz, os seus enigmas, suas dúvidas e seu curso de vida em desenvolvimento.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Um campo em disputa: praticas educativas e diversidade sexual e de gênero – Marco Aurélio Máximo Prado – EXCLUSIVO
Entre ofensivas anti-gênero que tentam silenciar, domesticar e intimidar as práticas sociais pedagógicas e políticas no campo da educação e a expansão do direito a existir em diversidade, a relação entre educação e diversidade sexual/gênero ocupa hoje o centro do debate político institucional.

EJA EM PAUTA
A EJA e “A Peste” – Ramuth Marinho – EXCLUSIVO
O livro “A peste” assumiu um tom de vaticínio dessa segunda década do século XXI. Não somente pela analogia de vivermos uma situação de pandemia, mas também pelo questionamento das relações humanas e sociais, atravessadas pelo autoritarismo, pelas desigualdades socias e pela mortandade.

PESQUISA EDUCACIONAL
Do Brasil para o Mundo: a importância da História da Psicologia no país – Sabrina Moreira – EXCLUSIVO
Um pouco sobre a trajetória de Regina Helena campos, professora da Faculdade de Educação da UFMG, recentemente agraciada prêmio Career Achievement Award, da Society for the History of Psychology.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Melhor colégio público no ENEM aprova cotas raciais em processo seletivo – Carta Educação
Membros do colegiado da escola CAP-Coluni, em Viçosa (MG), aprovaram na última terça-feira 29 a implantação de cotas raciais para ingresso na instituição a partir de 2022.

Escolas privadas do Rio tomam decisões distintas após retorno liberado – Agência Brasil
Decreto 47.683 permite a reabertura voluntária dos colégios privados.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Quando e como será o retorno a escola? – Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Várias cidades e instancias de educação e saúde começam a preparar protocolos e iniciativas para o retorno às atividades presenciais da escola. O infectologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Unaí Tupnambás comenta o que precisa ser observado e feito para essa retomada das salas de aula.

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AMÉRICA LATINA
Se amplían los beneficios para la conectividad a Estudiantes – CR Hoy – Costa Rica
Con esta ampliación se podrá atender a 147.146 familias adicionales con conectividad y dispositivo de acceso (laptop o tableta). La idea es atender cerca de 215.936 estudiantes que se ubican con el ingreso más bajo que requieren un dispositivo y/o conectividad, para que sean atendidos con recursos del Fondo Nacional de Telecomunicaciones.

Alfabetización digital requiere perspectiva de género, dice especialista – El Economista- Mexico
Reconocer las diversidades permitirá realmente elaborar y diseñar políticas que atiendan a la población en una era digital , sostiene Claudia Pedraza.

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PENSAR INDICA
Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa apresenta o seu novo site interativo com visita virtual. Na visita é possível navegar através dos espaços e encontrar informações sobre exposições presentes no MUHNAC e a sua história. A visita tem  início na Rua da Escola Politécnica onde terá acesso ao átrio de entrada do Museu e neste começa o percurso pela história:  o último grande laboratório do seculo XIX, o  Laboratorio Chimico, passando pelo magnífico Amphiteatro Chimico e pela Reserva Visitável onde pode ver as coleções de química. Após a visita ao Claustro, no piso 1 pode visitar a exposição Memória da Politécnica e a Exposição Coleções de Naturalista, na Sala da Baleia.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Vinícius Lírio – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais convida para o “Seminário de Extensão Intercampi: A cena e os modos de ensinar e aprender” até o dia 8 de outubro. As palestras e mesas de debates serão atividades gratuitas, transmitidas por meio do Canal do IFNMG (Campus Diamantina) no YouTube.

Julio Diniz – Já encontra-se disponível a programação do Seminário Internacional “Integrar a América Latina a partir da Educação” a ser realizado virtualmente entre 19 e 23 de outubro de 2020.

Nelson Preto – O próximo debate de “Polêmicas Contemporâneas em casa” na segunda 05/10/2020 será com o tema O futuro das aulas presenciais e acontecerá pelo Canal Polêmicas das 19 às 21 horas.

OPINIÃO DO LEITOR
Elias 
em 25/09/2020 (EJA em Pauta, edição 293, É sobre viver [e não sobreviver] sendo sujeitos de direitos). Texto extremamente sensível a realidade do educando da EJA. Mas ao mesmo tempo aponta atraves da citação de autores, a proposta pedagogica necessária a leitura crítica e transformadora da realidade.

Zarabeth Farias em 25/09/2020 (EJA em Pauta, edição 293, É sobre viver [e não sobreviver] sendo sujeitos de direitos). “A gente combinamos de não morrer” e ainda vamos sorrir e sermos felizes em muitos momentos, mesmo que isso não importe a eles, a nós importa é muito cada um de nossos estudantes, suas famílias e nossos colegas de trabalho. Vamos ressignificar a educação sempre que necessário, ela será sempre o nosso instrumento de justiça.

Ana em 25/09/2020 (EJA em Pauta, edição 293, É sobre viver [e não sobreviver] sendo sujeitos de direitos). Parabéns pela reflexão! Madura, ponderada.

Sâmara em 25/09/2020 (EJA em Pauta, edição 293, É sobre viver [e não sobreviver] sendo sujeitos de direitos). Quanta sensibilidade! Agradeço por compartilhar sua escrita conosco. Vamos vivendo, sobrevivendo e resistindo!

Sâmara em 25/09/2020 (EJA em Pauta, edição 289, Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA?). Sim, Maria Aparecida! Empatia, sensibilidade e respeitos às diversidades! Nosso papel como educadores e cidadãos.

Flavia Renata em 25/09/2020 (EJA em Pauta, edição 289, Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA?). Cláudia, muito obrigada por suas considerações. Nossa área de atuação é bastante singular: a cada tempo, vamos ampliando nossos horizontes, por meio das histórias de sujeitos outros, os quais vamos conhecendo… Entre idas e vindas de muitos educandos(as), costuramos uma rede simbólica cuja força não se desfaz com o tempo, pois a EJA se torna, não raras vezes, ponto de partida, de chegada, e meio, e, por ela e com ela, novos sonhos são possíveis. O mesmo se dá conosco, colegas de profissão. Quantas trocas de experiências, diálogos, vivências.

Marcio Luiz da Rocha em 01/10/2020 (Educação em debate, edição 293, O choro do Pantanal). Obrigado Aleluia por partilhar seu conhecimento e por contínua energia em alertar e mostrar a todos nós o quanto precisamos ampliar nossas ações para o nosso ambiente, nossa casa comum como sempre você nos escreve e fala. Abraço fraterno.

TIRINHA
Gilmar

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