Ano 3 – nº 073 / sexta-feira, 13 de março de 2015

EDITORIAL

Do PNE ao PME

Um dos assuntos mais controversos que estiveram presentes nos debates que antecederam a aprovação do Plano Nacional de Educação foi o da necessidade de constituição, entre nós, de um sistema nacional unificado(!) de educação. Essa é uma aspiração há muito defendida por nossos principais educadores e que ainda está por ser realizada. A aprovação do PNE e sua transformação em lei em meados do ano passado foram passos importantes na consecução desse objetivo. Acontece, no entanto, que ainda há pouco consenso sobre o significado mesmo de um Sistema Nacional de Educação. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No próximo programa receberemos a Coordenadora Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, para falar um pouco sobre este ano que começa, além de fazer um balanço sobre a educação mineira em 2014. Segunda-feira também tem Reportagem Especial sobre o seminário “Ensino médio no Brasil: sujeitos, tempos, espaços e saberes” realizado pelo Observatório da Juventude da UFMG, a Agenda da Educação com os eventos que agitam o mundo da educação na semana, e o professor Marcus Taborda em dose dupla: com a coluna Educação em Pauta e com a Seção Especial Educação e literatura, falando um pouco sobre o primeiro romance escrito por Fernanda Torres: FIM.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA DA SEMANA
Por uma construção coletiva do Plano Municipal de Educação de Belo Horizonte – Analise da Silva
No programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 09 de março, recebemos a professora da Faculdade de Educação da UFMG, Analise da Silva, para falar sobre o Movimento Pró-forum de Educação de BH. O movimento, que conta com a participação de diversas entidades ligadas à educação da cidade, procura estar junto com a Prefeitura na discussão de um Plano Municipal de Educação em BH.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ensino híbrido ou ensino franqueado? – Katya Braghini  EXCLUSIVO
A educação pensada como uma utopia é uma associação entre a sociedade existente e aquela que está sendo criada de forma imaginária, na tentativa de discernir sobre, criticar ou até mesmo condenar a realidade vivida.

Sinistro Cid no MEC – Juca Gil – EXCLUSIVO
No engatinhar de nossa democracia já contabilizamos 15 (número cabalístico?) ministros da educação, desde março de 1985 – descontei quem ficou menos de um mês na cadeira… Em si, não é nada alentadora a média de 2 anos por ocupante do cargo, ao contrário, demonstra que a instabilidade reinou no período.

Crise universitária e a penalização de mulheres e crianças: o caso das creches da USP– Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO
Há poucas semanas, profissionais das creches da Universidade de São Paulo, pais e mães de crianças lá acolhidas, estudantes, funcionários e professores foram surpreendidos com o cancelamento das vagas de ingresso para novas crianças.

A educação é a única solução – Isaac Roitman – EXCLUSIVO
Temos ainda um grande desafio que é não darmos oportunidades a cada criança e jovem de terem uma educação básica de qualidade, principalmente nos segmentos mais empobrecidos da nossa população.

A questão de gênero nas escolas – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na semana que antecedeu o Dia internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte lançou um material sobre relações de gênero que distribuído nas escolas da rede municipal. O jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o papel da escola na discussão sobre a questão de gênero e também as relações de gênero no dia a dia das escolas.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Ciência(s) e mal-estar nas Humanidades – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
As Humanidades estão no corner do ringue da Universidade e do sistema de ciência e tecnologia. São questionadas, por um lado, porque apresentariam um déficit de cientificidade; por outro, porque sua eficácia em relação ao “mundo real” seria, para dizer o mínimo, limitada.

Entrevista com professor Romualdo Portela, representante da área de Educação na Capes – Jornal da Ciência
“É preciso rever procedimentos que aperfeiçoem o processo de avaliação de forma que a mola mestra não seja pura e simplesmente o aumento quantitativo do números de produtos no período base de avaliação dos programas de pós-graduação”.

Pós-graduação brasileira aceita 201 revistas ‘predatórias’ – Folha de São Paulo
Acusados no exterior de publicarem artigos científicos sem o rigor e o cuidado dos publishers tradicionais, 11 editores acadêmicos estrangeiros têm juntos pelo menos 201 periódicos cadastrados na mais  recente avaliação trienal(2010-2012) da pós-graduação brasileira, realizada em 2013 pela Capes (Coodenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do MEC (Ministério da Educação).

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Igualdade de oportunidade e educação inclusiva – Jornal de Hoje
Universalizar o atendimento escolar aos portadores de deficiência na rede regular de ensino, é garantido pelo art. 208, III da CF e pela meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), para que essas pessoas superem suas limitações e se sintam amparadas/assistidas na escola.

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AMÉRICA LATINA
Un lazo académico a través del océano (Página 12, Argentina)
Entre la gente que se apura por el Boulevard Saint-Michel, a pasos de La Sorbona, esa universidad que ya no es una sino unas cuantas, todas arropadas por el prestigio del nombre, ella deja la bicicleta y le dice a alguien “excusez-moi” con un eco que suena a “perdóname”.

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PESQUISA EDUCACIONAL
RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação (Campinas) [online].
O texto discute até que ponto políticas como o Prouni, o Proies, o REUNI, o Sisu,  o FIES, a Lei das Cotas nas Instituições Federais, o PNAES, a criação de novas universidades e novos campi das universidades federais, a política de interiorização e a criação dos Institutos Federais de Educação, entre outras, começam a alterar o perfil socioeconômico do estudante de graduação do campus brasileiro.

LIVRE EXPRESSÃO
Vandalismo – Amanda Martins Batista – EXCLUSIVO
Ela foi vandalizada quando disseram que seus cabelos crespos e volumosos eram ruins e errados; quando disseram que seu corpo, cheio de cicatrizes e marcado pela infância travessa, não era como deveria ser o corpo de uma moça.

PENSAR INDICA
“Notas Vermelhas” – O blog  foi criado pra discutir educação. Uma de suas prioridades é tratar de políticas educacionais, mas não apenas! O blog traz, também, “causos, vivências e caraminholas sobre ensinar e aprender”.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Seminário Produtivismo Acadêmico e Qualidade da Pesquisa – Fundação Carlos Chagas – Indicado por Moyses K. Junior

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CONVITE AO LEITOR
Carta-convite aos Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação
Gostaríamos de convidá-l@ a ler e a colaborar com o boletim Pensar a Educação em Pauta. Uma forma de colaborar com o boletim é indicando notícias, textos de opinião e pesquisas sobre educação que merecem ser divulgados. Outro tipo de colaboração é a produção de textos de divulgação de pesquisa ou de opinião sobre educação.  Nessa última modalidade, as colaborações podem ser ocasionais ou, o que muito nos alegraria, de forma sistemática. Neste caso você passaria a participar do nossa equipe de articulistas, ao lado de outros colegas do Brasil e de outros países da América Latina. Leia mais…

OPINIÃO DO LEITOR
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

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E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5313

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