Ciência & Tecnologia – nº 73

Ciência(s) e mal-estar nas Humanidades – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
As Humanidades estão no corner do ringue da Universidade e do sistema de ciência e tecnologia. São questionadas, por um lado, porque apresentariam um déficit de cientificidade; por outro, porque sua eficácia em relação ao “mundo real” seria, para dizer o mínimo, limitada.

Entrevista com professor Romualdo Portela, representante da área de Educação na Capes – Jornal da Ciência
“É preciso rever procedimentos que aperfeiçoem o processo de avaliação de forma que a mola mestra não seja pura e simplesmente o aumento quantitativo do números de produtos no período base de avaliação dos programas de pós-graduação”.

Pós-graduação brasileira aceita 201 revistas ‘predatórias’ – Folha de São Paulo
Acusados no exterior de publicarem artigos científicos sem o rigor e o cuidado dos publishers tradicionais, 11 editores acadêmicos estrangeiros têm juntos pelo menos 201 periódicos cadastrados na mais  recente avaliação trienal(2010-2012) da pós-graduação brasileira, realizada em 2013 pela Capes(Coodenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do MEC (Ministério da Educação).

Por uma política de divulgação científica – Jornal da Ciência
“A pobreza da Bahia não é só econômica, mas de empreendedores de talento”, afirmou Paulo Ormindo em artigo aqui em A Tarde (01.03.15). Perfeito diagnóstico e quase prognóstico feito por ele, descrevendo a tristeza de nossa elite empresarial (e política) que nem mesmo se utiliza das tais responsabilidades sociais para investir na transformação da Bahia num rico espaço para se viver. 

Ética em Pesquisa nass Ciências Humanas e Sociais – ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais)

O GT encarregado de elaborar a resolução específica para a ética em pesquisa nas ciências humanas e sociais no âmbito da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, de que a ABA participa intensamente desde sua criação em agosto de 2013, aprovou uma minuta em dezembro de 2014.

Aldo quer dinheiro do pré-sal para inovação – Valor Econômico

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rabelo (PCdoB), propõe um percentual das verbas do petróleo para as atividades de Ciência e Tecnologia que, injustificadamente, ficaram marginalizadas do benefício quando o Congresso regulamentou o pré-sal.

Manifesto da Anped de apoio á luta dos trabalhadores em Educação Básica e Educação Superior do Paraná – Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
A Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, representando seus sócios individuais e os institucionais reunidos no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd — Forpred, vem a público manifestar apoio à greve nas Universidades Estaduais Paranaenses e na Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *