Educação pelo Brasil n.73

Igualdade de oportunidade e educação inclusiva – Jornal de Hoje
Universalizar o atendimento escolar aos portadores de deficiência na rede regular de ensino, é garantido pelo art. 208, III da CF e pela meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), para que essas pessoas superem suas limitações e se sintam amparadas/assistidas na escola.

Escola pública perde alunos no Paraná  – Jornal Gazeta do Povo
Queda no número de matrículas segue tendência puxada pelo decréscimo populacional, mas pode estar relacionada à evasão escolar.

Poço das Antas: a campeã gaúcha em educação infantil – Jornal Diário Gaúcho
Quase escondida entre os morros do Vale do Taquari, Poço das Antas, de 2 mil habitantes, tornou-se gigante ao conquistar neste ano o primeiro lugar no ranking das cidades gaúchas com menor déficit de vagas na educação infantil.

Estudante terá só duas chances para revalidar diploma obtido no exterior – Jornal Folha de S. Paulo
O estudante com diploma de graduação, mestrado ou doutorado obtido no exterior terá só duas tentativas para revalidar o diploma no país. Hoje, não há limite de solicitação.

CPI das universidades sugere que trote seja considerado crime de tortura – Portal EBC
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de São Paulo, que investigou denúncias de violação de direitos humanos em universidades paulistas, encerrou hoje (10) seus trabalhos, apresentando o relatório final. O relatório do deputado Ulysses Tassinari (PV) faz 39 recomendações que serão encaminhadas ao Ministério Público, e pede prosseguimento das investigações sobre violação de direitos e a punição dos agressores.

Uso de nome social em universidade pode diminuir evasão, diz transexual – Portal UOL Educação
Aprovada recentemente pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora, a adoção do nome social em identificação estudantil que será usada por alunos e funcionários transgêneros, transexuais e travestis nas dependências da universidade é tida como um instrumento para diminuir a evasão de alunos.

Professores da rede municipal de JP confirmam greve e deixam 60 mil sem aulas – Portal Correio (PB)

Os professores da rede municipal de ensino de João Pessoa confirmaram nesta quarta-feira (11) que vão paralisar as atividades por tempo indeterminado. Eles decidiram pela greve durante assembleia da categoria no Auditório da Federação Espírita da Capital.

Unicef realiza oficina sobre elaboração dos Planos Municipais de Educação –Portal Undime

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a iniciativa De Olho nos Planos realizará na próxima quinta (12) e sexta-feira (13) a oficina “A Participação em processos de elaboração e adequação de Planos Municipais de Educação”. 

Depois de greve, professores fazem distribuição de aulas e colégios se preparam para receber estudantes – Diário do Sudoeste (PR)
Após quase um mês de greve, provavelmente o calendário escolar sofrerá mudanças. Professores e alunos terão de se adequar para que os dias letivos não sejam prejudicados. De acordo com Rita, o cronograma de reposição de aulas está sendo feito pela Secretaria Estadual de Educação (Seed) junto com a APP Sindicato. 

Educação financeira será levada a usuários de programas sociais – Revista Gestão Universitária
O principal foco do evento é alcançar aposentados do Instituto INSS com renda de um a três salários mínimos, mulheres beneficiárias do Bolsa-Família e usuários de programas sociais. Os temas variam de economia doméstica e finanças pessoais, a empresariais e também do poder público, com lançamentos de programas de educação financeira de várias escolas municipais.

Projeto de educação integral e humanizada motiva diretores de escolas de Paraíso – Jornal Conexão Tocantins
Formação profissional, projetos interdisciplinares, aulas atrativas e restruturação do currículo escolar são algumas das propostas do planejamento da Secretaria do Estado da Educação qye foram apresentadas durante reunião para um grupo de diretores de 36 unidades de ensino ligadas à Diretoria Regional de Paraíso.

Reforma é aprovada com a designação de 59 mil servidores da educação –Jornal Hoje em Dia

Foi aprovado, em separado, por 53 sim e 15 não, artigo que garante a designação automática dos profissionais da educação efetivados sem concurso público pela Lei 100.

Comissão de Educação propõe Plano de Qualificação para professores da rede pública – Portal Amazonas NotíciasA Comissão de Educação da CâmaraMunicipal de Manaus (Comed/CMM) enviará proposta de um plano de qualificação para os mais de 14 mil profissionais da Educação do município, com cursos de capacitação e palestras certificadas para melhorar o currículo dos profissionais da Educação do município.

Universalização do ensino médio no Brasil levará 30 anos, diz Unicef – Jornal Correio Braziliense
Um relatório divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que universalizar o ensino médio com qualidade é um dos principais desafios da educação no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *